Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Regional

Chesf parabeniza Paulo Afonso pelos 62 anos de emancipação política

O município nasceu a partir da construção da primeira usina hidrelétrica da Chesf na região

Publicada em 28/07/20 às 20:44h - 1093 visualizações

Chesf –DEPARTAMENTO DE IMPRENSA, PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO (DPRI)


Compartilhe
Compartilhar a noticia Chesf parabeniza Paulo Afonso pelos 62 anos de emancipação política  Compartilhar a noticia Chesf parabeniza Paulo Afonso pelos 62 anos de emancipação política  Compartilhar a noticia Chesf parabeniza Paulo Afonso pelos 62 anos de emancipação política

Link da Notícia:

Chesf parabeniza Paulo Afonso pelos 62 anos de emancipação política
 (Foto: Severino Silva e José Carlos Teixeira)


Considerada a “Cidade-Berço” ou o “Coração” da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), nesta terça-feira, 28 de julho, Paulo Afonso, na Bahia, está comemorando 62 anos de emancipação política. O município nasceu a partir da inauguração pelo presidente Café Filho, em 1955, da primeira usina hidrelétrica da Empresa, Paulo Afonso I (PA-I).

Tudo começou em 1948, quando da criação da Chesf pelo Governo Federal, com a finalidade de aproveitar o potencial hidrelétrico da Cachoeira de Paulo Afonso. O acampamento de obras de PA-I ficava localizado nas terras da Fazenda Forquilha. Assim, em torno das instalações da Usina, nasceu a cidade, que foi emancipada do município de Glória, em 28 de julho de 1958.

Hoje, após sete décadas construindo nessas terras sertanejas, a Chesf possui o Complexo Hidrelétrico no município, composto pelas usinas de Paulo Afonso I, II, III e IV e Apolônio Sales (Moxotó), sendo uma das maiores capacidades instaladas dentre as usinas do Brasil.

Ao se instalar no município, a Chesf não só contribuiu para o nascimento e crescimento da cidade, como para o desenvolvimento socioeconômico da região e do Nordeste, e para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Neste ano em que a Companhia está comemorando 72 anos de história e a cidade de Paulo Afonso 62 anos de emancipação política, a Chesf parabeniza e agradece ao município e ao seu povo pela parceria, homenageando, ainda, os pioneiros que construíram os primeiros empreendimentos, as subestações e linhas de transmissão associadas. Graças a todos, a Empresa cresceu e se tornou gigante, transformando-se numa das maiores e mais importantes geradoras e transmissoras do País. Parabéns Paulo Afonso!

Origem do nome

Em 1725, período das capitanias hereditárias no Brasil, as terras onde existia uma grande queda d´água do rio São Francisco pertenciam à Capitania de Pernambuco, e o seu donatário, Duarte Coelho, doou essas terras ao português Paulo Viveiros Afonso. Desde então, as quedas d´água passaram a se chamar Cachoeira de Paulo Afonso. 

Chesf –DEPARTAMENTO DE IMPRENSA, PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO (DPRI)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Pedro Gomes

28/07/2020 - 21:21:15

Parabéns, Paulo Afonso, cidade de infinita beleza!


Marcos Antônio Lima

28/07/2020 - 21:04:09

Parabéns, Paulo Afonso. Cidade de encantos mil.👏👏👏👏


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!