noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Celebrando a VIDA

Dom Guido Zendron, celebrando a Vida, aos 70 anos

Publicada em 09/03/24 às 23:42h - 318 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dom Guido Zendron, celebrando a Vida, aos 70 anos  Compartilhar a noticia Dom Guido Zendron, celebrando a Vida, aos 70 anos  Compartilhar a noticia Dom Guido Zendron, celebrando a Vida, aos 70 anos

Link da Notícia:

Dom Guido Zendron, celebrando a Vida, aos 70 anos
 (Foto: Das redes sociais)

Dia 7 de março as redes sociais registraram muitos afagos aos Bispo diocesano de Paulo Afonso, o italiano D. Guido Zendron, Cidadão de Paulo Afonso em homenagem prestada pela Câmara Municipal. Nesse dia D. Guido festejava os seus 70 anos de vida e não faltaram abraços e Moções de Aplausos de políticos e de candidatos, mas também de centenas de fiéis da Igreja Católica e de outros segmentos religiosos.

Breve história

D. Guido Zendron italiano de Lisignago, diocese de Trento, nasceu em 7 de março de 1954.

No Seminário de Trento terminou os estudos primários, secundários e fez Filosofia e Teologia, sendo ordenado padre em 26 de junho de 1978, tornando-se sacerdote diocesano Fidei Donum.

Ainda em Trento foi vice-pároco em Pergine e pároco em Vigolo Vattaro.

Durante 15 anos exerceu o sacerdócio na Itália, onde ingressou no Movimento Comunhão e Libertação.

Transferido para o Brasil em 1994, o padre Guido foi vigário paroquial em Salvador, na paróquia Santo André (Nordeste de Amaralina) e da paróquia de Cristo Redentor (Chapada do Rio Vermelho).

Exerceu as funções de coordenador da Pastoral Catequética, membro da Comissão Estadual para o Ensino Religioso, responsável pela Pastoral da Educação, diretor espiritual das Irmãs Calasanianas, Vigário da Forania de Santana (Rio Vermelho), e responsável pelos estudantes do Movimento do Movimento Comunhão e Libertação no Brasil.

Ordenação Episcopal

D. Guido Zendron o é o 5º bispo da Diocese de Paulo Afonso, tendo a sua ordenação episcopal acontecido no dia 17 de maio de 2008, na quadra de esportes do Instituto Social da Bahia,l onde o novo bispo foi diretor espiritual nos últimos anos.

O evento envolveu autoridades eclesiásticas de dois países: Itália e Brasil. Da Itália vieram familiares e amigos e o Prefeito de sua cidade natal e o Arcebispo da Diocese de Trento. Do Brasil, além do Arcebispo de Salvador, D. Geraldo Majella Agnelo ali estiveram cerca de 200 pauloafonsinos, entre eles o Prefeito Raimundo Caires e sua esposa Sônia Rocha, que era Secretária de Desenvolvimento Social, o Secretário de Turismo, Ademilson Silva (Totó), o Procurador Geral do Município Celso Pereira de Souza e o Presidente da Sub-Seção da OAB em Paulo Afonso, José Fernandes Neto. (Fonte:Jornal Folha Sertaneja - Caderno especial de 16 páginas da Edição Nº 51, de 25 de maio de 2008).

Recepção e Posse de D. Guido Zendron na Diocese de Paulo Afonso

O novo bispo de Paulo Afonso Dom Guido Zendron chegou à cidade no último sábado à tarde, 24 de maio e a noite autoridades, amigos, católicos e convidados o recepcionaram no Ginásio de Esportes do CPA que estava completamente lotado.

Fizeram uso da palavra para saudar o bispo, o Prefeito Municipal, Raimundo Caires, o Administrador Diocesano Reverendíssimo, Pe. Lívio Piccolin, o Presidente da Câmara Municipal, Ângelo Carvalho, o Reverendíssimo Pe.José Alberto Barbosa, Presbítero da Paróquia Sagrada Família, Gilberto Pedrosa, Administrador Regional da CHESF em Paulo Afonso, Pedro Fernandes, Diretor Regional de Educação e por último o Presidente da OAB Subseção de Paulo Afonso, José Fernandes.

A solenidade teve início com a apresentação de um vídeo contando a história dos quatro bispos que Paulo Afonso já teve. Logo em seguida houve uma apresentação dos meninos da FUNDAME, apresentação Grupo da São Francisco, encenação de uma apresentação teatral pela APDT “O Sertão é Lindo” e por último a apresentação do Coral da São Lourenço.

Bastante descontraído o Reverendíssimo Dom Guido Zendron Bispo da Diocese de Paulo Afonso fez um pronunciamento rápido, disse que dará prioridade pela educação religiosa e que devido a receptividade que teve em Paulo Afonso, sertão baiano, ele está pensando em trocar o nome dele de Zendron por Zendrão para combinar com sertão.  

No domingo, 25 de maio de 2008, às 17 horas, aconteceu a tão esperada posse do novo Bispo de Paulo Afonso Dom Guido Zendron, a missa de posse foi celebrada em um altar montado especialmente para esse evento em frente à Catedral Nossa Senhora de Fátima. A praça estava tomada por uma multidão de fieis do município de Paulo Afonso e de outras cidades circunvizinhas que fazem parte da Diocese.

Logo após o termino da missa o Bispo recebeu as chaves da Catedral de Nª de Fátima. Familiares de Dom Zendron estiveram presente ao evento. (De www.pa4.com.br)

No dia 7 de março de 2024, foi celebrada na Catedral Nossa Senhora de Fátima, sede da Diocese, em Paulo Afonso, Missa em Ação de Graças pelo aniversário dos 70 anos de D. Guido Zendron.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!