noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Opinião/Reflexão/Crônica

A vacina como medida de prevenção de doenças: um marco na história da humanidade

Publicada em 15/03/21 às 22:43h - 667 visualizações

Vitor Batista dos Santos e Juliana Ribeiro dos Santos Costa


Compartilhe
Compartilhar a noticia A vacina como medida de prevenção de doenças: um marco na história da humanidade  Compartilhar a noticia A vacina como medida de prevenção de doenças: um marco na história da humanidade  Compartilhar a noticia A vacina como medida de prevenção de doenças: um marco na história da humanidade

Link da Notícia:

A vacina como medida de prevenção de doenças: um marco na história da humanidade
 (Foto: Da net)


A vacinação representa um marco na história da humanidade, no enfrentamento, prevenção, controle de doenças e promoção da saúde pública. Desde seu surgimento, por volta do século XVIII, a vacina é responsável pela erradicação de várias doenças infectocontagiosas no mundo, por meio da imunização da população, através de campanhas de vacinação.

A história da vacina teve início há mais de um milênio no continente asiático, mais especificamente, na China. Todavia, foi o médico e cientista inglês Edward Jenner o responsável pela descoberta da primeira vacina a qual se tem registro. Esta trajetória iniciou com o surgimento da varíola no continente europeu, uma doença altamente infectocontagiosa causada pelo vírus da varíola “orthopoxvirus variolae” (nome científico) que causa sintomas como febre alta, dores de cabeça e no corpo, mal-estar, lesões na pele e morte.

A vacina contra a varíola no início sofreu resistências, todavia, sua importância e eficácia foram comprovadas e reconhecidas através de respostas imunológicas positivas, sendo adotada a nível mundial, tornando a varíola à primeira doença viral erradicada globalmente, por meio da vacinação em massa.

No Brasil a vacina remonta a 1804, e teve sua trajetória marcada por conflitos. Em 1904, o Rio de Janeiro, capital do país na época, sofria com a falta de saneamento básico, fato que desencadeou uma série de epidemias, incluindo a peste bubônica, a febre amarela e a varíola. Com o intuito de reduzir essas enfermidades, o médico e sanitarista Oswaldo Cruz, iniciou a efetivação de estratégias como a remoção de lixo, entre outras medidas mais extremas como a Lei da Vacina Obrigatória, a qual instituía a população a obrigatoriedade da vacinação profilática contra varíola, resultando na insatisfação da população, devido ao desconhecimento e insegurança em relação à vacina.

O descontentamento da população decorrente da obrigatoriedade da vacina gerou protestos e consequentemente confrontos entre a população, as forças policiais e profissionais da saúde, conflito que ficou conhecido historicamente, como a Revolta da Vacina. A Lei da Vacina Obrigatória foi revogada em 16 de novembro 1904, todavia, a Revolta da Vacina vitimou inúmeras pessoas (mortos, feridos e presos).

A vacina representa um longo percurso histórico, constituindo uma das maiores conquistas da humanidade que proporciona a profilaxia e enfrentamento de doenças graves. Para tal, tem sido empreendidos além de investimentos financeiros e tecnológicos, grandes esforços de cientistas e pesquisadores no desenvolvimento, produção e aplicação de vacina em massa, para controle e/ou erradicação de diversas doenças, ao longo da história da humanidade.

Sem dúvida a imunização através das vacinas tem possibilitado a prevenção e evitado a disseminação de doenças infectocontagiosas causadas por vírus e bactérias. No Brasil, por exemplo, existe um Programa Nacional de Imunização (PNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo atuar na prevenção e combate de doenças, e para isto, disponibiliza gratuitamente uma diversidade de vacinas a população em todas as faixas de idade.

As Campanhas Nacionais de Imunização erradicaram a varíola (1973), a poliomielite (1989), e atualmente, o Programa de Vacinação atua no controle de doenças como o tétano, febre amarela, formas graves de tuberculose, coqueluche, caxumba, sarampo, rubéola, gripe, influenza H1N1... E, mais recentemente, as tão sonhadas e esperadas vacinas contra a COVID-19, trazendo-nos a esperança de dias melhores.

Os benefícios da imunização através das vacinas são evidentes, e quanto maior o número de pessoas vacinadas e protegidas, maiores são as chances de controle e erradicação de doenças imunopreveníveis, evitando assim, perdas humanas para as doenças infectocontagiosas.

A IMUNIZAÇÃO POR MEIO DA VACINA, EVITA DOENÇAS E SALVA VIDAS!




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

5 comentários


ARISTOFANES MUNIZ FERNANDES

19/03/2021 - 08:06:48

Excelente, parabéns aos Autores, trazendo o passado para o presente.


GEISA

16/03/2021 - 09:49:18

Parabéns a todos🙏❤


Fernanda

16/03/2021 - 09:45:56

Texto maravilhoso! Esclarecedor! A importância da vacina no mundo! Parabéns aos autores!


Gisele

16/03/2021 - 09:43:39

Artigo muito bem escrito, os autores trás pontos do passado que precisam ser refletidos para o atual momento, pois quando conhecemos o passado temos ferramentas para montar estratégias no combate às novas moléstias e Não comenter erros que poderiam ser evitados,todavia quando conhecendo o passado planejamos o futuro de maneira segura. Entretanto, o desserviço e a desinformação de governos autoritários e ignorantes prejudicam essa busca pela cura. Discursos de ódio e o NEGACIONISMO do governo põe em descrédito a vacina,o que não ajuda no combate à pandemia. Um governo que vaii contra a ciência sem nenhuma base científica tem a forte tendência de não conseguir frear as mortes. Precisamos urgente de uma mudança de postura do governo federal ou não sairemos tão cedo desse desastre.


Laís

16/03/2021 - 09:31:07

Parabéns aos autores da reflexão. Não tinha conhecimento de que já teve Lei da Vacina Obrigatória.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!