noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Regional

Lei que cria o Dia Nacional do Sanfoneiro - 26 de Maio - dia do aniversário de Sivuca, é sancionada

Dia do Sanfoneiro será lembrado na data de nascimento do sanfoneiro Severino Dias de Oliveira(Sivuca)

Publicada em 23/04/21 às 13:49h - 1033 visualizações

Agência Brasil


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lei que cria o Dia Nacional do Sanfoneiro - 26 de Maio - dia do aniversário de Sivuca, é sancionada   Compartilhar a noticia Lei que cria o Dia Nacional do Sanfoneiro - 26 de Maio - dia do aniversário de Sivuca, é sancionada   Compartilhar a noticia Lei que cria o Dia Nacional do Sanfoneiro - 26 de Maio - dia do aniversário de Sivuca, é sancionada

Link da Notícia:

Lei que cria o Dia Nacional do Sanfoneiro - 26 de Maio - dia do aniversário de Sivuca, é sancionada
 (Foto: Fotos: Wikimedia Commons CC e Net)


O Diário Oficial da União publica, nesta terça-feira (20), a Lei nº 14.140, de 19 de abril de 2021, que institui o Dia Nacional do Sanfoneiro, a ser comemorado anualmente, em todo o território nacional, na data de nascimento do músico Severino Dias de Oliveira, conhecido como Sivuca, em 26 de maio. Ele morreu aos 76 anos, no dia 14 de dezembro de 2006.

Severino Dias de Oliveira nasceu em Itabaiana, na Paraíba, e levou a cultura nordestina para o mundo. Como compositor, arranjador, instrumentista, o mestre da sanfona participou de mais de 200 discos de gêneros musicais diferentes como bossa nova, forró, choro, baião, maracatu, frevo, entre outros.

A socióloga Flávia Barreto, filha de Sivuca, escreveu um livro biográfico do pai, Magnífico Sivuca: maestro da sanfona, no qual detalha a infância, a carreira do músico no Brasil e no exterior, as parcerias musicais.

“Sivuca é música, sempre foi música, em casa, fora de casa. Sivuca estava sempre tocando, ouvindo. Ele sempre foi música, desde criança", disse Flavia em entrevista para a Rádio Nacional de Brasília.

Breve história do sanfoneiro SIVUCA


Severino Dias de Oliveira (Sivuca), nasceu em Itabaiana/PB em 26/05/1930 e morreu em João Pessoa/PB em 14/12/2006.


Sivuca ficou conhecido como compositor e acordeonista (sanfoneiro). Contribuiu para o enriquecimento da música brasileira e recebeu reconhecimento internacional por seus trabalhos que incluem choros, frevos, forrós e outros ritmos.


Severino Dias de Oliveira nasceu em uma família de sapateiros e agricultores em Itabaiana, Paraíba. Começou a tocar sanfona aos nove anos de idade, em feiras e festas populares.

Aos 15, mudou-se para Recife, onde trabalhou na Rádio Clube de Pernambuco e recebeu o apelido de Sivuca.


Em 1948 tornou-se aluno do maestro Guerra Peixe e foi contratado pela Rádio Jornal do Comércio. Dois anos depois, em parceira com Humberto Teixeira, gravou o seu primeiro disco, pela Continental, que incluía a música "Adeus, Maria Fulô".

Em abril de 1955, Sivuca foi morar no Rio de Janeiro. Durante três anos foi artista contratado da Rádio e TV Tupi.

Em 1958, depois de várias apresentações na Europa, decidiu morar em Lisboa. No ano seguinte foi trabalhar em Paris, onde permaneceu quatro anos. Em 1964 Sivuca mudou-se para Nova York, onde assumiu a direção musical das gravações da cantora africana Miriam Makeba.

Excursionou pelo mundo e gravou na Suécia e no Japão. Retornando aos EUA criou músicas para filmes e realizou projetos com músicos como Hermeto Pascoal e Paul Simon, entre outros. Sivuca foi casado com a compositora Gloria Gadelha, com quem desenvolveu um vasto trabalho, com destaque para o forró "Feira de Mangaio". 

Outras parcerias bem-sucedidas foram "João e Maria", com Chico Buarque e "No Tempo dos Quintais" e "Cabelo de Milho", ambas com Paulo Tapajós.

Após lutar contra um câncer na laringe, Sivuca morreu aos 76 anos....

Veja mais em https://educacao.uol.com.br/biografias/sivuca-severino-dias-de-oliveira.htm?cmpid=copiaecola




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!