Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Turismo

O Turismo está de luto. Morreu Francisco, Guia de Turismo fundador da AGTURB de Paulo Afonso

Publicada em 25/04/21 às 22:02h - 638visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja e AGTURB/BA-PAV)


A Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso e o município de Paulo Afonso estão de  luto porque perderam na manhã desse domingo um dos mais entusiastas defensores do potencial turístico de Paulo Afonso, Francisco de Assis Mendes da Cruz, um dos guias fundadores da Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso, criada em 1984.

Dentre estes primeiros Guias de Turismo estava Francisco de Assis Mendes da Cruz, conhecido por Cisinho, um empolgado dessa área, sempre animado conduzindo os turistas para conhecerem os maiores atrativos de Paulo Afonso.

Nesse domingo, 25 de abril, os colegas da AGTURB e todos nós fomos impactados com a notícia do falecimento de Francisco que estava em Juazeiro do Norte visitando as filhas que moram lá e foi acometido de um infarto fulminante.

No ano de 1983, na gestão do Prefeito Abel Barbosa, quando a Chesf por necessidade de reduzir o número de seus recepcionistas resolveu, junto com a prefeitura criar o curso de guias de turismo em Paulo Afonso, o então prefeito Abel Barbosa acatou essa ideia e em 1984, com os guias devidamente credenciados foi criada a Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso que hoje é presidida pelo também Guia Robson Andrade.

Naquele tempo tive a honra de participar de toda essa história pois era o Diretor de Turismo e Comunicação da Prefeitura e, assim como a Sra. Maria do Socorro Magalhães Lima, D. Socorro da Sala dos Visitantes, fomos recebidos pelos guias de turismo como seus padrinhos.

A AGTUB de Paulo Afonso foi a terceira Associação de Guias de Turismo criada no interior do Brasil, sendo as Associações de Foz do Iguaçu/PR e Mariana/MG as primeiras do Brasil.

A AGTURB está instalada na entrada do Centro de Cultura Professora Lindinalva Cabral, na Avenida Apolônio Sales, em Paulo Afonso-BA

No dia 9 de maio de 2019, às vésperas, do Dia Internacional do Guia de Turismo (10 de maio) os Guias de Turismo da AGTURB de Paulo Afonso foram homenageados por uma iniciativa do Vereador Alexandro Fabiano da Silva, conhecido como Leco, e a Câmara Municipal de Paulo Afonso aprovou por unanimidade a Moção de Aplausos Nº74/2019 pelos 35 anos da Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso – AGTURB/BA-PAV, criada em 11 de Abril de 1984, na gestão do Prefeito Abel Barbosa e Silva.

Francisco estava ali, e não escondia a sua alegria por esse reconhecimento pois sempre declarou seu amor a Paulo Afonso, pelas suas belezas naturais e procurou, ao longo de sua vida e de seu trabalho na AGTURB, aperfeiçoar os seus conhecimentos, tornando-se além de Guia Local, também Guia Regional, no Estado da Bahia e Guia Nacional e da América do Sul, sempre preparado e acompanhando turistas de todo o Brasil e em especial aqueles que realizavam o turismo de lazer e pedagógico.

Os guias de turismo com quem conversei, como Eduardo e o presidente da AGTURB, Jorge Robson, demonstravam o seu profundo pesar pela perda do companheiro de tantas décadas de caminhada que nos deixa ainda muito jovem, com apenas 57 anos.

O corpo de Francisco está sendo esperado em Paulo Afonso, onde será sepultado e, na manhã desta segunda-feira, o presidente da AGTURB informa que todos os guias estarão no NAT – Núcleo de Atendimento ao Turista em Paulo Afonso numa homenagem ao colega.

Externo aos familiares de Francisco e a todos os guias de Turismo de Paulo Afonso que tanto sofrem pelas restrições impostas por essa pandemia, o meu profundo pesar, no desejo que o Espírito Santo conforte a cada um por essa tão grande perda. 

(Antônio Galdino da Silva) 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Duval Brito

27/04/2021 - 15:07:15

Que Deus concedo o repouso eterno à sua alma...


JOSELMA RODRIGUES VIEIRA DA SILVA

26/04/2021 - 14:33:39

Grandes lembranças ,nos deixou Chico tur ,era assim que o chamava ,aprendi muitas coisas com ele ,as vezes me chamava a atenção ,venha cá Thiaaa ,assim q ele brincava ,deixa eu te dar uns conselhos.... vai ém paz ,teu legado deixou na associação


Francisco Nery Júnior

26/04/2021 - 12:15:00

Peço licença ao professor Galdino para participar dessa homenagem a Francisco. Alunos como ele tornaram a tarefa de ensinar tolerável e compensadora. Nosso abraço aos milhares de alunos da cepa de Francisco que valorizaram o imenso esforço da Chesf na área de educação através de diretores como o professor Enoch Pimentel, Capitão Fausto e Antônio Rodrigues. Guardamos imensa consideração por todos eles.


Robson

26/04/2021 - 04:24:18

Parabéns Galdino pela homenagem ao nosso colega, só temos que pedir ao nosso pai que lhe conceda o descanso eterno e que conforte a sua família, mãe, irmãos, sobrinhos, filhas, Neto e genros, fique em paz TIO!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2021 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12