Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Regional

Bahia autoriza municípios a vacinarem idosos acima de 90 anos a partir da próxima segunda-feira

Publicada em 30/01/21 às 12:18h - 709 visualizações

Antônio Galdino com informações de Assessoria de Comunicação – Saúde – jornalismo@saúde.ba.gov.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia Bahia autoriza municípios a vacinarem idosos acima de 90 anos a partir da próxima segunda-feira   Compartilhar a noticia Bahia autoriza municípios a vacinarem idosos acima de 90 anos a partir da próxima segunda-feira   Compartilhar a noticia Bahia autoriza municípios a vacinarem idosos acima de 90 anos a partir da próxima segunda-feira

Link da Notícia:

Bahia autoriza municípios a vacinarem idosos acima de 90 anos a partir da próxima segunda-feira
 (Foto: Jornal Folha Sertaneja Online)


Em comunicado à imprensa o governo da Bahia informa que “Com 154.720 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta sexta-feira (29), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados.”

Em outro comunicado (abaixo, na íntegra), a Bahia anuncia a abertura de um calendário para a vacinação de idosos no Estado a partir da segunda feira, dia 1º de Fevereiro.

O anúncio a o calendário de vacinação de idosos que circulam nas redes sociais encheram de alegria os familiares das pessoas mais idosas de Paulo Afonso e a expectativa é que a Prefeitura de Paulo Afonso siga este calendário distribuído pelo Governo da Bahia.

Mas, é grande a alegria de ver esse benefício alcançar pessoas muito queridas, pioneiros de Paulo Afonso, muitos deles já sofrendo de outros males.

Na Rua da Concórdia, Bairro General Dutra, a professora aposentada, Severina, (BU), também na faixa dos 70 anos, está radiante na expectativa da vacina para o seu pai, Sr. Djalma, que está com 94 anos e ainda tem Alzheimer. E na rua da Alvorada, atrás da Concórdia, estão ansiosos o Sr. José Leão com mais de 92 anos, Cláudio Xavier (pioneiro fotógrafo da Chesf e comerciante de Paulo Afonso), com 80 e alguns anos... E todos, também em tratamento de outros problemas... Não posso deixar de lembrar de pessoas como Sr. Jugurta e D. Olivetti, assim como de Adeilda e Salvador. Da Academia de Letras, lembro do Professor Ivus Leal, com mais de 80 e ainda carregando o mal de Parkinson... E o Professor Roberto Ricardo... Entre os muitos professores, quase todos acima dos 70 e muitos anos, está o Professor Silva, ex-secretário de Educação e ex-diretor do COLEPA.... Ah, e o doce jardineiro, Sr. Manoel que beira os oitenta e todo dia sai do BTN para trabalhar em casas de pessoas na Ilha. São muitos, em todos os lugares...

A citação a esses poucos dos muitos idosos queridos de Paulo Afonso é apenas uma homenagem que se entende a todos aqueles que acumularam ao longo das décadas a sabedoria de que os jovens precisam para tocar a caminhada. Certamente que todos os idosos, principalmente aqueles que vivem no anonimato de suas casas ou na zona rural merecem todo o nosso carinho e, também é certo, que seus familiares estão ansiosos mas renovaram suas esperanças que logo poderão vê-los imunizados desse mal terrível.

Que venham mais vacinas, de onde quer que seja, desde que possamos, em breve, recuperar a alegria da convivência salutar, sem receios.

Vejam a nota do Governo do Estado da Bahia e o calendário de vacinação para os idosos de todo o Estado.

E que venha a vacina!!!

COMUNICADO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA

A partir da próxima segunda-feira (1º), os 417 municípios da Bahia estão autorizados a iniciar a vacinação de idosos a partir de 90 anos. A boa notícia é do governador Rui Costa, que enviará 54 mil doses ainda neste final de semana a fim de cumprir o cronograma sugerido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A decisão ocorre após entendimento consensual das Comissões Intergestores Bipartite (CIB) e Tripartite (CIT), que são as instâncias deliberativas do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível estadual e nacional.

De acordo com o secretário, "ainda que a Bahia registre o segunda menor taxa de mortalidade do Brasil, é preciso vacinar os nossos idosos. Do total de óbitos na Bahia, 75% tinham mais de 60 anos, sendo que a faixa etária com mais de 80 anos concentrou 29,1%", analisa Vilas-Boas

O titular da pasta estadual da Saúde ressalta que os municípios que mais avançaram na imunização terão acesso prioritário na distribuição. "Temos um quantitativo reduzido de doses, ainda fruto das três entregas iniciais do Ministério da Saúde e, neste sentido, vamos priorizar os municípios que imunizaram pelo menos 75% do seu público-alvo", afirma o secretário

Informações detalhadas sobre o quantitativo de doses distribuídas e aplicadas, por município, estão disponíveis no painel da vacinação https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/. Os números são atualizados diariamente pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a partir do contato com as equipes de cada município.

(Assessoria de Comunicação – Saúde – jornalismo@saúde.ba.gov.br)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

5 comentários


Professor Galdino

02/02/2021 - 11:53:11

Bom dia, Mary Jane. Entendemos a ansiedade das pessoas que querem ver logo seus familiares mais queridos sendo vacinados.Como pode observar no calendário divulgado pelo Governo do Estado da Bahia, os que têm mais de 75 anos começam a ser vacinados a partir do dia 8 de Fevereiro. Em outra matéria, a Prefeitura orienta como será essa vacinação aqui em Paulo Afonso.Veja em:https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/local/519366/1Se persistir alguma dúvida sobre o calendário de vacinação em Paulo Afonso, consulte a Secretaria Municipal de Saúde.


Mary Jane Morais Sobreira

02/02/2021 - 08:11:44

Peço que se for possível adcione nesta relação de vacinação a minha mãe Maria Morais Pereira, que hoje tem 81 anos e prestou serviço como técnica de enfermagem no HNAS por vários anos,a mesma reside a rua Tiradentes 64, agradeço desde já.


Erivaldo

30/01/2021 - 14:35:09

Que notícia maravilhosa! Assim o meu sogro, Manoel Pinto de Souza, pioneiro nada Chesf, lúcido com seus 97 anos será vacinado.


Elizabeth Reis

30/01/2021 - 13:47:09

Muito feliz pois minha sogra Diva Barbosa Reis, acamada com 98 anos vai ser vacinada e meus pais Hugo Quadros e Lourdes Quadros logo tbem serão e assim vamos poder velos, mesmo que ainda com toda segurança para protegelos.Grata a Deus, aos profissionais da saúde que tanto fazem por tidos e a todos que estão fazendo as vacinas chegarem.Gratidão.v


Cidadaão

30/01/2021 - 12:56:20

Que seja liberada a importação da Sputinik da Rússia pelo Governo da Bahia.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!