Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Regional

Após 13 anos, Reservatório de Sobradinho atinge 100% do seu volume útil

O Reservatório de Sobradinho, o maior da Chesf, tem a capacidade de acumular 34 bilhões de metros cúbicos de água.

Publicada em 01/04/22 às 21:51h - 891 visualizações

www.chesf.gov.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia Após 13 anos, Reservatório de Sobradinho atinge 100% do seu volume útil   Compartilhar a noticia Após 13 anos, Reservatório de Sobradinho atinge 100% do seu volume útil   Compartilhar a noticia Após 13 anos, Reservatório de Sobradinho atinge 100% do seu volume útil

Link da Notícia:

Após 13 anos, Reservatório de Sobradinho atinge 100% do seu volume útil
 (Foto: Carlos José de Sousa, in www.chesf.gov.br)

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, nesta sexta-feira, 1º de abril, o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, atingiu 100% de sua capacidade – 34,1 bilhões de metros cúbicos d’água. Em 2009 foi última vez que essa marca foi alcançada, há treze anos.

“Desde o início do período úmido na bacia do Velho Chico, com fortes chuvas no alto São Francisco, o que se viu foi o aumento gradativo do volume d’água no rio e o acúmulo devidamente monitorado e controlado através das vazões nos reservatórios da Chesf”, explicou o diretor de Operação, João Henrique Franklin, complementando que este cenário pluviométrico levou o maior reservatório do Nordeste à totalidade de sua capacidade, com uma vazão de saída, atualmente, de 3.000 metros cúbicos por segundo (m³/s), que será mantida até nova avaliação.

“A partir de agora, com os reservatórios cheios, teremos um cenário de segurança hídrica para o período seco, garantindo o atendimento à geração de energia e aos demais usos múltiplos da água na Bacia do São Francisco”, garantiu o diretor.

Desde janeiro, com a incidência forte de chuvas na bacia, por mais de 50 dias, a Chesf manteve a vazão em 4.000 m³/s.

A redução para o atual patamar tem o objetivo de recuperar o nível do reservatório de Itaparica (Usina Luiz Gonzaga-PE), preservando um volume seguro em todos os reservatórios para suprir as necessidades dos usos múltiplos e a geração de energia durante o período seco, que se inicia em maio e segue até novembro.

No último dia 24, a Companhia começou a redução do vertimento das cascatas do Velho Chico, iniciando um período em que toda a vazão praticada nos reservatórios será exclusivamente turbinada para geração, conforme necessidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Joao Henrique ressaltou o apoio recebido, durante todo o período de vertimento, por parte da ANA, do ONS, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), e pelas defesas civis dos estados e municípios envolvidos na operação, no longo processo de controle de cheias, desde novembro.

A Companhia ratifica que a situação hidrológica é permanentemente monitorada, mesmo no período seco que se inicia em maio, podendo haver alterações das vazões ora praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo ONS ou a alteração dos volumes pluviométricos nas regiões.


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


ISAC DE OLIVEIRA

06/04/2022 - 14:42:41

Esse espelho d'água me enche as vistas e a alma, não me canso de admirar e dizer que moro numa das cidades de interior, mais bela do meu Brasil. Amo essa terra que me adotou há exatos 30 anos, completados nesse último 4 de abril. Obrigado meu Deus!


Leitor

02/04/2022 - 18:17:40

Se fosse hoje com tanta gente metendo a colher na panela, com tanta licençasm, a obra nunca sairia do papel


Leitor

02/04/2022 - 18:15:14

Obra de viusionários


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!