Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Regional

A ABLAC realiza sessão solene de 2ª posse coletiva de membros em Paulo Afonso durante o 27º encontro do Cariri Cangaço

Publicada em 29/03/22 às 23:36h - 537 visualizações

por Archimedes Marques - atualizada 01:15h de 30/03/2022 com acréscimo de foto.


Compartilhe
Compartilhar a notícia A ABLAC realiza sessão solene de 2ª posse coletiva de membros em Paulo Afonso durante o 27º encontro do Cariri Cangaço  Compartilhar a notícia A ABLAC realiza sessão solene de 2ª posse coletiva de membros em Paulo Afonso durante o 27º encontro do Cariri Cangaço  Compartilhar a notícia A ABLAC realiza sessão solene de 2ª posse coletiva de membros em Paulo Afonso durante o 27º encontro do Cariri Cangaço

Link da Notícia:

A ABLAC realiza sessão solene de 2ª posse coletiva de membros em Paulo Afonso durante o 27º encontro do Cariri Cangaço
 (Foto: Divulgação Archimedes Marques)

A Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço – ABLAC - foi fundada na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, em 25 de julho de 2019, quando da realização do Cariri Cangaço naquela região do Cariri Cearense.

Participaram de sua criação um grupo de escritores, pesquisadores e estudiosos, poetas, músicos, artistas plásticos e das artes cênicas do Brasil, ligados aos temas Cangaço, Messianismo, Misticismo, Sertões e afins, sendo, portanto, entidade representativa destas categorias que a compõem.

Ela nasceu de um sonho do amigo pesquisador Paulo Medeiros Gastão (in memoriam), fundador da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, sonho esse somente concretizado após o seu falecimento.

Paulo Medeiros Gastão (in memoriam)

A ABLAC tem dentre seus objetivos, promover a literatura através de ações educativas, sessões públicas, lançamento de livros e coletâneas, promoção de concursos literários, saraus. Incentivar os escritores, pesquisadores, estudiosos e demais artistas nos seus respectivos trabalhos relacionados aos temas centrais da instituição. Estimular os novos talentos nestas mesmas vertentes. Valorizar e preservar as diversas culturas regionais presentes em nosso Brasil, em especial em nosso Nordeste. Discutir e programar ações conjuntas nas diversas áreas de ação cultural.

A ABLAC já nasceu grande pelo elevado nível de escritores, pesquisadores e todos os seus membros.

Não é demais afirmar também que tivemos uma inesquecível reunião de instalação e posse coletiva ocorrida na Universidade Tiradentes, em Aracaju, no dia 14 de março de 2020. Nessa reunião memorável foram empossados os membros da ABLAC, representantes de vários estados brasileiros.

Secretária da ABLAC, Elane Marques, atuando como Mestre de Cerimônia na solenidade em Paulo Afonso-BA.

Em 25 de março de 2022, na acolhedora cidade de Paulo Afonso/BA, dentro da programação oficial do evento Cariri Cangaço, foi realizada a segunda posse coletiva de membros da ABLAC, quando esta Academia recebeu os seguintes novos participantes que nos enchem de orgulho e alegria:

Raul Meneleu Mascarenhas dos Santos, Adriano de Carvalho Duarte, Múcio Robério Procópio de Araújo

Afrânio Oliveira Alves, Emmanuel Conserva de Arruda, Leonardo Ferraz Gominho

Acadêmicos Titulares: Raul Meneleu Mascarenhas dos Santos, Adriano de Carvalho Duarte, Múcio Robério Procópio de Araújo, Afrânio Oliveira Alves, Emmanuel Conserva de Arruda, Leonardo Ferraz Gominho.

Acadêmicos Correspondentes: Maria Otília Cabral Souza e Sulamita de Souza Buriti.

A ABLAC se sente muito honrada por receber tão ilustres representantes da nossa cultura, estudiosos que são dos valores e das histórias do nosso Sertão nordestino.

Dentro das minhas sete artes, também criei uma técnica inusitada na construção de estatuetas, arte essa em que reproduzo com muito prazer os amigos, ou suas personalidades de estudos.

Múcio Robério Procópio de Araújo, Luiz Ruben Ferreira de Alcântara Bonfim e Ivanildo Alves da Silveira

Assim, o Confrade Múcio Robério Procópio de Araújo foi contemplado com a estatueta de Antônio Conselheiro, vez que este Acadêmico é um dos grandes estudiosos do tema CANUDOS.

Já em gratidão por tudo que é esse homem e pela sua grande colaboração ao estudo do cangaço por tantos livros já publicados, (até agora 15 livros e um em processo de conclusão) o Confrade Luiz Ruben Ferreira de Alcântara Bonfim, recebeu uma estatueta que lhe representa vestido com o fardão da ABLAC.

O terceiro contemplado foi o amigo e Confrade Ivanildo Alves da Silveira, com uma estatueta que lhe representa, vestido de cangaceiro, como ele sempre se veste em vários eventos.

In Memoriam

Ao longo desses nossos poucos anos de atividade, a ABLAC lamentou a perda de três importantes membros.

Em 12 de dezembro de 2020 a ABLAC perdeu o Confrade Acadêmico Titular José Sabino Bassetti, ocupante da Cadeira nº 04, cujo Patrono é o escritor Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha.

Dias depois, em 20 de janeiro de 2021, faleceu aqui em Paulo Afonso o Confrade Acadêmico Titular Voldi de Moura Ribeiro, ocupante da Cadeira nº 11, cujo Patrono é o grande Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.

No mês seguinte, no dia 26 de fevereiro de 2021, a história do cangaço perdeu o seu grande ícone, o Confrade Acadêmico Honorário Antônio Amaury Correa de Araújo.

A nossa homenagem, in memoriam, a estes três baluartes dos estudos sobre o ciclo do cangaço e sobre os nossos sertões brasileiros.

Gratidão

Ao fazermos esse registro queremos externar, pela ABLAC, o agradecimento a todos que se fizeram presentes na nossa memorável reunião, ao tempo que se sente honrada por este fato histórico ter sido realizado na linda e aprazível cidade de Paulo Afonso.

Archimedes Marques

Presidente da ABLAC





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

6 comentários


Coriolano

01/04/2022 - 09:44:28

Parabéns à todos que fazem a ABLAC!


Virgínia Alencar

30/03/2022 - 21:56:06

Matéria maravolhosa, parabéns aos novos integrantes Ablac,extensivos tb. Ao Presidente Archimedes Marques.b7rrjr


Elane Marques

30/03/2022 - 09:45:31

Parabéns Presidente Archimedes essa matéria ficará gravada na memória de todos que fazem ABLAC e de todos que possam ler. Ao nosso Amigo Antonio Galdino que temos muito carinho respeito e gratidão homem honrado e integro . Receba a Gratidão de todos que fazem essa Academia.


Archimedes José Melo Marques

30/03/2022 - 09:33:55

Natéria espetacular com a força do amigo Antônio Galdino... A ABLAC fica eternamente grata a esse grande jornalista.


Prof. André Nunes

30/03/2022 - 08:19:44

Show de cobertura da Folha Sertaneja. Parabéns!


Capitão Quirino

30/03/2022 - 07:23:55

Gratidão ao Folha Sertaneja pela cobertura jornalística atribuída na solenidade da ABLAC.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12