noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Artes & Literatura - Em Destaque

Academia de Letras e Artes de Piranhas promove o lançamento do livro Na Mira da dor, de Vanessa Biserra Pereira, membro daquela Academia.

Atualizada em 27/11/2023,às 13:09, com ajustes sugeridos por Felipe Vieira

Publicada em 27/11/23 às 00:53h - 430 visualizações

Antônio Galdino com informações de Felipe Vieira, da APLA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Academia de Letras e Artes de Piranhas promove o lançamento do livro Na Mira da dor, de Vanessa Biserra Pereira, membro daquela Academia.  Compartilhar a noticia Academia de Letras e Artes de Piranhas promove o lançamento do livro Na Mira da dor, de Vanessa Biserra Pereira, membro daquela Academia.  Compartilhar a noticia Academia de Letras e Artes de Piranhas promove o lançamento do livro Na Mira da dor, de Vanessa Biserra Pereira, membro daquela Academia.

Link da Notícia:

Academia de Letras e Artes de Piranhas promove o lançamento do livro Na Mira da dor, de Vanessa Biserra Pereira, membro daquela Academia.
 (Foto: Divulgação Felipe, da APLA)

A Academia Piranhense de Letras e Artes – APLA -, de Piranhas/Alagoas reuniu-se no Auditório Miguel Arcanjo, no sábado, 25 de novembro para a promoção do lançamento do livro Na Mira da dor, de autoria de Vanessa Biserra Pereira, membro dessa Academia.

O evento contou com a presença de Álvaro Moreira, ex-presidente e membro fundador da APLA, há três anos, tendo sido sucedido por Jacqueline Rodrigues que dirigiu esta reunião acadêmica.

Isac Oliveira (presidente da ALPA), Jacqueline Rodrigues (presidente da APLA) e Álvaro Moreira, (ex-presidente da APLA)

Também presente ao evento o presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA -, Isac de Oliveira, além de Celsinho Rodrigues, que representou o Secretário de Turismo e Cultura do município.

Os visitantes foram recepcionados pela boa música da Filarmônica Mestre Elísio sob a batuta do maestro Willamy Franciel "Leleu", também membro da APLA, que foi também a responsável pela execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Piranhas que marcaram o início da solenidade.

Em seu discurso de saudação, a presidente da APLA, Jacqueline Rodrigues falou de sua alegria e emoção ao promover, por esta Academia, o lançamento do livro de uma confreira e sobre tema tão atual e importante que é a luta contra a violência às mulheres.

O assunto foi também abordado por outro acadêmico da APLA, Felipe Vieira que, como a autora Vanessa, tem graduação em História o que oportunizou à autora um amplo estudo da temática ao longo dos anos.

A vice-presidente da APLA Jacileila Ventura que atou como Mestre de Cerimônia deste evento, declamou vários cordéis de sua autoria em alusão ao combate a violência contra a mulher, como informou, Felipe Vieira, daquela Academia, ao site e Jornal Folha Sertaneja.

Ele também registrou a presença de “Maria Ariana, pertencente e representante da comunidade quilombola do sítio Lages e também membro da APLA, que fez parte da mesa e também fez impactante discurso”. E registrou a composição da mesa, assim formada: Paulo Ventura, Àlvaro Moreira, Celsinho Rodrigues, Sonia Jacqueline, Vanessa Bizerra, Isac de Oliveira, Maria Ariana e Fabio Moura.

Informou ainda Felipe Vieira que "este evento do dia 25 de novembro foi também uma comemoração antecipada do 3º aniversário da APLA, que é dia 01/12, embora o convite se refira apenas ao lançamento do livro de Vanessa Bizerra."

A autora do livro NA MIRA DA DOR, Vanessa Biserra Pereira, confirmou em seu discurso que a data desse lançamento, 25 de novembro, foi escolhida e sugerida por ela à presidente da APLA, Jacqueline Rodrigues “porque esta data é o Dia Internacional de combate à violência contra as mulheres” e acrescentou que tomou a decisão de escrever sobre esse tema “porque, depois de cinco anos trabalhando na delegacia de Canindé do São Francisco, ali me deparei com muitas mulheres que não conheciam os seus direitos e acreditavam que essa violência se referia apenas à violência física quando a Lei Maria da Penha é bem ampla e trata de vários outros tipos de violência e não só do esposo, namorado, companheiro mas de outras pessoas do círculo familiar.”

Em sua fala, o presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso, falou “da alegria de unir essas duas casas da cultura – a de Piranhas – APLA e a de Paulo Afonso – ALPA”. Voltando-se para o tema dessa reunião, disse o Dr. Isac Oliveira que “no exercício das atividades como advogado da família há 33 anos, tenho encontrado várias situações de violência. Vivemos numa sociedade machista, no Nordeste e a violência é crescente. E não me convence se alguém pensa que a violência já existia muito e hoje só está publicada.”

Ao encerrar o seu discurso, o presidente da ALPA, presenteou a presidente Jacqueline, da APLA, com livros publicados pela Academia de Letras de Paulo Afonso, a Revista da Academias de Letras de Paulo Afonso Nº 5, que traz como tema de capa A Caatinga e o livro da história da ALPA – 18 anos - e Biografias dos seus membros, organizados, como os demais livros produzidos pela ALPA, pelo escritor e ex-presidente desta Academia, seu membro fundador, Antônio Galdino, estes dois lançados no ano de 2023.







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Vanessa Pereira

27/11/2023 - 21:10:42

Parabenizo o confrade Galdino pela excelente matéria sobre a lançamento do meu livro. Foi um dia de exaltação as "letras e artes" para nós piranhenses. Abraço!


Ginaldo Santos

27/11/2023 - 19:35:39

Que alegria acompanhar pela Folha Sertaneja detalhes do lançamento do livro da confreira Vanessa Biserra. Como membro efetivo da APLA quero parabenizar o nobre Antônio Galdino por tamanha dedicação. Para a nossa presidente Sônia Jaqueline Rodrigues votos que mantenha a APLA ativa e realizando diversos eventos. Para a escritora meu grande abraço e sucessos!


Smendonca

27/11/2023 - 10:47:55

Parabenizo a ACADEMIA DE LETRAS E ARTES da vizinha cidade de PIRANHAS, com desejos sinceros de vida longa e sucessos merecidos. Em tempo, parabenizo ao nosso presidente Isac Oliveira." A ALPA EM MOVIMENTO",se fez presente e muito bem representada nesta ação literária. A você, emano desejos sinceros de sucessos na jornada que temos pela frente, junto a ALPA e em todas as ações que incentivem a literatura e as artes.A ALPA SOMOS TODOS NÓS!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!