noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Artes & Literatura - Em Destaque

Eleita a nova diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso. A posse será na quarta-feira, 18/10, às 19h. na Câmara Municipal

Publicada em 12/10/23 às 00:32h - 642 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Eleita a nova diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso. A posse será na quarta-feira, 18/10, às 19h. na Câmara Municipal  Compartilhar a noticia Eleita a nova diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso. A posse será na quarta-feira, 18/10, às 19h. na Câmara Municipal  Compartilhar a noticia Eleita a nova diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso. A posse será na quarta-feira, 18/10, às 19h. na Câmara Municipal

Link da Notícia:

Eleita a nova diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso. A posse será na quarta-feira, 18/10, às 19h. na Câmara Municipal
Lúcia Teixeira, Gorette Moreira, Isac Oliveira e Socorro Mendonça, da nova diretoria da ALPA. Antônio Galdino e Francisco Nery, da Comissão Eleitoral  (Foto: Foto da capa: Fabiana Galdino. Outras fotos; Arq. Jornal Folha Sertaneja, Jacques e Carol)

Criada em 20 de novembro de 2005 por iniciativa dos professores Francisco Araújo Filho, José Fernando Silva e Sandro José Gomes, a Academia de Letras de Paulo Afonso está chegando à sua maioridade no próximo mês de novembro.

Nessa caminhada, embora sem o apoio esperado para a arte literária, a ALPA foi se firmando na sociedade como representante dessa área da cultura literária, voltada para o resgate da história e da memória de pessoas e instituições do município e o incentivo a jovens e adolescentes para o gosto pela leitura e para escrita, como é o objetivo do seu projeto "O escritor vai à Escola", criado pela acadêmica Jovelina Ramalho.

Francisco Araújo, José Fernando e Sandro Gomes 

José Fernando, Francisco Araújo, Antônio Galdino, Juracy Marques, João de Sousa Lima, Roberto Ricardo, Edson Barreto, Gilmar Teixeira e Sandro Gomes. Glória Lira, Jovelina Ramalho, Socorro Araújo e Socorro Mendonça - 21/10/2006 - Memorial Chesf Paulo Afonso

Iniciada com 15 membros fundadores, empossados em 21 de outubro de 2006, dentre os quais os saudosos Abel Barbosa e Lúcia Cordeiro, que não estão nesta foto histórica por problemas de saúde, na época, tendo a confreira Lúcia Cordeiro falecido uma semana depois de sua posse na ALPA.

A ALPA tem atualmente um quadro de 40 membros, sendo 13 fundadores e 15 efetivos, todos moradores de Paulo Afonso e votantes e ainda 11 membros correspondentes, que são pauloafonsinos moradores de outros municípios, estados ou países e 1 membro honorário, homenageado pela Academia, totalizando 40 membros.

Ao longo de sua história, cinco dos membros da ALPA, já nos deixaram. Os membros fundadores, Abel Barbosa e Lúcia Cordeiro, os membros efetivos, Fernando Lucas Motta e Jânio Soares e o membro correspondente Alcivandes Santana.

Cumprindo o seu Estatuto, a ALPA realizou neste dia 11 de outubro, na Câmara MMuni a eleição da nova diretoria, podendo votar os membros fundadores e efetivos, no total de 28. Destes, 23 compareceram para votar na única chapa inscrita para estas eleições, sendo 17 votos presenciais e 5 votos online, de membros que estavam em viagem ou com problemas de saúde ou trabalho.

Ao final da votação, que aconteceu das 9 às 14 horas na Câmara Municipal de Paulo Afonso, aberta a urna constatou-se que todos os votantes apoiaram a chapa A ALPA EM MOVIMENTO, assim eleita por unanimidade para gerir os destinos da ALPA no biênio Outubro/2023 – Outubro/2025. Ao se eleger a chapa única inscrita, foram também eleitos os membros dos Conselhos de Contas e Patrimônio e de Comunicação e Divulgação.

A Diretoria da ALPA e os Conselhos eleitos para o próximo biênio, estão assim formados:

Diretoria da ALPA

Presidente – Isac de Oliveira – Membro Efetivo – Cadeira 38

Vice-presidente – Maria Socorro de Mendonça Gomes – Membro Fundadora – Cadeira 10

Secretária Geral – Maria Gorette Moreira – Membro Efetivo – Cadeira 19

2ª Secretária – Lúcia Teixeira Santos - Membro Efetivo – Cadeira 16

1º Tesoureiro – Maciel Teixeira Lima - Membro Efetivo – Cadeira 11

2º Tesoureiro – Jacques Fernandes Santos - Membro Efetivo – Cadeira 39

Conselho de Contas e Patrimônio

Jean Roubert Félix Netto - Membro Efetivo – Cadeira 25

Gilmar Teixeira Santos- Membro Fundador – Cadeira 8

Edson José Barreto dos Anjos - Membro Fundador – Cadeira 4

Conselho de Comunicação e Divulgação

Francisco Nery Júnior - Membro Efetivo – Cadeira 17

Antônio Galdino da Silva - Membro Fundador – Cadeira 14

Aníbal Alves Nunes - Membro Efetivo – Cadeira 40

Ao final da apuração dos votos, o presidente da ALPA, Professor Antônio Galdino da Silva, anunciou o resultado da votação e cumprimentou os membros da nova diretoria eleitos e presentes neste ato, o Presidente Isac de Oliveira, a vice-presidente Socorro Mendonça, a secretária geral, Gorette Moreira e a 2ª secretária, Lúcia Teixeira.

Além do presidente da ALPA que também presidiu a Comissão Eleitoral, estava presente o membro desta Comissão Eleitoral, o Professor Francisco Nery Júnior, membro efetivo da ALPA. Desta Comissão também fez parte o membro da ALPA Jotalunas Rodrigues que precisou se ausentar por motivo de trabalho, a quem o presidente da ALPA também agradeceu por esta disponibilidade de servir.

Também agradeceu ao presidente da Câmara José Abel Souza por ter cedido esse espaço para este evento da ALPA e à Secretária Executiva da Câmara, Gorette Moreira, membro efetivo da ALPA, pelo apoio logístico e de pessoal para a realização desse evento.

Francisco Nery Jr, Antônio Galdino, Ivus Leal e Jean Roubert

Antônio Galdino, Socorro Mendonça e Ivus Leal

O presidente da ALPA externou a sua gratidão aos membros votantes, destacando a presença dos membros Roberto Ricardo (81 anos) e Ivus Leal (83 anos e com problemas de saúde) que se dispuseram a comparecer em clima de grande alegria para esse momento importante para a ALPA. Outros membros fizeram questão de registrar a sua presença nessa eleição, como Jean Félix e Jacques Fernandes.

Jean Roubert e Jacques Fernandes votando

O presidente da ALPA formalizou esse agradecimento em Ato Presidencial publicado no grupo de WhatsApp da ALPA e enviado a todos os seus membros, “a todos os confrades e confreiras que doaram um pouco do seu tempo e, de forma presencial ou online depositaram sua confiança nestes colegas que se dispõem, com esse comprometimento de todos que os elegeram, a continuar trabalhando para o crescimento da ALPA” e formulou à nova diretoria “votos de profícua gestão na direção da ALPA nos próximos anos”.

Posse da nova Diretoria da ALPA

Proclamado o resultado, o novo presidente da ALPA comunicou ao atual presidente que “conforme acordado com os novos eleitos, a posse desta nova diretoria da ALPA será no dia 18 de outubro (quarta-feira), às 19 horas, em Sessão Solene da ALPA, na Câmara Municipal de Paulo Afonso”.

            A atual diretoria da ALPA convida toda a sociedade pauloafonsina para participar deste evento de posse da nova diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso. Concluiu o Professor Antônio Galdino.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Isa de Oliveira

15/10/2023 - 09:06:08

Que Deus nos abençoe ao tempo de cumprir a missão confiada. Obrigado a todos. Reitero o convite feito pelo Presidente e estimado Prof. Galdino.


Marcos Antônio Lima

12/10/2023 - 09:23:52

Vida longa a ALPA. Que o Senhor nosso Deus abençoe o trabalho da nova diretoria. Parabéns, querido confrade Isac de Oliveira (Presidente). Parabéns, querida confreira: Socorro Mendonca (Vice-presidente).Parabéns, aos demais diretores. Sucesso, nessa nova caminhada. Deus os abençoe.


Socorro Mendonça

12/10/2023 - 08:08:43

A VIDA é feita de desafios ! Começo escrever uma nova história, aos 76 anos. Trago a certeza que darei o melhor de mim, por entender, o compromisso que a ALPA tem para com a sociedade pauloafonsina. Só através das letras e da arte, avançaremos para o entendimento do outro e do mundo.


Mary Jane Morais Sobreira

12/10/2023 - 05:33:08

Parabéns a todos que fazem a ALPA, que Jesus abençoe aos no os membros da Diretoria, abraço💐👋👋👋


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!