noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Turismo

Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso recebe os turistas há 40 anos

Breve história da AGTURB e do Turismo em Paulo Afonso nos seus primeiros tempos

Publicada em 10/04/24 às 21:58h - 282 visualizações

Antônio Galdino com informações de Eduardo Cruz - Atualizada em 11/4/2024 às 12:06 hs.


Compartilhe
Compartilhar a noticia Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso recebe os turistas há 40 anos  Compartilhar a noticia Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso recebe os turistas há 40 anos  Compartilhar a noticia Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso recebe os turistas há 40 anos

Link da Notícia:

Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso recebe os turistas há 40 anos
 (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja)

Há 40 anos, no dia 11 de abril de 1984, na gestão do Prefeito Abel Barbosa e Silva, sendo diretor do DEMTUR, que cuidava do Turismo, Comunicação e Cultura, o Professor Antônio Galdino da Silva, foi criada a AGTURB-BA/PAV - ASSOCIAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO DO BRASIL –SECÇÃO BAHIA - SUBSECÇÃO DE PAULO AFONSO, sendo a sua primeira diretoria assim formada:

Presidente - João Ronildo Reis

Secretária: Vita Joana Bezerra

Tesoureiro: Jorge Robson de Andrade.

Ata completa (três páginas) da criação da AGTURB/PA, em 1984.

A AGTURB foi criada após os interessados fazerem um Curso de Guias de Turismo realizado em Paulo Afonso em outubro de 1983, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, a Bahiatursa e a Chesf. 

Muitos destes guias de turismo eram do antigo quadro de recepcionistas mantido pela Chesf e que atuavam na Sala dos Visitantes criada pela Chesf ainda no ano de 1950 e administrada pela Sra. Maria do Socorro Magalhães e depois pelo historiador José Carlos Feitosa, conhecido como Carlinhos da Sala dos Visitantes, como diz um dos guias pioneiros, o Professor Eduardo Cruz:

"Na época da criação tivemos um grande e importante apoio da Chesf, através da Sra. Socorro Magalhães (In Memoriam), que era a administradora da Sala dos Visitantes e do Receptivo da Chesf, do DEMTUR através do Professor Antônio Galdino, que era o seu coordenador e do Prefeito Abel Barbosa e Silva, o maior incentivador do turismo local, além dos antigos recepcionistas da Chesf: Antônio Vitório, Raquel Marques, José Carlos Feitosa, conhecido como Carlinhos da Sala dos Visitantes (In Memoriam) nosso grande mestre, João Vieira Nunes (In Memoriam), Arnaldo Luís e Zezinho”.

A criação da AGTURB foi uma recomendação da Bahiatursa para que todos os profissionais que recebiam os turistas fossem cadastrados no Ministério de Turismo e qualificados e especializados em algumas áreas como Guia Regional Bahia, Guia de Excursão Brasil e América do Sul, além de alguns com especialidades em atrativos naturais.

Paulo Afonso foi a primeira cidade do interior do Norte e Nordeste a ter Guias de Turismo cadastrados no Ministério de Turismo.

“A AGTURB-BA/PAV, foi a terceira associação de Guias de Turismo criada no interior do Brasil, apenas Foz do Iguaçu no Paraná e Mariana em Minas Gerais, as primeiras. O PAV que acompanha sua sigla é originado do código aéreo internacional, por Paulo Afonso possuir aeroporto e distinguir das demais cidades que tem siglas PA, como é o caso de Pedro Alexandre, entre outras”. Diz Eduardo.

Os Guias de Turismo de Paulo Afonso tiveram como sede inicial a Sala dos Visitantes da Chesf, que já foi o Departamento Municipal de Turismo (DEMTUR), nos anos de 2009 a 2011, na gestão do Professor Antônio Galdino, no governo do Prefeito Anilton Bastos. Ali também funcionou por um tempo a Secretaria Municipal de Turismo, na gestão do Professor Doutor Jacques Fernandes.

A Sala dos Visitantes é um prédio histórico, criado pela Chesf em 1950 para ser o centro de recepção dos turistas e visitantes de todos os níveis, inclusive presidentes da República, que chegavam para conhecer “as obras da CHESF e a Cachoeira de Paulo Afonso”. Este espaço era coordenado, naquela época, pela Sra. Socorro Magalhães (in memoriam) e depois, por José Carlos Feitosa que também coordenavam a recepção às autoridades convidadas da diretoria da Chesf que se hospedavam na Casa da Diretoria da Chesf (ao lado do CPA).

Da esq: Robson, Vita, Ronildo, Gilvan, Roza e Otávio (in memoriam). Na inauguração do CITUR pelo prefeito Abel Barbosa, em 1984.

No governo do Prefeito Abel Barbosa, quando foi criada a AGTURB, foi também construído o CITUR – Centro de Informações Turísticas -, na Av. Getúlio Vargas, em frente ao atual San Marino Hotel, que não existia na época e da Feira de Artesanato, no início da Praça do Trabalhador. (foto acima).

O CITUR foi inaugurado no ano de 1984 pelo Prefeito Abel Barbosa e pela coordenadora da Sala dos Visitantes da Chesf, responsável pelo receptivo na CHESF, Sra. Socorro Magalhães. No centro da foto a Juíza Dra. Maria Helena.

Em 16 de junho de 1996, no final do seu primeiro mandato, foi inaugurado pelo prefeito Anilton Bastos o novo Centro de Informações Turísticas no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, atualmente chamado de NAT – Núcleo de Atendimento ao Turista, que serve como sede da entidade. Na recente melhoria feita no prédio, pintura e mudança das plotagens o que era NAT, passou a ser SAT - Serviço de Atendimento ao Turista, como mostram essas fotos enviadas por Eduardo Cruz.

Com esse novo espaço, o governo do Prefeito Paulo de Deus, que o substituiu em 1997, mandou demolir o CITUR construído por Abel Barbosa na Av. Getúlio Vargas e também mudou a estrutura dos boxes da nomeada Feira de Artesanato criada por Abel Barbosa.

A AGTURB completa 40 anos nesse 11 de abril de 2024 como a única entidade formal do trade turístico da região, tendo sido responsável pela roteirização dos atrativos de forma profissional, proporcionando ao visitante opções de aumentar o período de estadia no município.

Tem sido muito grande a importância do trabalho dos Guias de Turismo da AGTURB ao longo dessas quatro décadas para a difusão do nome de Paulo Afonso e de seus muitos atrativos turísticos por todo o mundo.

Um reconhecimento desse trabalho foi do empresário José Mauro de Oliveira que, em um dos aniversários da AGTURB ofereceu um jantar aos Guias de Turismo no San Marino Hotel de sua propriedade e na época ainda sob sua gestão. Anos depois esse hotel foi arrendado a outro empresário pauloafonsino, Dr. Juliano Medeiros.

Em sua história de vida, a AGTURB criou vários Roteiros Turísticos que muito ajudaram a colocar o município de Paulo Afonso entre os 115 destinos turísticos do Brasil como reconheceu o Ministério do Turismo no ano de 2010, após um importante diagnóstico destas potencialidades locais realizado por técnicos da Fundação Getúlio Vargas, a serviço do MTUR, na gestão do prefeito Anilton Bastos (2009/2012), quando era Secretário de Turismo Jânio Soares e Diretor do DEMTUR, o Professor Antônio Galdino da Silva.

Na noite da entrega da Moção de Aplausos aos Guias de Turismo e a esse autor, estavam presentes o Presidente da Câmara Pedro Macário Neto (que precisou sair antes do final porque tinha outro compromisso no Bairro Rodoviário) e os vereadores Leco, Jean Roubert e Mário Galinho.

Tão importante que a Câmara Municipal de Paulo Afonso, em reconhecimento por esse trabalho, quando a AGTURB completou 35 anos, homenageou os Guias de Turismo com a Moção de Aplausos Nº74/2019, de autoria do Vereador Alexandro Fabiano da Silva (Leco) e aprovada por unanimidade pelos vereadores no dia 16 de abril de 2019 e entregue aos homenageados em Sessão Solene da Câmara realizada na noite de 9 de maio de 2019, quando a Câmara Municipal era presidida pelo Vereador Pedro Macário Neto, que também já foi Diretor do Departamento Municipal de Turismo da Prefeitura de Paulo Afonso.

Estiveram presentes os Guias da AGTURB: Eduardo Cruz, Robson, Erivaldo, Pedro Ribeiro, Edmilson, Antônio Vitório e Francisco (in memoriam). Antônio Galdino foi homenageado como Padrinho e fundador da AGTURB.

O evento aconteceu na véspera do Dia Internacional do Guia de Turismo que é comemorado em 10 de maio de cada ano.

O trabalho dos Guias da AGTURB foi também de fundamental importância para a que fosse criado, ainda no ano de 2009, a Zona de Turismo Lagos e Cânions do São Francisco, de que fazem (faziam) parte os municípios de Paulo Afonso, Glória, Santa Brígida, Abaré e Rodelas, sendo a sede desse Conselho Regional de Turismo em Paulo Afonso que, com isso, ganhou assento no Fórum Estadual de Turismo da Bahia, folheteria produzida pela Bahiatursa e acesso ao MTUR (o que resultou no diagnóstico realizado em 2010).

Estes foram alguns dos roteiros turísticos criados pela AGTURB.

Baixa do Chico (Raso da Catarina) - A AGTURB fez, em parceria com o Departamento de Turismo de Paulo Afonso, o primeiro levantamento turístico em 1994. Desde então milhares de turistas e estudantes tiveram a oportunidade de conhece-lo.

Serra do Umbuzeiro (Povoado Riacho) – Foi criado este roteiro com a inclusão da comunidade, onde todos os produtos necessários para a realização da trilha são obtidos no próprio povoado, como é o caso da água e das frutas.

Outros roteiros turísticos foram criados aproveitando-se os projetos de desenvolvimento do município, como foi o caso da estrutiucultura, piscicultura, artesanato de pedras no Rio do Sal e Tecelagem da Malhada Grande.

A AGTURB também participou da criação do roteiro Museu Casa de Maria Bonita, no Povoado Malhada da Caiçara, além da criação de roteiros turísticos de interligação das cidades vizinhas como Piranhas, Água Branca, Olho D`Água do Casado e Delmiro Gouveia, em Alagoas, Santa Brígida, na Bahia, Tacaratu e Petrolândia, em Pernambuco.

Desde o ano de 1989, foi criado o Roteiro Itaparica, que era composto da Usina Apolônio Sales, Usina de Itaparica (hoje Luiz Gonzaga), e o Balneário Canto das Águas em Nova Glória.

Em 1990 foi criado o Roteiro Xingó, quando a maior Usina Hidrelétrica da Chesf ainda estava em construção quando mostrávamos a grandiosidade da Usina de Xingó e a simplicidade da cidade de Piranhas.

Os Guias de Turismo da AGTURB também contribuíram muito, com sua experiência e com as vivências na região para que se criasse em Paulo Afonso, com a participação da Bahiatursa e do trade local, o Roteiro Cânions do São Francisco que foi incluído no catálogo 26 Roteiros Turísticos da Bahia de Todos Nós e lançado pela Bahiatursa e Governo da Bahia no Salão Internacional de Turismo promovido pelo Ministério do Turismo na Anhembi – São Paulo em 2011 e do qual participaram representações de 105 países.

A AGTURB de Paulo Afonso chega aos 40 anos, agora sob a presidência do Guia de Turismo Ivo José da Silva, que informa que atualmente a Associação tem 22 guias cadastrados, embora efetivamente apenas 19 a 20 estejam de fato atuando e destes, 7 são fundadores dessa Associação, que são os experientes Guias de Turismo Edmilson, Eduardo, Erivaldo, Genildo, Robson, Ronildo e Pedro Ribeiro.

Todos continuam acreditando no desenvolvimento do turismo e do município e estão prontos para apoiar e desenvolver parcerias no intuito de engrandecer ainda mais o nome de Paulo Afonso e dos Guias de Turismo, como a AGTURB faz há 40 anos.

Os que se apresentam como pré-candidatos a prefeito/prefeita de Paulo Afonso precisam colocar o TURISMO como prioridade de gestão do seu governo e investir maciçamente na promoção dessa área que tem sido a principal receita de países como a França, a Itália, a Espanha e em todos os lugares onde esta “indústria sem chaminé” é levada a sério, o turismo tem se apresentado como um dos principais vetores da economia destes lugares.


(Antônio Galdino da Silva

Site www.folhasertaneja.com.br e Jornal Folha Sertaneja

Especialista em Turismo (UNEB)

Mestre em Ciências da Educação (Turismo) (Univ. Inter./Lisboa-Portugal)

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


leitor

11/04/2024 - 10:35:17

Grande Dona Socorro grande recepcionista dos visitantes que eram muitos.


Clícia Nascimento

11/04/2024 - 07:20:24

Parabéns a Folha Sertaneja pelo belíssimo registro e claro, para todos os nossos Guias de Turismo que estão há 40 anos se dedicando em nossa região.


Luciano

11/04/2024 - 06:44:47

Parabéns aos que fizeram e fazem o quadro da AGTURB e ao jornal Folha Sertaneja por valorizar a história de Paulo Afonso.


Jailsa Albuquerque Paiva

11/04/2024 - 02:44:47

Parabéns prof. Galdino cada dia eu sou mais sua admiradora por escrever nossa história, eu fico lendo e fico emocionada pois eu lembro do meu PAI elogiando pequenas atitudes de nosso querido Abel Barbosa, mas, que tiveram muita importância para a nossa cidade.Tivemos homens de coragem, iniciativa, e alguns como você continua lutando escrevendo essas histórias, você é persistente como meu Pai era. Você relata a história com o seu coração, e muitas com emoção. Eu fico encantada com os detalhes. Com a sua ética profissional com o respeito aos seus leitores, você não usa palavras denegrindo,vc tem um comportamento exemplar de escritor. Sua amiga Jailsa Albuquerque Paiva.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!