Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Política & Sociedade

Câmara de Paulo Afonso realiza muitas horas de sessões com muitos eventos dia 1º de janeiro

A posse dos vereadores, a eleição da mesa da Câmara e a posse do prefeito e vice-prefeito de Paulo Afonso

Publicada em 03/01/21 às 00:12h - 951 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Câmara de Paulo Afonso realiza muitas horas de sessões com muitos eventos dia 1º de janeiro  Compartilhar a noticia Câmara de Paulo Afonso realiza muitas horas de sessões com muitos eventos dia 1º de janeiro  Compartilhar a noticia Câmara de Paulo Afonso realiza muitas horas de sessões com muitos eventos dia 1º de janeiro

Link da Notícia:

Câmara de Paulo Afonso realiza muitas horas de sessões com muitos eventos dia 1º de janeiro
Os 15 vereadores empossados e o Dep. Federal Mário Negromonte Jr.  (Foto: copiadas do vídeo e do Instagram da CMPA)


Os 15 vereadores de Paulo Afonso empossados com a presença do Deputado Federal Mário Júnior

O primeiro dia do ano foi de muito trabalho para os 15 vereadores e funcionários da Câmara Municipal quando realizaram sessões seguidas das 15 até às 21 horas para atender aos vários eventos programados para esse dia 1º de janeiro de 2021.

Em face das exigências dos decretos que restringem a aglomeração de pessoas as sessões foram todas online e delas apenas participaram os vereadores, só até três pessoas nos gabinetes e os funcionários da Câmara estritamente necessários para a realização dessas atividades do Poder Legislativo Municipal.

Em um primeiro momento, o vereador mais idoso da Câmara, coincidentemente o ex-presidente Pedro Macário Neto, presidiu a Sessão Solene de posse dos 15 vereadores que irão legislar na 16ª Legislatura da CMPA que compreende o período de 1º de janeiro de 2021 1 31 de dezembro de 2024.

Neste ato, foram empossados os nove vereadores reeleitos em 15 de novembro:

Pedro Macário(DEM), Bero do Jardim Aeroporto(DEM), Jean Roubert(PSD), Leco(PSD), Marconi Daniel (PODE), Zé de Abel(PSC), Zezinho do INPS(PP), Irmã Leda(PDT), Bero do Jardim Bahia(PSB).

E os seis novos vereadores também eleitos em 15 de novembro:

Paulo Tatu(PP), Jailson Oliveira(DEM), Valmir Rocha(PCdoB), Gilmário Marinho(PODE), Keko do Benone(AVANTE) e Evinha Oliveira(SOLIDARIEDADE).

Com essa composição, a Câmara Municipal de Paulo Afonso volta ter duas mulheres vereadoras – Irmã Leda e Evinha Oliveira, fato que não acontecia há muitos anos.

Partidariamente, a Câmara de Paulo Afonso ficou assim representada:

Três vereadores do DEM (Pedro Macário, Bero do Jardim Aeroporto e Jailson Oliveira), dois vereadores do PP (Paulo Tatu e Zezinho do INPS), dois vereadores do PODEMOS (Marconi Daniel e Gilmário Marinho), dois vereadores do PSD (Jean Roubert e Leco), um vereador do PSC (Zé de Abel), um vereador do PSB (Bero do Jardim Bahia), uma vereadora do PDT (Irmã Leda), uma vereadora do SOLIDARIEDADE (Evinha Oliveira), um vereador do PCdoB (Valmir Rocha) e um vereador do AVANTE (Keko do Benone).

11 vereadores foram eleitos por partidos que apoiaram a chapa do candidato eleito Luiz de Deus:

Pedro Macário(DEM), Bero do Jardim Aeroporto(DEM), Jailson Oliveira(DEM), Jean Roubert(PSD) e Leco(PSD), Zezinho do INPS(PP), Paulo Tatu(PP), Zé de Abel(PSC), Irmã Leda(PDT), Valmir Rocha(PCdoB), Keko do Benone(AVANTE).

4 vereadores foram eleitos em partidos que faziam oposição à chapa eleita com Luiz de Deus e Marcondes Francisco: Marconi Daniel (PODE), Gilmário Marinho(PODE), Bero do Jardim Bahia(PSB), Evinha Oliveira(SOLIDARIEDADE).

Vereadores elegem Pedro Macário para a presidência da Câmara, por unanimidade 

Empossados os vereadores passaram a votar para a composição da mesa da Câmara. Foi apresentada apenas uma chapa formada por Pedro Macário Neto – DEM - (presidente), Zé de Abel – PSC - (vice-presidente), Irmã Leda – PDT - (1ª secretária) e Paulo Tatu – PP – 2º secretário.

A chapa foi votada pela unanimidade dos 15 vereadores.

Ao ser empossado, o vereador Pedro Macário Neto, chega ao seu 7º mandato como vereador e à presidência da Câmara Municipal de Paulo Afonso pela terceira vez.

No discurso de cada um dos vereadores, a mensagens de agradecimento aos eleitores, aos familiares e aos amigos. Muitos receberam muitos aplausos e viveram momentos de grande emoção ao falaram de sua vida pessoal, da sua luta. Especialmente os novos vereadores que falaram dos seus projetos e dos seus sonhos para o futuro.

Evinha, que há anos administra uma ONG – Anjos Negros – que presta grande serviço a pessoas carentes de Paulo Afonso homenageou algumas mulheres como representantes das muitas a que sua ONG assiste. Valmir Rocha lembrou sua longa vida de empresário, comerciante e disse da necessidade que vê de Paulo Afonso ter indústrias para gerar emprego e renda.

Keko do Benone, falou da sua vida humilde e se emocionou ao falar da sua mãe que lutou a vida toda, vivendo de reciclagens para sustentar a família. Foi muito elogiado pelo Deputado Mário Júnior que se disse tocado pela sua fala e que podia contar com ele.

Jean Roubert, Leco e vários outros falaram da importância do Turismo. Um discurso importante e repetido que precisa sair para a prática, embora, como lembrou também Mário Júnior, de fato, temos muito para ser uma referência nacional como município turístico, já colocado pelo Ministério do Turismo, há anos atrás, entre os 115 destinos turísticos do Brasil. Mas tem faltado apoios e gestão eficiente. Acabando a pandemia é a oportunidade de buscar essa referência nacional.

O Deputado Mário Júnior lembrou de sua luta em benefício de Paulo Afonso. Falou da sua alegria por essa união com Luiz de Deus, acabando uma encrenca familiar que já durava 35 anos, listou inúmeras ações que vem desenvolvendo em benefício de Paulo Afonso, terra onde nasceu, no Hospital da Chesf, para o qual está buscando vários benefícios e reafirmou o seu desejo de, através dessa união de forças com o prefeito eleito Luiz de Deus, procurar fazer muito mais por Paulo Afonso.

O presidente Pedro Macário concluiu os trabalhos desta sessão de posse dos vereadores e de eleição da mesa diretora apenas agradecendo. Foi só elogios àqueles que, por unanimidade o elegeram para a presidência da Câmara, cargo que ocupa pela terceira vez.

Prefeito Luiz de Deus e vice-prefeito Marcondes Francisco são empossados pela Câmara Municipal de Paulo Afonso

Concluídas estas partes a Câmara passou a realizar a sessão de posse do prefeito eleito Luiz Barbosa de Deus e do vice-prefeito Marcondes Francisco dos Santos que foi vereador por 8 legislaturas consecutivas.

A solenidade, iniciada perto das 20 horas e 30 minutos com a execução do hino nacional brasileiro foi breve. 

Nela, de forma remota, após a execução do hino nacional, o prefeito Luiz de Deus leu o seu juramento de posse, sendo empossado pelo presidente da Câmara Vereador Pedro Macário.

Essa foi a primeira imagem do prefeito Luiz de Deus depois que ele viajou para São Paulo para tratamento da Covid. A sua aparência boa levou muitas pessoas que acompanhavam a transmissão deixarem mensagens de entusiasmo e de contentamento pelo seu retorno. As informações sobre de onde estava sendo feita a transmissão deste ato não foram passadas aos ouvintes. Havia especulações que o prefeito estaria falando de sua casa em Paulo Afonso ou de sua fazenda, em Sergipe onde estaria se recuperando depois de deixar o hospital em São Paulo.

Em seguida foi a vez do vice-prefeito Marcondes Francisco ler o seu juramento de posse e ser empossado pelo presidente da Câmara. 

O prefeito Luiz de Deus não fez nenhum discurso. Quem falou em nome dos eleitos foi o vice-prefeito Marcondes Francisco que disse da sua alegria de compor esta gestão municipal ao lado do Dr, Luiz de Deus, com quem começou na política em 1988 quando foi eleito vereador pela primeira vez.

Embora a transmissão fosse muito comprometida com muitas falhas de imagem e de áudio, entendeu-se o seu compromisso de se doar para honrar a votação que foi dada para a sua eleição e do prefeito e que tudo faria para apoiar a gestão em benefício de todos os moradores população de Paulo Afonso.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!