Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Regional

Participantes da Oficina Manhã Literária representaram o município de Santa Brígida/ BA no III Encontro de Escritores e Leitores Portofolhenses & Convidados, em Porto da Folha/SE

Publicada em 21/02/22 às 23:13h - 332 visualizações

por Marcos Antônio Lima


Compartilhe
Compartilhar a notícia Participantes da Oficina Manhã Literária representaram o município de Santa Brígida/ BA no III Encontro de Escritores e Leitores Portofolhenses & Convidados, em Porto da Folha/SE  Compartilhar a notícia Participantes da Oficina Manhã Literária representaram o município de Santa Brígida/ BA no III Encontro de Escritores e Leitores Portofolhenses & Convidados, em Porto da Folha/SE  Compartilhar a notícia Participantes da Oficina Manhã Literária representaram o município de Santa Brígida/ BA no III Encontro de Escritores e Leitores Portofolhenses & Convidados, em Porto da Folha/SE

Link da Notícia:

Participantes da Oficina Manhã Literária representaram o município de Santa Brígida/ BA no III Encontro de Escritores e Leitores Portofolhenses & Convidados, em Porto da Folha/SE
 (Foto: Divulgação Marcos Antônio Lima)

A cidade sergipana de Porto da Folha fica acerca de 177,5 km de Aracaju, o Município teve sua origem no século XVII, havendo sua sede passado por uma série de mudanças: Ilha do Ouro, Porto Principal, Ilha de São Pedro no rio São Francisco, Curral de Pedras (atual Gararu), e Boa Vista para, finalmente, se fixar na fazenda Curral do Buraco, onde se estabelecera o colonizador Tomáz Bermudes que fizera amizade com os índios Romaris ou Reumirins, com a morte do colonizador a obra de povoamento continuou com Gerônimo Fernandes, seu sucessor, e a povoação floresceu a ponto de em 1821 ser desmembrada da freguesia de Santo Antônio do Urubu de Baixo (atual Propriá) já denominado São Pedro do Porto da Folha com sede na Ilha de São Pedro.

Porto da Folha, que completou 187 anos de Emancipação Política no último dia 19/02/2022 é famosa por sua Festa de Vaquejada, como disse o poeta: Antônio Neto Aboiador “Porto da Folha/ Sua cidade o seu povo acolhedor/A vaquejada o parque Nilo dos Santos/É um verdadeiro encanto/ Tem vaqueiro de valor”.


Desde 2019, Porto da Folha vem sendo sede para a realização dos Encontros de Escritores e Leitores Portofolhenses & Convidados, coordenados nos dois primeiros anos por Carla Daniely; Escritora e professora, Licenciada em Pedagogia Institucional e Clínica; Pós-graduada em Gestão Escolar, Coordenação e Gestão Pedagógica; Idenilson Albuquerque, Graduado em Matemática pela Universidade Tiradentes e em História pela UFS, Especialista em Gestão de Políticas em Gênero e Raça pela UFS, é Escritor e Membro da ALAS (Academia do Amplo Sertão Sergipano); Meire Freitas, Servidora Pública, lotada na Biblioteca Pública de Porto da Folha há quase duas décadas. É Antologista e Membro Honorário da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano, (ALAS). Sendo que neste último Encontro de 2021, realizado em 19/02/2022 receberam o reforço de Janete Lima, que é Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Língua Portuguesa e Diversidade Linguística pela FANESE.

É licito informar que nesta edição da III Antologia do Encontro de Escritores & Leitores Portofolhenses & Convidados foram classificados 15 alunos da Oficina Manhã Literária, coordenados pelo poeta Marcos Antônio Lima, Membro Fundador da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS), Membro Correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), e Presidente Fundador da Academia Santabrigidense de Letras & Artes (ASLA).

Os alunos participantes da terceira Antologia Portofolhense foram: Dafinin de Jesus (10 anos), Ester Rosa (17 anos), Evison Silva (10 anos), Flávia Carvalho (16 anos), Flavio Carmo, Isabela Hora (12 Anos), Janaine Santos (11 anos), Julia Santos (12 anos), Julia Silva (10 anos), Marcela Santos (11 anos), Maria Helena (11 anos), Micaely Ludhimila (10 anos), Natanael Santos (11 anos), Priscila Lopes (11 anos), Rich Dhastin (14 anos).

Apenas com a exceção de Flavio Carmo, todos os outros são alunos do Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, situado no Povoado Colônia, município de Santa Brígida – BA. O evento foi abrilhantado pelas mais diversas autoridades das Letras e Institucionais; Eleomar Marques (Historiador); Manoel de Lindolfo (Escritor); Clea Campos (Secretária Municipal de Educação); Miguel Loureiro Feitosa Neto (Prefeito Municipal de Porto da Folha); Júnior (Secretário Municipal de Cultura; Solange (Mãe do Prefeito Miguel Loureiro e Esposa do Dr. Marcos (in memoriam), Soleide (Secretária de Finanças). Escritores, Larissa Manoela/ Antônio Freire Neto e Davi César), e o grande fomentador das Letras em Sergipe, Domingos Pascoal, que foi o Palestrante.

Na ocasião foram homenageados, o Dr. Marcos (in memoriam), em reconhecimento ao exemplo de amor aos livros e incentivo à leitura, que foi representado por sua esposa Solange, e o Escritor Manoel de Lindolfo em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na cultura e artes literárias.

Na oportunidade, o Presidente da ASLA (Academia Santabrigidense de Letras & Artes), Sr.º Marcos Antônio Lima entregou as Estolas aos Acadêmicos: Idenilson Albuquerque (Membro Correspondente), e Domingos Pascoal (Membro Honorário).

Essa foi a segunda incursão feita pala turma da Oficina Manhã Literária, que tem como lema: Semear letras para colher, Livros!

Marcos Antônio Lima é escritor e poeta pauloafonsino,

 Membro Correspondente da ALPA

e Presidente da ASLA em Santa Brígida/BA






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

5 comentários


Micaely Ludhima

24/02/2022 - 21:08:44

Eu gostei muito. Já que adoro viajar. Amei as apresentações dos meus coleguinhas da oficina Manhã Literária. Estamos aproveitando ao máximo as oportunidades literárias nos concedidas pelo poeta, escritor e professor:Marcos Antônio Lima.


F. Nery Jr.

22/02/2022 - 22:09:09

Isso, colega Marcos. Mudança de mentalidade só acontece via cultura. Nação desenvolvida é nação que valoriza a cultura. Os frutos do seu trabalho aí em Sta. Brígida podem demorar. Mas virãooooooo!


Janaíne da Silva Santos

22/02/2022 - 20:14:40

Para mim foi um momento maravilhoso este evento foi uma alegria para todos que estavam lá em clusive para mim todos estavam lá inclusive mim.


Janaíne da Silva Santos

22/02/2022 - 07:50:37

Todos estavam lá.Inclusive para mim.💌


Marcos Antônio Pereira de Lima

22/02/2022 - 00:03:12

Foi um momento inesquecível. Gratidão é a palavra.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12