noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Celebrando a VIDA

Professor Roberto Ricardo, há 82 anos celebrando a Vida!

Publicada em 17/04/24 às 18:41h - 249 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Professor Roberto Ricardo, há 82 anos celebrando a Vida!  Compartilhar a noticia Professor Roberto Ricardo, há 82 anos celebrando a Vida!  Compartilhar a noticia Professor Roberto Ricardo, há 82 anos celebrando a Vida!

Link da Notícia:

Professor Roberto Ricardo, há 82 anos celebrando a Vida!
 (Foto: Acervo Antônio Galdino e Arq. Jornal Folha Sertaneja)

 Professor Roberto Ricardo, há 82 anos celebrando a Vida!

17 de abril é mesmo um dia especial para o Professor Roberto Ricardo, o Prozinho.
Foi nesse dia que ele nasceu em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo da Bahia, conterrâneo de D. Canô, de Caetano (80), de Betânia (77), os irmãos cantores famosos ainda mais novos que ele.

Graduou-se em Geografia na Universidade Católica de Salvador, a capital baiana, terra da felicidade, e ali lecionou em vários colégios.

Chegou em Paulo Afonso no final de maio, dia 29, do ano de 1973, portanto há 51 anos e aqui foi ser Professor no Colégio Paulo Afonso – COLEPA, mantido pela Chesf e no Centro Integrado de Educação, o CIEPA, unidade de ensino do Estado da Bahia.

Foi no CIEPA que despertou o interesse de criar o Instituto Geográfico e Histórico da Microrregião do Sertão de Paulo Afonso, o IGH-MSPA.

Foi no ano de 2003, e para isso contou com a parceria dos colegas professores Severino Gilson e Edileuza. E ele sempre reforça que o IGH foi uma construção coletiva que teve à frente além dele esses dois colegas professores. Roberto Ricardo foi o presidente desse Instituto até fevereiro de 2017. Nos últimos anos, o antigo IGH-MSPA passou a ser o IGH/PA.

Roberto Ricardo em evento do IGH/PA, com Vereador Zezinho, Antônio Galdino, João de Sousa e Jânio Soares

Dois anos depois de fundar o IGH, lá estava o irrequieto Professor Roberto Ricardo como um dos membros fundadores da Academia de Letras de Paulo Afonso, a ALPA, criada em 20 de novembro de 2005 e onde Roberto Ricardo ocupa a Cadeira Nº 7.

Roberto Ricardo na posse dos membros fundadores da ALPA - Out/2006 - A partir da esquerda, em pé: Fernando José, Francisco Araújo, Antônio Galdino, Juracy Marques, João de Sousa, Roberto Ricardo, Edson Barreto, Gilmar Teixeira e Sandro Gomes. Sentadas: Glória Lira, Jovelina Ramalho, Socorro Araújo e Socorro de Mendonça. Ausentes: Abel Barbosa e Lúcia Cordeiro, por motivo de doença.

No ano de 2006, a Câmara Municipal de Paulo Afonso, em reconhecimento pelos serviços prestados à educação e à cultura de Paulo Afonso concedeu ao professor, poeta e escritor Roberto Ricardo do Amaral Reis, cidadão de Santo Amaro da Purificação, o direito de ser também Cidadão de Paulo Afonso.

Recebendo certificado de participação na 2ª Bienal do Livro de Paulo Afonso, das mãos do Professor Francisco Araújo Filho, fundador e primeiro presidente da ALPA.

Em evento de apresentação do seu livro de poesias, ao lado dos escritores, membros da ALPA, João de Sousa, Edson Barreto e Antônio Galdino

Roberto Ricardo, participou de todas as Bienais do Livro de Paulo Afonso. Chamado carinhosamente de Prozinho, pelos colegas e pelos seus ex-alunos, sempre foi muito querido por todos, ainda agora, anos depois de estar aposentado de suas atividades como professor. Ele continua estudioso, tem feito versos, escrito livros e artigos como os publicados na Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso e continua muito ativo. 

Nos últimos anos, os ex-alunos do COLEPA se organizaram em uma Associação e participam dos desfiles de 28 de julho (aniversário da emancipação política de Paulo Afonso) e 7 de setembro. E, dando exemplo para muitos mais jovens, aos 80 anos lá está o Professor Roberto Ricardo desfilando com os seus ex-alunos...

Um livro que escreveu em 2004, chamado Paulo Afonso e o Sertão Baiano – Sua Geografia e seu Povo é um estudo precioso sobre a Geografia deste município e há anos deveria ser o livro didático oficial, adotado pelas escolas de Paulo Afonso, tal a riqueza de informações que traz e as ilustrações e os mapas que o acompanham.

No ano em que lançava esse importante livro, o Professor Roberto Ricardo participou do lançamento do Jornal Folha Sertaneja, ao lado de outro membro da ALPA, o colega Ivus Leal e de sua esposa Josefana (in memoriam). Foi no Cepeazinho, dia 18 de fevereiro de 2004, há 20 anos.

Professor/poeta Roberto Ricardo com o também Professor/poeta Edson Barreto, co-autores do livro Versos Diversos em Verso e Reverso

Também poeta, Roberto Ricardo se uniu a outro poeta e também Professor do antigo CIEPA, hoje CETEPI, Edson Barreto dos Anjos, como ele, membro fundador da ALPA, Cadeira Nº 4, e juntos escreveram o livro Versos Diversos em Verso e Reverso, publicado há 10 anos atrás, em 2014.

Professor Roberto Ricardo com o poeta Jotalunas, apresentando poemas numa edição de Na Mala do Poeta durante a 1ª Bienal do Livro de Paulo Afonso, em 2014.

Ele tem participado de várias edições do projeto Na Mala do Poeta tem poesia de todo jeito, criação e apresentação do poeta Jotalunas, também membro da ALPA.

Roberto Ricardo com a colega fundadora da ALPA, Socorro de Mendonça e seu esposo Edigar, no lançamento do seu livro Os Conquistadores...

Em seu último livro, chamado Os conquistadores: a epopeia do povo do Vale do São Francisco, lançado na 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso, realizada no final de março de 2023, ele faz e leva todos os leitores a uma empolgante viagem pelas terras do Vale do rio São Francisco que ele nos apresenta apenas como um jeito diferente de nos dar uma aula de geografia, caminhando por estas terras sertanejas, quando diz:

Existem rios e rios. Aqueles considerados – coluna vertebral – das conhecidas bacias

hidrográficas, como o Tigre, o Eufrates, o Ganges (7) e o Nilo. Cada qual, responsável

pelo aparecimento de conceituadas civilizações de valor histórico reconhecido. A vida

surgiu sob as águas e em meio a ela... Se modificou e se multiplicou. Daí, a importância

desses mananciais. Não à toa - que hoje, todos os povos utilizam a ciência, como saída

para preservá-los. Uma bacia, além do rio principal, aglomera afluentes e subafluentes.

São enorme malha, incumbido da captação e repasse dessa substância, indispensável

para os seres vivos, nos diferentes seguimentos... E em suas diferenciadas economias.

Hoje, 17 de abril de 2024, nesse dia especial, trazemos, publicamente, o nosso abraço ao velho mestre, professor a vida toda, Roberto Ricardo do Amaral Reis que, para nossa alegria, chega aos 82 anos de idade.

Com o abraço fraterno do seu amigo e admirador, seu colega da ALPA e Professor, Galdino, extensivo à esposa, Neide, aos filhos Fred, Roberta e Felipe e aos netos.

Na fotos a seguir, alguns momentos do Professor Roberto Ricardo, com o irmão gêmeo na celebração dos seus 80 anos e em momentos de encontros da Academia de Letras de Paulo Afonso.

Roberto Ricardo, com os acadêmicos da ALPA Sandro Gomes e Socorro Araújo

Roberto Ricardo, com o colega da ALPA, Antônio Galdino

Roberto Ricardo, na tribuna da Câmara Municipal, em evento da ALPA. Na foto ainda: violonista Willames e acadêmicos da ALPA Sandro Gomes, Maciel Teixeira e Francisco Nery




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Socorro Mendonça

08/05/2024 - 11:53:54

Que linda a história de vida desde grande cidadão! Parabéns imortal ANTÔNIO GALDINO. Este reconhecimento é merecido. Meu pró...meu mestre! VIDA LONGA . Amo você.


Rosa Lopes

17/04/2024 - 21:32:27

Nosso querido Roberto Ricardo, sua dedicação e paixão pelo ensino sempre me inspiraram. Obrigado por moldar meu caminho e por tudo o que aprendi com você, você é luz e nunca deixou de transmitir sua alegria para seus alunos. Tramamos! Feliz aniversário.


Vicente damasceno

17/04/2024 - 20:54:43

A minha mais sincera alegriaEm poder nessa data comemorarAo meu grande mestre da poesiaE que reluz neste dia a contar.Contar o que a história contaNo mais justo línguajar No Remonte que demonstra Sua alegria sem par.Ao meu sincero irmão Onde de bem mais perto o viSempre com aquela gratidão Onde seu show revivi.Nos momentos sempre o respeitoDesde o iniciar perfeitoGravou o seu nome traçado Saudações irmão Roberto Ricardo.zth3bn


Marcos Antônio Lima

17/04/2024 - 20:04:57

Vida longa ao sábio e querido confrade Roberto Ricardo, o nosso Prozinho.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!