Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Política & Sociedade

Câmara de Paulo Afonso terá mais uma vereadora, numa renovação já esperada

Publicada em 16/11/20 às 20:52h - 2324 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Câmara de Paulo Afonso terá mais uma vereadora, numa renovação já esperada  Compartilhar a noticia Câmara de Paulo Afonso terá mais uma vereadora, numa renovação já esperada  Compartilhar a noticia Câmara de Paulo Afonso terá mais uma vereadora, numa renovação já esperada

Link da Notícia:

Câmara de Paulo Afonso terá mais uma vereadora, numa renovação já esperada
 (Foto: Arq. Folha Sertaneja e Facebook)


O quadriênio 2021/2024, da Câmara Municipal de Paulo Afonso terá mais uma mulher no quadro de vereadores de Paulo Afonso onde poucas mulheres têm atuado ao longo da sua história.

Ao longo de sua história de 61 anos, a serem comemorados no dia 07 de abril, a Câmara Municipal de Paulo Afonso teve oito mulheres como vereadoras, duas delas ainda na primeira Legislatura: Dinalva Simões Tourinho e Lisette Alves dos Santos.

A vereadora Dinalva Tourinho foi eleita, segundo o saudoso Diogo Andrade Brito, também eleito para aquela primeira legislatura “graças a grande influência do seu pai, Enoch Pimentel Tourinho, então chefe do Serviço de Transporte da Chesf e principal articulador para a construção do Ginásio Paulo Afonso, o GPA”.

E, dizia mais Diogo, “essa influência também ajudou na sua eleição como primeira presidente do Legislativo Municipal mas a vereadora, que já estudava em Salvador teve pouca atuação na Câmara de Paulo Afonso. Já na terceira sessão da Câmara licenciou-se por 60 dias para continuar seus estudos na capital do Estado e retornou à Câmara nas férias escolares do meio do ano. Em 20 de outubro de 1959 afastou-se em definitivo do Legislativo Municipal sendo a presidência ocupada pelo vice-presidente, vereador Luiz Mendes Magalhães”.

Depois dessa primeira legislatura, que se encerrou em 7 de abril de 1963, só na 7ª Legislatura, 20 anos depois,  de 1º de janeiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988, a Câmara de Paulo Afonso voltou a ter mulheres entre os vereadores, quando foram eleitas, em outubro de 1982 e empossadas em 01/01/1983, as vereadoras Maria José Barros Lins e Francisca Barros de Sousa Siebert, num quadro de 13 vereadores.

Como Dinalva, a médica Francisca Barros também exerceu a presidência do Legislativo Municipal de Paulo Afonso, no período de 01 de março de 1984 a 31 de dezembro de 1985. Tendo sido eleita Vice-Prefeita na chapa do também vereador José Ivaldo de Brito Ferreira, assumiu este cargo no Executivo Municipal em 1º de janeiro de 1986.

Com as saídas dos vereadores José Ivaldo e Francisca Barros, assumiram os suplentes Alcione Almeida, também médico, e João Francisco de Brito.

Em 1989, na 8ª legislatura municipal que foi até 31 de dezembro de 1992, ainda com 13 vereadores, ocupa uma cadeira na Câmara outra médica, Nélia Correia da Silva Souza que teve uma atuação destacada na Câmara Municipal Constituinte, instalada em 10 de novembro de 1989, cujos trabalhos resultaram na criação da Lei Orgânica do Município de Paulo Afonso, promulgada em 21 de junho de 1990. O presidente da Câmara Constituinte foi o vereador Luiz Carlos de Carvalho.

Na 9ª legislatura, de 1º de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996, agora com 15 vereadores, a suplente de vereadora Ivanete Avelino Bento assume a cadeira deixada pelo vereador Orlando Carvalho Lima, cassado pelo Poder Legislativo em 4 de julho de 1994.

Ivanete Bento é reeleita nas duas legislaturas seguintes, a 10ª, de 1º de janeiro de 1998 a 31 de dezembro de 2001, com 15 vereadores e a 11ª legislatura, de 1º de janeiro de 2002 a 31 de dezembro de 2004, com 17 vereadores.

Na 11ª legislatura também se reelege Francisca Barros Siebert, para outro mandato na Câmara de Paulo Afonso e elege-se Risalva Maria de Toledo, pioneira da emancipação política de Paulo Afonso que havia sido vice-prefeita na gestão do prefeito Luiz Barbosa de Deus. Esta 11ª legislatura da Câmara de Paulo Afonso, com 17 vereadores, teve três mulheres: Ivanete Bento (em seu terceiro mandato), Francisca Barros (no segundo mandato) e Risalva Toledo.

Para a 12ª legislatura, de 01 de janeiro de 2005 a dezembro de 2008, com 11 vereadores, foi eleita Vanessa Rodrigues Barbosa de Deus.

Somente no final do ano de 2014, com a morte do vereador Juvenal Teixeira Lima, a suplente de vereadora Leda Chaves, a Irmã Leda, assumiu a sua vaga, permanecendo até o final da legislatura, em 2016 quando foi eleita e cumpriu o seu mandato integral.

Nestas eleições de 2020, a vereadora Irmã Leda se reelegeu pelo PDT e também foi eleita Evinha Oliveira, pelo Solidariedade.

Assim, na legislatura 2021/2024, a Câmara Municipal de Paulo Afonso volta a ter duas mulheres no plenário desta Casa Legislativa, como foi na 1ª Legislatura.

Além desse fato, a Câmara iniciará seus trabalhos no próximo ano com a presença de seis novos vereadores, dentre eles, Evinha.

Nestas eleições, não conseguiram se eleger o vereador Mario Cesar Barreto Azevedo, conhecido como Mário Galinho, do Solidariedade, que optou por concorrer ao cargo de prefeito e por pouco não chegou lá. Também não continuará a sua caminhada já de oito mandatos consecutivos o vereador Marcondes Francisco dos Santos, do PSD, eleito vice-prefeito com o Prefeito Luiz de Deus.

Outros que não conseguiram votos suficientes para permanecer na Câmara nesta legislatura foram os vereadores Edilson Medeiros de Freitas, conhecido como Edilson do Hospital, Lourival Moreira dos Santos, Cícero Bezerra de Andrade e José Carlos Coelho, conhecido com Zé Carlos do BTN, num total de seis vereadores.

Para ocupar os seus lugares foram eleitos: Paulo Tatu (PP), Jailson Oliveira (DEM), Valmir Rocha (PCdoB), Gilmário Marinho (PODEMOS), Evinha Oliveira (SOLIDARIEDADE) e Keko do Benone (AVANTE).

Veja a nova composição da Câmara Municipal de Paulo Afonso para o quadriênio 2021/2024.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!