noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Política & Sociedade

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues recebe presentes e o título de Cidadão de Paulo Afonso de autoria do Vereador Marconi Daniel

Publicada em 22/12/23 às 00:35h - 344 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues recebe presentes e o título de Cidadão de Paulo Afonso de autoria do Vereador Marconi Daniel  Compartilhar a noticia Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues recebe presentes e o título de Cidadão de Paulo Afonso de autoria do Vereador Marconi Daniel  Compartilhar a noticia Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues recebe presentes e o título de Cidadão de Paulo Afonso de autoria do Vereador Marconi Daniel

Link da Notícia:

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues recebe presentes e o título de Cidadão de Paulo Afonso de autoria do Vereador Marconi Daniel
 (Foto: Antônio Galdino)

Em sua visita a Paulo Afonso em 20 de dezembro o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, quando teve a oportunidade de entregar à população obras e benefícios do governo do Estado para a população urbana e rural e indígena deste município, foi também agraciado pela comunidade de Paulo Afonso com muitos presentes e um deles outorgado por todos os vereadores da Câmara Municipal de Paulo Afonso, o título de Cidadão de Paulo Afonso.

Prefeito de Paulo Afonso em exercício, Marcondes Francisco entrega presentes ao Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues

Professora Socorro Feitosa, diretora do Colégio Estadual Quitéria Maria de Jesus (BTN) e Professor Marcos Pires, diretor do NTE-24 (Núcleo Territorial de Educação de Itaparica) entregam presentes ao Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues

Os presentes lhe foram entregues pelo Prefeito em exercício, Marcondes Francisco, pelos diretores e professores dos colégios estaduais Quitéria Maria de Jesus, do Bairro Tancredo Neves e Colégio Estadual Polivalente com gratidão pelas muitas obras de ampliação e modernização destes grandes colégios. Também o diretor do Núcleo Territorial de Educação de Itaparica, Professor Marcos Pires, presenteou o governador, em nome destes colégios e do CETEPI 1 e 2 que também receberam grandes reformas em suas instalações e renovação de equipamentos.

O título de Cidadão de Paulo Afonso entregue ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foi uma iniciativa do Vereador Marconi Daniel ainda em outubro de 2022, logo após a eleição de Jerônimo para governar Estado e se deve aos muitos investimentos que ele fez para o município de Paulo Afonso desde anos antes, em sua atuação com Secretário de Educação do Estado da Bahia, assegura o edil pauloafonsino que acrescenta:

“Nenhum Secretário de Educação do Estado da Bahia fez por Paulo Afonso o que Jerônimo fez, professor. Veja que nos últimos anos ele disponibilizou muitos milhões de reais para grandes reformas, ampliações e grande inovações em todas as grandes escolas estaduais existentes no município. No CETEPI 1 e 2, no Colégio Polivalente, no Colégio Quitéria Maria de Jesus, em todas essas escolas que reúnem milhares de estudantes as ampliações e reformas, melhoria dos equipamentos são gigantescas. Nada mais justo que homenagear esse cidadão, de origem humilde e tão preocupado em oferecer o melhor para nossos estudantes. Fui muito feliz nessa indicação, tanto que todos os vereadores da Câmara de Paulo Afonso subscreveram esse meu Projeto, aprovado por unanimidade. Jerônimo Rodrigues, hoje governador, mereceu essa homenagem, uma grande honra para os pauloafonsinos tê-lo como filho deste lugar.” Disse Marconi Daniel.

A sua empolgação quando da entrega desse título ao agora governador Jerônimo e a alegria do homenageado ao receber foram muito aplaudidas pelo grande público presente.

A proposta do Vereador Marconi Daniel, dando o título de Cidadão de Paulo Afonso ao Secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foi através do Projeto de Decreto Legislativo Nº 22, de 24 de outubro de 2022, aprovado por unanimidade na Sessão Nº 2.084, desta mesma data. Todos os vereadores também assinaram esse Decreto Legislativo que foi promulgado no dia 25/10/2022 pelo presidente do Poder Legislativo Municipal Vereador Pedro Macário Neto.

Em sua justificativa, o Vereador Marconi Daniel apresenta a história de vida simples do homenageado, que nasceu no povoado de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, no território de identidade do Médio Rio de Contas, a 400 quilômetros de Salvador. É o penúltimo filho de Seu Ziza e Dona Maria Cerqueira, que também tiveram Januário, Plácido, Maria Antônia, Thereza, Lúcia, Marta, Rita e Zeferino.

Foi criado com toda família na margem do Rio de Contas, perto do riacho da Palmeirinha, com a liderança de Mãe Veva, matriarca de toda a família. Foi neste contexto que o Jerônimo construiu seus valores morais, familiares e humanos. Cristão e católico, é um homem de fé, devoto de Nossa Senhora da Conceição, tradição que veio também do ambiente familiar.

E, continua Marconi Daniel em sua narrativa sobre Jerônimo Rodrigues:

Aos 9 anos, Jerônimo foi, pela primeira vez, estudar em Jequié, onde algumas irmãs já estavam morando com a mesma finalidade. Na cidade, estudou no Instituto de Educação Régis Pacheco e no colégio Polivalente, tendo sua formação completamente feita em escola pública. "A casa em Jequié era pequena, tinha apenas um quarto. Mas éramos irmãos unidos e felizes, sempre que seu Bizunga chegava com os alimentos vindos da Palmeirinha era uma festa", relembra. Depois do Ensino Médio, o jovem de Aiquara seguiu para Salvador com sua irmã Marta Rodrigues, para fazer um cursinho pré-vestibular.

Em 1987 foi aprovado no vestibular para o curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A faculdade era na cidade de Cruz das Almas, onde Jerônimo foi morar na casa de Tia Zai. Durante os estudos, ingressou no movimento estudantil, colocando-se na construção de um projeto político em defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade para todos.

Casado com Tatiana Velloso, engenheira agrônoma e professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), é o pai de João Gabriel.

Foi professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e atuou em órgãos da gestão de Jacques Wagner e Rui Costa.

No governo Rui Costa, Jerônimo assumiu a missão de implantar a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Na pasta, fortaleceu o diálogo do governo estadual com os movimentos do campo. Realizou entregas de títulos de áreas coletivas de comunidades tradicionais e deu protagonismo à agricultura familiar. Implantou a maior política de agroindustrialização da agricultura familiar da Bahia, fortalecendo e ampliando também os mecanismos de comercialização de produtos. Todo o trabalho garantiu a presença da SDR em todos os biomas e nos 27 territórios da Bahia.

Nas Eleições de 2018, Jerônimo mais uma vez foi fundamental, sendo o coordenador da campanha de Rui Costa, reeleito com 75,5% dos votos, entrando na história como o governador mais votado de todos os tempos na Bahia.

No novo mandato, veio o convite para o maior desafio da sua vida: assumir a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Na sua gestão, a Bahia realizou o maior investimento da história nas escolas públicas: 3,5 bilhões de reais. Foram ofertadas milhares de vagas cursos de formação profissional pelo Educar para Trabalhar. Durante a pandemia, deu apoio às famílias que mais precisavam através do Bolsa-Presença. Criou ainda o programa de ajuda financeira para assegurar a permanência de milhares de jovens na universidade com o Mais Futuro. Foi responsável por implantar o programa Dignidade Menstrual, que distribuiu absorventes gratuitamente para mais de 226 mil estudantes da rede estadual.

O Vereador Marconi Daniel concluiu a sua justificativa da proposta de título de Cidadão de Paulo Afonso para Jerônimo Rodrigues de Souza apresentando os benefícios que Paulo Afonso recebeu enquanto ele estava no cargo de Secretário de Educação do Estado da Bahia:

Benefícios que Jerônimo Trouxe para Paulo Afonso enquanto era Secretário de Educação do Estado da Bahia:

- Requalificação da Escola Carlina Barbosa de'Deus;

- Requalificação e Ampliação do Colégio Democrático Quitéria Maria de Jesus;

- Requalificação e Ampliação dos Centros Territoriais de Educação do Território Itaparica I e II.

- Requalificação e Ampliação do Colégio Polivalente de Paulo Afonso;

- Investimentos no Núcleo Regional de Educação do Território de Identidade Itaparica, e em especial na Educação Indígena.

Na final da tarde desse dia 20 de dezembro, no Parque Belvedere de Paulo Afonso, o Vereador Marconi Daniel, ao lado dos vereadores José Abel Souza, Leda Chaves (Irmã Leda), Bero do Jardim Bahia, Bero do Jardim Aeroporto, Leco e Jailson Oliveira fez a entrega solene deste título de Cidadão de Paulo Afonso ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues Souza.

Em seu discurso, o governador Jerônimo agradeceu a generosidade do autor da homenagem, Vereador Marconi Daniel e de todos os demais vereadores que subscreveram e aprovaram por unanimidade o que significa também, disse o governador, “ainda maior responsabilidade para com os meus concidadãos pauloafonsinos”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!