Laço de Luto
in memoriam
Professor Antônio Galdino

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Celebrando a VIDA

O homem de um século e um triênio: Apolinário Domingos Neto

Publicada em 19/07/25 às 13:51h - 448 visualizações

Por: Marcos Antônio Lima


Compartilhe
Compartilhar a noticia O homem de um século e um triênio: Apolinário Domingos Neto  Compartilhar a noticia O homem de um século e um triênio: Apolinário Domingos Neto  Compartilhar a noticia O homem de um século e um triênio: Apolinário Domingos Neto

Link da Notícia:

O homem de um século e um triênio: Apolinário Domingos Neto
Sr. Apolinário recebendo Menção Honrosa da Academia Santabrigidense de Letras e Artes - ASLA  (Foto: Fotos: Claudieverton Lima)

O homem de um século e um triênio: Apolinário Domingos Neto.

Por: Marcos Antônio Lima

Fotos: Claudieverton Lima

Nesse dia 16 de julho de 2025, nossos corações estão muito alegres, pelo aniversário de 103 anos do Sr. Apolinário.

Privilegiado somos nós, assim como aqueles que puderam, e ainda podem degustar, com os olhos do coração, da agradável companhia de Apolinário Domingos Neto, a Pedra Mor do Povoado Colônia. Marcos Antônio Lima, presidente da (ASLA) Academia Santabrigidense de Letras e Artes fez a entrega do Certificado de Menção Honrosa ao precioso Apolinário Domingos Neto, em reconhecimento pelo seu valioso depoimento literário para a publicação do Romance Regional, De Gameleira à Colônia, Uma Saga Nordestina, que enriquece a cultura, a literatura, e as artes Santabrigidense. Tornando-se publica essa alta honraria por meio do referido instrumento. 

O seu protagonista completou um século e três anos de existência. Viver 103 Anos não é para qualquer um, é para aqueles seres extraordinários, assim como é Seu Apolinário.

 – Corre que o menino tá nascendo – Gritou dona Estelita em meio à balbúrdia que antecede ao parto. As “lamparinas do sertão”, como eram conhecidas as parteiras, romperam quarto adentro para dar caminho à luz da vida. Os gritos angustiantes denunciavam a dilacerante dor da maternidade. Algum instante depois se ouviu o estralar de uma tapa, seguido de um choro. E como todo ser humano, nasce, apanha e chora, nascia ali naquele dia 16 de julho de 1922, um dos mais vigorosos varões que o sertão já vira. A sua pele escura fazia contraste com os vivácidos olhos que mais pareciam faróis de estrelas. A serenidade estampada em seu pueril semblante denotava paz de espírito. Houve certa mudança de clima seguido de uma calmaria angelical, algo parecia estar diferente do habitual na comunidade Mariana, naquele sertão bravio de Pernambuco. Seria o céu abençoando aquele ser pequenino que se tornaria protagonista de uma das mais belas sagas nordestinas?  Descendente de índio com negro, filho de Seu Manoel Domingos da Silva, e Maria Paulina de Jesus, aquele cafuzo estava predestinado pelo condão, a ser o grande e carismático líder dos gameleiros, ao qual deram o nome de Apolinário Domingos Neto, Apolinário significa “consagrado a Apolo” e Domingos “o que pertence ao Senhor”.

Prólogo do livro: De Gameleira à Colônia, Uma Saga Nordestina – 2019 (Marcos Antônio Lima)                 


Assim, Apolinário chega a um século e um triênio de existência, com a certeza de que os holofotes da vida clareiam o palco dos autores de um tópico que a narrativa da Gameleira teima em não calar. No teatro das ocorrências que percorrem o sertão Santabrigidense, são “eles/as” astros/estrelas cintilantes. Uma história ainda tão latente e comovente, que chegamos a sentir os arrepios de emoção na alma deste grande homem, deste homem forte quanto o cedro, deste destemido guerreiro sertanejo denominado Apolinário Domingos Neto, ou singelamente: Seu Apolinário.

Feliz Aniversário, meu amigo querido. Que o Senhor nosso Deus continue abençoando a sua jornada, que seja ela tão longa e incontáveis quanto as estrelas no céu.

Marcos Antônio Lima.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

8 comentários


Marcos Antônio Lima

20/07/2025 - 11:23:37

Mestre Galdino, muito obrigado por seu precioso apoio cultural. Quero também externar que a sua sugestão em relação a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Brígida,e prefeitura Municipal, já foram encaminhadas aos respectivos poderes. Gratidão é a palavra.


Marcos Antônio Lima

20/07/2025 - 11:19:45

Quero externar os mais efusivos agradecimentos a todos e todas que leram e comentaram, sobre a matéria. Fico muito feliz por tudo. Quanto a sujestão do nobre confrade e cronista Prof. Nery, afirmo que a sujestão foi aceita com muito carinho e euforia. Sendo da vontade do Senhor, iremos sim, elaborar a palestra sugerida. Gratidão é a palavra.


F. Nery Jr.

19/07/2025 - 20:53:48

Feliz da cidade que tem um Marcos para escrever sobre sua origem e seus valores. Educação para os jovens e esperança para todos. Parabéns ao imortal Marcos. Ousamos sugerir uma palestra/resumo do livro para melhor conhecer, entender e aprender com Santa Brígida.


Claudieverton Lima

19/07/2025 - 15:08:13

É notório a presença de Deus na vida deste homem.A longevidade fala por si só e Deus vê e viu suas obras!É muito gratificante ver o reconhecimento desse escritor que tanto admiro, Marcos Antônio de Lima!


Manoel Rozendo

19/07/2025 - 14:45:03

Seu Apolinário uma dádiva de Deus ,com certeza uma alimentação rica em proteínas, longemacaxeura de enlatados etc.Feijao ,mamadeira,batata,farinha de mandioca ,bode,caças e atividades na roça quem sabe já passamos na sua tendência,em campanhas, Com Antônio de Rita e o saudoso líder Luiz de Deus ,entra no 40 a direta.Deejo uns 10 ou mais anos no controle de Deus.Manoel Rozendo n


Cláudio Pereira Lima

19/07/2025 - 14:41:38

Gratificante ver que a história de vida , não ser esquecida, apesar de se tratar de um homem simples, porém que contribuiu para o desenvolvimento do nosso município.Louvo a Deus pela vida do Escritor Marcos Antônio Lima, que nos Deus a honra de ver a história desse grande homem,chamado Apolinário Domingos Neto ,e não só nós,mais nossos filhos ,e Gerações futuras teriam acesso a história de grande homem.Parabéns ao jornal Folha Sertaneja,pela linda matéria.


Professor Galdino

19/07/2025 - 14:08:16

O Sr. Apolinário vive a bênção da longevidade dada por Deus a poucos. A homenagem da ASLA é muito merecida e deveria ser ampliada com outras homenagens da Câmara Municipal e da Prefeitura de Santa Brígida, tendo em vista a sua importância na construção dos primeiros momentos de vida de uma comunidade, raiz da história desse município baiano. Parabéns, Sr. Apolinário! Que o querer de Deus ainda lhe proporcione muitos anos de vida! Parabéns pela iniciativa, caro Marcos Antônio Lima-Pres. da ASLA.


Socorro Araújo

19/07/2025 - 14:03:42

A história do seu Apolinário se mistura ao surgimento do Povoado Colônia. Um homem que fez nascer uma verdadeira cidade recheada de ricos acontecimentos históricos


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!