noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Política & Sociedade

O Italiano Dom Guido Zendron, 5º Bispo Diocesano de Paulo Afonso, recebe o título de cidadão pauloafonsino

Ele foi ordenado bispo em 17 de Maio de 2008 em Salvador e em Paulo Afonso ocupou a vaga deixada por D. Esmeraldo Barreto, atual vice-presidente da CNBB.

Publicada em 20/05/19 às 20:04h - 1775 visualizações

Antônio Galdino, como Luiz Brito DRT/BA 3.913 - Ascom CMPA e Niedja Torquato


Compartilhe
Compartilhar a noticia O Italiano Dom Guido Zendron, 5º Bispo Diocesano de Paulo Afonso, recebe o título de cidadão pauloafonsino  Compartilhar a noticia O Italiano Dom Guido Zendron, 5º Bispo Diocesano de Paulo Afonso, recebe o título de cidadão pauloafonsino  Compartilhar a noticia O Italiano Dom Guido Zendron, 5º Bispo Diocesano de Paulo Afonso, recebe o título de cidadão pauloafonsino

Link da Notícia:

O Italiano Dom Guido Zendron, 5º Bispo Diocesano de Paulo Afonso, recebe o título de cidadão pauloafonsino
 (Foto: Arquivo da Folha Sertaneja e divulgação)

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, o bispo da diocese de Paulo Afonso, dom Guido Zendron, recebeu o título de cidadão pauloafonsino em sessão solene na Câmara de Vereadores do município, ao lado de personalidades de diversos setores da sociedade.

O título foi conferido a partir de uma indicação do vereador Marconi Daniel Melo Alencar. “Dom Guido é uma pessoa que semeia o bem por Paulo Afonso e pelos municípios vizinhos. É um grande exemplo. Uma pessoa que está sempre atenta principalmente a defender o menos favorecido, aquele que realmente precisa de um apoio, de uma atenção”, destacou o vereador Marconi Daniel.

O presidente da Câmara, Vereador Pedro Macário Neto reforçou a representatividade de dom Guido para o município. “Dom Guido Zendron é uma marca da ética e da família. Essa é uma referência belíssima da Câmara, por tudo que ele faz para a nossa cidade”, destacou Macário.

O vereador Jean Roubert parabeniza o mais novo cidadão de Paulo Afonso, Guido Zendron, Bispo Diocesano. “Esse título é justo e merecedor, que revela o grande homem, missionário e educador, Paulo Afonso só tem a ganhar com mais um grande pauloafonsino, de grande envergadura e grande senso de responsabilidade, que é Vossa Excelência. Parabéns ao mais novo cidadão de Paulo Afonso.”

De acordo com a lei, o Título de Cidadania é a mais alta honraria que a Câmara Municipal concede em nome do povo pauloafonsino e, homenageia pessoas que tenham, de forma direta ou indireta, prestado serviços relevantes à comunidade, trazendo significativa contribuição para o município, pelo exercício de suas atividades, sejam públicas ou privadas, tornando essas pessoas filhas deste município.

No seu discurso, Dom Guido lembrou que, mesmo nesses tempos difíceis, a igreja continua acreditando na política como força estrutural de transformação da sociedade e destacou que o primeiro mandamento do cristianismo é a compaixão pelos mais necessitados.

Dom Guido Zendron, nasceu em Lisignago/Trento (Itália), em 7 de março de 1954. Fez os estudos primário e secundário no seminário de Trento, sendo ordenado sacerdote no dia 26 de junho de 1978 e incardinado na sua arquidiocese natal.

Ainda em Trento, foi vice-pároco em Pergine e pároco em Vigolo Vattaro. Durante 15 anos exerceu o sacerdócio na Itália, onde ingressou no Movimento Comunhão e Libertação, pertencendo ao clero da arquidiocese de Trento,

Em 1994 quando chegou ao Brasil ficando a serviço da Igreja na Arquidiocese de Salvador, como sacerdote fidei donum, onde desenvolveu várias funções, desde reitor do Santuário Nossa Senhora Educadora até vigário e pároco, diretor espiritual da Faculdade Social da Bahia, coordenador de catequese, entre outras funções.

Ele foi vigário paroquial da paróquia Cristo Redentor (Chapada do Rio Vermelho) e da paróquia de Santo André (Nordeste de Amaralina) onde estava quando foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI, em 12 de março de 2008 para ocupar a vaga deixada por Dom Esmeraldo Barreto de Farias, (eleito em 2019 como vice-presidente da CNBB) na diocese de Paulo Afonso, sendo o quinto bispo desta diocese, criada em 14 de Setembro de 1971, pelo Papa Paulo VI pela Bula Papal “Pastoral Munus”.

Foram bispos da Diocese de Paulo Afonso, antes do Dom Guido Zendron: Dom Jackson Berenguer Prado (1971/1982), Dom Aloysio Leal Pena (1984/1988), Dom Mário Zanetta (1988/1998), Dom Esmeraldo Barreto de Farias (2000/2007).

(Antônio Galdino, como Luiz Brito DRT/BA 3.913 - Ascom CMPA e Niedja Torquato)


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!