Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Regional

Santa Brígida realiza a II Edição do Projeto Leitura em Movimento, o Universo Mágico do Conhecimento.

Publicada em 27/10/19 às 22:55h - 3687 visualizações

Marcos Antônio Lima


Compartilhe
Compartilhar a noticia Santa Brígida realiza a II Edição do Projeto Leitura em Movimento, o Universo Mágico do Conhecimento.  Compartilhar a noticia Santa Brígida realiza a II Edição do Projeto Leitura em Movimento, o Universo Mágico do Conhecimento.  Compartilhar a noticia Santa Brígida realiza a II Edição do Projeto Leitura em Movimento, o Universo Mágico do Conhecimento.

Link da Notícia:

Santa Brígida realiza a II Edição do Projeto Leitura em Movimento, o Universo Mágico do Conhecimento.
Edson Manoel,Secretario Municipal de Educação de Santa Brígida, abre o evento  (Foto: divulgação)

Fui convidado para uma festa literária e, logo na chegada, me deparei com a Galeria dos Poetas Santabrigidenses que mais parecia uma constelação, pois juntas as estrelas brilham com maior intensidade.

Ao observar a magnitude daqueles poetas e poetisas ali expostos, emoldurados em sua arte, exalando poesia por todos os poros, vi que naquele magnânimo cenário de cores e letras, estavam Marcos Antônio Lima e Alcivandes Santos Santana, Membros Correspondentes e representantes da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), residentes em Santa Brígida.

Fascinado ficou o poeta ao vislumbrar as mais belas silhuetas das poetisas, Lúcia Professora, Prof.ª. Zélia Ribeiro (CMPB), Lourdes (Escolas do Campo), Bernardete (Escola Municipal Mãe Ana) e Maria Auxiliadora (Dôdora-km 40). Ali também estavam os magnânimos poetas que são professores da Rede Municipal de Ensino, ou seria Professores que são poetas? Dentre eles o majestático cordelista. Prof. Rosalvo Santiago, o poeta e escritor Mário Moura, Coordenador Pedagógico (CEZPT), o magnânimo poeta repentista Zé Santana, Prof. Paulo Dionísio (CEASF-Minuim), e Prof. Sérgio Ramalho (CEZPT-Colônia).

Nesse instante eis que veio ao meu encontro, a mais sorridente de todas as poesias que os meus olhos já viram, não a poesia escrita com nanquins, mas a poesia feita de carne e sangue. O autor da magnânima obra, é também o criador das estrelas e astros, e criador do universo, o nosso DEUS. A sua obra poética, estava na forma de uma majestática professora, não uma professora qualquer, mas uma Mágica do ensino, Lúcia Professora, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental/EJA (Anos Finais - 6° ao 9° ano) que me guiou pelas mais belas veredas poéticas até chegarmos ao fabuloso palco, da mais sublime das magias de letras, a II Edição do Projeto Leitura em Movimento. O Universo Mágico do Conhecimento.

E para o encanto dos meus esmaecidos olhos e alegria dos refolhos de meu coração, vi passear por aquele canteiro de cultivo as letras, vários personagens de nossa literatura, dentre esses personagens estavam a querida Bruxinha Boa, representada pela Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Maria de Lourdes, ou singelamente, Lurdinha, que distribuía largos sorrisos e doces que adoçaram a alma. 

Enquanto Mônica, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, trajava o universo das canções, Edson Manoel (Secretario Mun.de Educação) e mago educador trajava o uniforme do Projeto Leitura em Movimento, o Universo Mágico do Conhecimento. A jovem Roseane estava de Camponesa, Adriana (agente administrativa) estava de fada, Ângela (professora UPT) estava vestida de Peter Pan Feminino, e Augusta, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental/EJA (Anos Iniciais-1° aos 5° ano) estava trajada de Chapeuzinho Vermelho.

Estava em estado de puro êxtase literário quando fui desperto pelo som vibrante da Banda Marcial do Escola Estadual Luiz Viana Filho, comandada pelo Professor Jacó, e gentilmente cedida por seu Diretor Escolar, José Antônio. Atendendo ao convite do Mágico e Mestre de cerimônia. Prof. Jorge Cavalcante e de Roseane, Mestra de cerimônia que estava trajada de Camponesa, um a um, os convidados foram compondo a mesa apreciadora.

Primeiro o Mago da Educação no município de Santa Brígida, o Secretário Edson Manoel de Araújo, depois, o Vice-Prefeito Cirineu, em seguida o vereador Cláudio Pereira Lima, o Imortal da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), Marcos Antônio Lima, o excepcional poeta repentista Zé Santana, José Antônio, diretor da Escola Estadual Luiz Viana Filho, o Professor Cícero Vieira, Pablo, Professor e coreografo, Marivônia Marques, Secretária de Cultura e Turismo, Marcos Antônio Santana Gomes representante e irmão do Prefeito Gordo de Raimundo, e o Professor Jeober, representante da APLB Sindicato dos Professores.

Todos fomos fieis apreciadores das apresentações realizadas pelas 12 Escolas que nos presentearam com as mais diversas apresentações de gêneros textuais (canções, receitas, cordéis, contos, teatro, música, paródia).

1 - Creche Mun. Luís Eduardo Magalhães;

2 - Escola Mun. Dep. Luís Eduardo Magalhães;

3 - Escola Municipal José Alves Portela;

4 - Escola Municipal Mãe Ana;

5 - Escolas Reunidas;

6 - Escolas do Campo;

7 - Escola Municipal Patrícia Pessar;

8 - Colégio Municipal Pedro Batista;

9 - Cento Educacional Zenor Pereira Teixeira (Povoado Colônia);

10 - Centro Educacional Antônio da Silva Feitosa (Povoado Minuim);

11 - Centro Educacional Alfra Barbosa Valadão (Povoado Marancó);

12 - Universidade Para Todos — UPT.

Então saí dali flutuando na felicidade que as letras me causam, e no pensamento, as palavras do Grande Mestre, e Presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso, Profº. Antônio Galdino da Silva: “Que esta semeadura da cultura, do incentivo à leitura e escrita, se espalhe por todas as escolas deste município para que daqui a alguns anos, tenhamos mais cidadãos conscientes, leitores e escritores. É muito importante que todos compreendam que a Educação de hoje vai fazer com que tenhamos amanhãs”.

(Por: Marcos Antônio Lima, poeta, escritor e Membro Correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA).

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

5 comentários


Vera vieira

20/06/2020 - 06:08:36

Ameiii o dia perfeito😍


Zélia Ribeiro

28/10/2019 - 07:43:39

Obrigada por divulgar nosso evento, poeta. Parabéns pela matéria.


Marcos Antônio Pereira de Lima

28/10/2019 - 06:16:43

Realmente foi um evento encantador. PARABÉNS aos envolvidos. Meus agradecimentos ao Jornal Folha Sertaneja, sempre divulgando os mais relevantes acontecimentos.👏👏👏👏👏👏


Marcos Antônio Pereira de Lima

28/10/2019 - 06:16:38

Realmente foi um evento encantador. PARABÉNS aos envolvidos. Meus agradecimentos ao Jornal Folha Sertaneja, sempre divulgando os mais relevantes acontecimentos.👏👏👏👏👏👏


Maria Lúcia da Silva Santos

28/10/2019 - 05:35:39

Parabéns,Poeta Marcos pela tão bela e emocionante descrição do nosso evento educativo e literário santabrigidense. Foi uma honra tê-los prestigiando o nosso evento.É preciso se encantar poeticamente para poder encantar os outros.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!