Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Opinião/Reflexão/Crônica

Festa literária em Porto da Folha – Sergipe

Publicada em 19/02/20 às 20:15h - 1702 visualizações

Marcos Antônio Lima


Compartilhe
Compartilhar a noticia Festa literária em Porto da Folha – Sergipe  Compartilhar a noticia Festa literária em Porto da Folha – Sergipe  Compartilhar a noticia Festa literária em Porto da Folha – Sergipe

Link da Notícia:

Festa literária em Porto da Folha – Sergipe
 (Foto: Nilton Alcântara – www.seliganamusica.com.br)

O sol dava as primeiras pinceladas de tons violáceos no horizonte quando saímos de Santa Brígida - BA, a terra de Pedro Batista e Madrinha Dodô, rumo a Porto da Folha em Sergipe. O cenário nordestino havia se vestido de verde, pois as lágrimas de Deus haviam banhado seu solo. Eis que dentro do ônibus escolar, gentilmente cedido pelo Secretário Municipal de Educação de Santa Brígida: Edson Manoel, jovens talentos embaraçaram levando a sua arte e sonhos. 

Uns, atores e atrizes, adolescentes do grupo de Teatro da Escola Municipal Pedro Batista, conduzidos pelas magnânimas Coordenadoras Pedagógicas: Maria de Lourdes e Lúcia Professora. Esses jovens talentos das artes cênicas foram com o intuito de apresentar, e apresentaram sublimemente bem, a peça teatral O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

Outros, escritores e escritoras mirins proliferados dos Projetos de Leitura: Luz do Aprender, coordenado pela Prof.ª. Carmem Silva, Leitura em Movimento (Secretaria de Educação de Santa Brígida) e Os Aventureiros da Leitura, coordenado pela bibliotecária e poetisa Lúcia Nascimento. 

Ainda compuseram esse grande time de fomentadores literários (as), a poetisa Patrícia Santos (Paulo Afonso), o Profº. E Poeta; Alex Xela (Paulo Afonso), o jovem poeta Jhonatas Magalhães (Santa Brígida), o radialista J. Negrito do Site Se Liga na Música (Paulo Afonso), Maiara Santos (Santa Brígida), e o escritor Marcos Antônio Lima (Membro Fundador da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano – ALAS –  e Membro Correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA).

Ao chegarmos na aconchegante cidade de Porto da Folha fomos gentilmente recepcionados pelo anfitrião do Iº Encontro de Escritores & Leitores Portofolhenses e Convidados, escritor e acadêmico da ALAS, o confrade Idenilson Albuquerque. Após subirmos os degraus que dava acesso ao auditório, muito bem ornamentado, digno do glamour dos encontros literários, fomos convidados a degustar do delicioso café da culinária sergipana. 

Nesse ínterim, eis que veio até nós, quão exuberante quanto a própria poesia, a poetisa Carla Daniely, uma das organizadoras do evento juntamente com a amabilíssima Meire Feitas. Confesso que fui surpreendido pela elevada estatura de Carla, já que eu a imaginava em estatura mediana, no entanto não fui surpreendido por sua gentileza e amabilidade, isso ela sempre demonstrou através das redes sociais.

Grandes intelectos e fomentadores das letras se fizeram presentes, dentre eles, os confrades: Domingos Pascoal da Academia Sergipana de Letras, e grande semeador literário; Tinho Santana – Presidente da Academia Canindeense de Letras e Artes (ACLAS) e propulsor dos encontros municipais; Prof. Uberlange – Presidente da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS); Prof. Carlos Alexandre da Academia Gloriense de Letras (AGL), além dos confrades Dr. Edson Alexandre, Padre Antônio, Poeta Vavá e das confreiras Marcia Fernanda, Leunira Batista e Lenaura Feitosa, todos (as) da ALAS. 

Além de escritores e escritoras Porto-Folhenses, estiveram presentes os jovens escritores da Academia de Letras Estudantil de Japoatã – ALEJ, Academia Japoatanense de Letras e Artes – AJLA, Juventude Estudantil  de Águas Belas – PE, Academia de Letras Estudantil de Sergipe – ALESE, e escritores, e escritoras de Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Bahia que foi representada pela Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, Secretaria Municipal de Educação de Santa Brígida, e escritores, e escritoras de Paulo Afonso.

Assim, podemos dizer que o Iº Encontro de Escritores e Leitores Portofolhenses e Convidados, como já era esperado desde a sua fundação, foi um grande e magnânimo sucesso, com os mais variados gêneros literários: poesias, crônicas, contos e cordéis, Onde sonhadores (as) deram asas aos seus sonhos e pousaram na infinita e bela realidade do universo das letras. 

E como forma de estimular aos fomentadores(as) literário(as), foi entregue, pela amabilidade da Comissão Organizadora composta por Idenilson Albuquerque (ALAS), Carla Daniely (Poetisa) e Meire Freitas (Bibliotecária), o 1º Prêmio Literário “Os Desbravadores do Sertão”.

Vida longa à cultura e sua diversidade literária, vida longa ao Encontro de Escritores & Leitores Portofolhenses e Convidados. Parabéns a todos e todas que fizeram desse belíssimo evento, uma verdadeira festa das letras.

Por Marcos Antônio Lima

Membro da ALPA, Cadeira 28 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Marcos Antônio Pereira de Lima

20/02/2020 - 08:22:46

Foi um evento memorável, do qual não me canso de parabenizar aos organizadores: Idenilson Albuquerque, Carla Daniely e Meire Freitas. Grato ao Folha Sertaneja pela matéria. Vida longa aos Encontros de Escritores! Vida longa ao Jornal Folha Sertaneja!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!