Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Regional

Margarida Neta, de Barra do Tarrachil/BA, conclui o Bacharelado em Psicologia com o TCC – Dificuldade de Aprendizagem em tempos de Pandemia na Escola

Publicada em 21/07/22 às 13:41h - 766 visualizações

por Valdomiro Nascimento com Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a notícia Margarida Neta, de Barra do Tarrachil/BA, conclui o Bacharelado em Psicologia com o TCC – Dificuldade de Aprendizagem em tempos de Pandemia na Escola  Compartilhar a notícia Margarida Neta, de Barra do Tarrachil/BA, conclui o Bacharelado em Psicologia com o TCC – Dificuldade de Aprendizagem em tempos de Pandemia na Escola  Compartilhar a notícia Margarida Neta, de Barra do Tarrachil/BA, conclui o Bacharelado em Psicologia com o TCC – Dificuldade de Aprendizagem em tempos de Pandemia na Escola

Link da Notícia:

Margarida Neta, de Barra do Tarrachil/BA, conclui o Bacharelado em Psicologia com o TCC – Dificuldade de Aprendizagem em tempos de Pandemia na Escola
 (Foto: Divulgação Valdomiro Nascimento)

pandemia por causa do Covid-19 gerou inúmeras situações de insegurança, fragilidade e até absoluta impotência das pessoas diante de um mal desconhecido até para a medicina que levou tempo para buscar formas que tornassem mais leve o grande problema que matou milhões de pessoas no mundo.

Em todas as áreas do conhecimento humano houve a necessidade de serem encontrados novos jeitos para desenvolver muitas atividades e para que as pessoas, obrigadas a isolamentos desnorteantes, não perdessem o sentido da vida, a razão porque estão caminhando na direção do futuro.

Uma das soluções encontradas foi a do trabalho feito à distância, utilizando-se da internet ou das ondas do rádio, das imagens da televisão e de vídeos, o chamado home office que numa tradução livre seria trabalhar de casa.


E essa nova forma foi o que se procurou apresentar aos professores, desde aqueles que lidam com crianças de tenra idade aos que atuam em grandes centros universitários.

Para todos, especialmente para os que lidam com crianças, pré-adolescentes e adolescentes, das séries iniciais, essa proposta se transformou no grande desafio de suas vidas porque nem a universidade onde se formaram nem a empresa onde atuam ofereceram o treinamento ideal para que se pudesse comemorar essa nova forma de trabalho como mais um caso de sucesso, até porque a sua convivência com esses pequenos seres em formação sempre se deu de forma presencial, direta, olho no olho e, dessa forma, foi-se conhecendo bem cada aluno e suas famílias.


Se os professores sentiram dificuldade em lidar com essas novas ferramentas de trabalho, mais difícil ainda foi para os seus alunos, muitos deles sem acesso a moderns aparelhos eletrônicos, celulares, tablets, notebooks, computadores e à internet.


A busca permanente do conhecimento desse tema certamente andou tirando o sono daqueles que se dedicam justamente a conhecer melhor o ser humano e, para isso, dedicaram anos de estudo e de pesquisa em disciplinas e cursos voltados para conhecer o que se passa com homens e mulheres, em diferentes fases de sua vida, suas reações a interação com as mudanças, muitas vezes de forma brusca e inesperada, no entorno do seu caminhar, como é próprio dos cursos de psicologia, psiquiatria, psicanálise e outros.

E a pandemia do Covid que tanto mal vem trazendo para tantos em todo o mundo, foi inspiração para a estudante de Psicologia Maria Margarida da Conceição Neta, do Distrito de Barra do Tarrachil, que tem cerca de 7 mil habitantes, banhado pelas águas do rio São Francisco e pertence ao município de Chorrochó, no Nordeste da Bahia, a 530 quilômetros de Salvador, capital do Estado da Bahia.



Casada, mãe de três filhos pequenos e enfrentando muitas dificuldades grandes, como acontece sempre nesses sertões nordestinos, Margarida Neta conseguiu concluir o seu Curso de Bacharelado em Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco, em Belém do São Francisco, a FACESF, tornando-se mais um exemplo de mulher sertaneja guerreira, incansável na luta pelos seus sonhos.

E a jovem senhora sertaneja Margarida Neta, escolheu como tema do seu TCC, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.


No mês de junho de 2022, quando muitos já se animavam para celebrar os festejos juninos, tão tradicionais no Nordeste, Margarida Neta dava os retoques finais no seu Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Psicologia e sua segurança na defesa desse tema levou a Psicóloga e Professora Lucimary Serapião a dar esse depoimento.



Depoimento da Professora e Psicóloga Lucimary Serapião

No dia 10 de junho de 2022, Margarida Neta, fez a defesa do seu trabalho de conclusão de curso em Psicologia pela FACESF em Belém do São Francisco. Seu trabalho traz um relato de experiência intitulado dificuldades de aprendizagem em tempos de pandemia na escola: um relato de experiência. 

Seu trabalho mostra os desafios e êxito dessa experiência no modelo remoto, durante esse tempo pandêmico, em duas escolas de ensino regular na cidade de Rodelas Bahia. Um trabalho de grande relevância para a Psicologia e para a educação.

Foi uma alegria e satisfação acompanhar a sua trajetória acadêmica e principalmente orientá-la na construção deste artigo. Parabenizo pelo curso de bacharel em psicologia e se preparando para a atuação profissional como psicóloga.


Lucimary Bezerra Florentino Alves Serapião

Professora e Psicóloga

Coordenadora do Curso de Psicologia da

Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF








ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

31 comentários


Jacilda Mendes

24/07/2022 - 09:39:30

Parabéns, Margarida!Você é merecedora de tudo isso. Seu esforço vai proporcionar muito mais.Sucesso!!!


Magali P Menezes

23/07/2022 - 20:24:53

Parabéns a Margarida pelo trabalho!. A escolha do tema é de grande importância para a atual realidade! Parabéns ao professor Antônio Galdino e a meu amigo Valdomiro Nascimento, sempre valorizando nossa cultura, trazendo pessoas que fazem a diferença na nossa sociedade!


Maria Margarida

23/07/2022 - 16:15:51

A todos obrigada pelo carinho, nesse momento de uma falta muito grande em minha vida esse apoio me faz ser forte, para levantar a cabeça e seguir em frente. Do fundo do meu coração eu agradeço.


Diva Beda

22/07/2022 - 17:39:12

Parabenizornnz a vc Margarida pela sua força,fé e dedicação.Que vc tenha muito sucesso em sua nova etapa.Parabens também a Valdomiro pela grande matéria.


Ivonete Silva de Oliveira

22/07/2022 - 11:14:25

Parabéns para Margarida pela sua fé, perseverança, e para o nosso amigo de fé irmão camarada Valdomiro Nascimento q seus sonhos, objetivos sejam sempre realizados em nome do amor do nosso Senhor Jesus Cristo


Antonia Possidonio

22/07/2022 - 09:30:16

Valdomiro , continue sempre assim dando o seu melhor para divulgar o trabalho do nosso povo sofrido. Margarida , vc faz sorrir todas as outras flores do campo que ainda irão desabrochar , parabéns pelo seu trabalho.


Valmor Castro

21/07/2022 - 22:23:18

Mais uma matéria de extrema relevância onde ressalta a força e persistência de uma verdadeira guerreira, um exemplo a ser seguido. Parabéns Valdomiro.


Marco

21/07/2022 - 21:41:29

Parabéns!! Um exemplo de dedicação e persistência. Uma grande conquista. Sucesso!!


Ana Paula

21/07/2022 - 21:08:06

Parabéns, Margarida! Sucesso! Parabéns pela matéria, Valdomiro!


Darti Roullet azevedo

21/07/2022 - 20:26:53

Essa me representa! Parabéns margarida, que você sirva de exemplo para que outras margaridas possam florescer.


Raimundo Alexandre

21/07/2022 - 20:05:48

Parabéns Margarida Sucesso,que Deus continue lhe abençoando.


Solange

21/07/2022 - 19:41:23

Sucesso pessoal profissional!!parabéns,.Margarida que sua vida seja repleta de realizações


Maria Gomes

21/07/2022 - 18:32:27

Parabéns e sucesso nessa nova conquista 👏👏👏 o


Rafaela

21/07/2022 - 18:09:43

Parabéns, Marga. Te acompanhei desde o início da trajetória e sempre vi o quanto esteve determinada em concluir esse processo tão árduo que é a formação acadêmica.Muito sucesso, amiga❤


Maria da Glória Alves

21/07/2022 - 17:11:35

Admiro as pessoas que mesmo nas adversidades não abrem mão do seu objetivo.Parabéns Margarida!


Hataulgo Canário

21/07/2022 - 16:52:12

Parabéns Margarida.Nós nordestinos já nascemos prontos.


Prof. Generino Gabriel

21/07/2022 - 16:31:41

Parabéns a Margarida e à Folha Sertaneja, pela belíssima matéria! Conheço sua garra , Margarida! Você é uma mulher brilhante, guerreira e sempre demonstrou isso; quem a conhece , sabe do que falo! Que você tenha a oportunidade de seguir uma excelente carreira, casando-se com a a profissional e ser humano que você é! Creia! Tudo se encaminhará bem em sua vida e de seus filhos!


Joseane

21/07/2022 - 15:59:16

Parabéns Margarida! Pessoa do bem, batalhadora e vitoriosa. Sucesso na sua jornada. Excelente matéria!


valdomiro bernardo do nascimento

21/07/2022 - 15:47:35

Nossos agradecimentos ao Professor Antonio Galdino pela importante Matéria Cultural. Que seus caminhos sejam sempre iluminados. Parabéns a Margarida Neta por mais uma etapa de sua vida concluída com sucesso. Todo o meu carinho!


Josué de Castro

21/07/2022 - 15:30:38

Escolher um tema tão atual é desafiador, mas ao mesmo tempo gratificante. As sequelas deixadas de todas as formas pela pandemia, ainda é um tema que estamos vivenciando, e, infelizmente,sem data de validade. Parabéns a formanda pelo tema escolhido, parabéns pelo diploma. Desejo êxito nessa nova jornada da sua vida.🤝🏾🙏


Eliete Neres do Nascimento

21/07/2022 - 15:20:19

Minha sobrinha, parabéns! Que Deus lhe abençoe nessa etapa da sua vida com muito sucesso. Te amo❤️ Valdomiro Nascimento, gratidão por todo e carinho com minha sobrinha. Parabéns pelo texto!👏👏👏👏


Rangel

21/07/2022 - 15:13:35

Guerreira! Parabéns pela matéria Valdomiro! O país precisa de mulheres atuantes!


Miguel Carvalho

21/07/2022 - 15:11:38

Parabéniso essa reportagem pelo relato fidedigno com relação a essa mulher guerreira que representa as demais que trabalham pra manter a família e acompanham o desenvolvimento dos seus filhos nas escolas e na vida e estudam na busca de melhor qualidade de vida e servir bem ao próximo mesmo com as dificuldades e turbulências deste novos tempos na busca de adaptação às novas tecnologias mas cumprindo o seu papel.Parabéns a Folha Sertaneja por essa grande reportagem.


Eduardo Fonseca

21/07/2022 - 15:07:41

Parabéns Margarida, sucesso, que Deus continue a abençoando!!


Sheila

21/07/2022 - 15:05:51

Parabéns Margarida! Jesus te abençoe em sua nova jornada, sucesso.


Rosivania

21/07/2022 - 14:57:28

Margarida, o sucesso é daqueles que como você lutam pelos seus objetivos. Parabéns!Parabenizo Valdomiro Nascimento e Antônio Galdino pela excelente matéria.


Rosiane Feliciano

21/07/2022 - 14:54:51

*Margarida


Rosiane Feliciano

21/07/2022 - 14:52:29

Parabéns Maragarida por esta etapa cumprida em sua vida! Desejo muito sucesso para o resto do seu caminho!


Maria Margarida

21/07/2022 - 14:31:33

Obrigada pelo carinho!


Célia Almeida

21/07/2022 - 14:29:45

Que trabalho lindo! Parabéns a essa grande pessoa e profissional que é Margarida! Que sua vida seja plena de realizações!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!