Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Regional

Notícia sobre vacinas de Covid que teriam sido aplicadas após vencimento, agita redes sociais. Governo da Bahia e prefeituras da região desmentem

Publicada em 02/07/21 às 20:19h - 203visualizações

por SESAB e Prefeituras de Paulo Afonso e Glória emitem notas sobre o assunto


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: da net)

SECRETARIA DA SAÚDE DA BAHIA

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

02/07/2021

A Secretaria da Saúde do Estado esclarece que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo erroneamente divulgado.

Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina.

A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde.

http://www.saude.ba.gov.br/2021/07/02/sesab-nega-aplicacao-de-vacinas-com-validade-vencida/

Prefeitura de Paulo Afonso também esclarece que todos no município foram vacinados dentro do prazo de validade das vacinas do Covid

A Secretaria de Saúde de Paulo Afonso esclarece sobre a reportagem da Folha de São Paulo que denuncia suposta vacinação vencida contra a covid-19. As vacinas da Astrazeneca/ Fiocruz/ Oxford, do lote 4120Z005 que chegaram ao município, foram aplicadas até o dia 4 de fevereiro, estando dentro do prazo de validade, que seria até 14 de abril.

A equipe ressalta que foram 750 doses recebidas desse lote, sendo aplicadas nos profissionais de saúde, até 4 de fevereiro, como explicado. A Secretaria de Saúde reforça o seu compromisso com a população em prestar os esclarecimentos necessários e ofertar o melhor serviço por meio dos seus profissionais.
“Estamos seguros com relação a aplicação dessas doses e nenhuma foi aplicada fora da validade. Temos as listas e todos os dados necessários, então a população fique tranquila que os profissionais da Secretaria de Saúde tomam todos os cuidados necessários para que isso não ocorra”, frisa o secretário Adonel Júnior.

https://www.instagram.com/p/CQ1gRzTrbDD/?utm_medium=share_sheet

Também a Prefeitura de Glória fala sobre “notícia imprudente referente reportagem da Folha de São Paulo”;

COMUNICADO IMPORTANTE:

A Secretaria Municipal de Saúde de Glória, vem a público esclarecer notícia imprudente que circula nas redes sociais referente a uma reportagem da Folha de S. Paulo sobre aplicação de milhares de doses vencidas da Astrazeneca em todo o País e afirma que, no município, não houve nenhum caso de doses aplicadas com imunobiológicos fora do prazo de validade. Reiteramos que as vacinas da Astrazeneca/ Fiocruz/ Oxford, do lote 4120Z005 que chegaram através da SESAB no dia 26/01/2021 com validade no dia 14/04/2021 foram utilizadas assim que chegaram ao município, descartando a possibilidade de serem aplicadas após o vencimento.

Todas as doses distribuídas nas unidades de vacinação são rigorosamente controladas quanto a prazo de validade, temperatura de armazenamento e demais cuidados indicados durante toda fase do processo.

A Secretaria de Saúde reafirma sua responsabilidade com o povo gloriense e destaca  o objetivo de vacinar toda a população em tempo oportuno com segurança e respeito.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2021 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12