Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Opinião/Reflexão/Crônica

II Feira de Empreendimento, Tecnologia e Ciências do Ciepa – considerações

Publicada em 02/12/19 às 12:33h - 1207 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia II Feira de Empreendimento, Tecnologia e Ciências do Ciepa – considerações  Compartilhar a noticia II Feira de Empreendimento, Tecnologia e Ciências do Ciepa – considerações  Compartilhar a noticia II Feira de Empreendimento, Tecnologia e Ciências do Ciepa – considerações

Link da Notícia:

II Feira de Empreendimento, Tecnologia e Ciências do Ciepa – considerações
Foto 1 - fotos históricas: Professor Nery e alunos do CETEPI-1; Foto 2: Evento do CETEPI-1 em 18/08/2012; foto 3: professores e alunos premiados em projeto da NASA  (Foto: Arq. Jornal Folha Sertaneja)

Aconteceu no Cetepi-1 na sexta passada. Não tive a honra de comparecer. Não pude. Sábado pela manhã, testemunhei o fim de festa na minha visita semanal a Picolé, Mel e Pretinha, meus velhos amigos caninos que frequentavam as minhas aulas no colégio. Entravam na sala e, quando os alunos não se incomodavam, davam um belo exemplo de entrosamento e participação. A impressão que eu tinha era que queriam aprender um pouco de inglês. Amigo é para essas coisas, e não posso deixar de levar, todo sábado ou domingo, um manjar melhorado para quem primeiro se nos deu em amor.


O professor Edson Barreto descreveu o evento com maestria. Sem demérito para os demais, feliz da comunidade educacional que tem Edson, Rui, Carlão, Saúde, Flávia, Adélia, Jamile, como professores agora sob o comando do professor Wallace.  Os alunos – essa a minha leitura das fotos – reagem com comprometimento e pro-atividade. Uma das razões do sucesso de algumas escolas é manter o aluno no ambiente escolar o maior espaço de tempo possível.


Eventos dessa natureza convidam o sucesso e provam que educação de qualidade não pressupõe, necessariamente, instalações de primeiro mundo. Platão dava aulas no jardim Academus e Cristo nos legou suas doces e profundas parábolas à beira da praia e nos cumes dos montes. O Cetepí recebeu, recentemente, diploma nada menos que da NASA, agência espacial americana.

(Os professores Manoel Pereira (Físico) e Maria Saúde (Bióloga), ambos do Centro Territorial De Educação Profissional De Itaparica- CETEPI 1- juntamente com seus alunos Victor Martins e Letícia Correia, receberam certificados do programa GARATÉA-ISS, que faz parte do projeto americano Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), ligados a NASA) (Na foto, a partir da esquerda:  Letícia Correia, Maria Saúde, Manoel Pereira e Victor Martins).


O sucesso dos jovens cientistas e empreendedores do Cetepi não foi resultado de cotas de incentivo. Eles batalharam, foram à luta (luta de estudante é estudar) e não se apoiaram em nenhum tipo de vitimização para progredir. Devem ter lido que “do suor do teu rosto comerás” e que transpiração é muito mais importante que inspiração.

Imagine o leitor se a instituição Cetepi tivesse sido contemplada com os rios de dinheiro que instituições de educação do passado de Paulo Afonso receberam! Teria chegado muito mais longe em muito menos tempo.


Apreciamos profundamente o brio e a garra dos alunos e professores do Ciepa. Ousamos falar em nome da comunidade. Acreditamos estar traduzindo a consideração e o respeito do povo da nossa cidade e observamos enfaticamente que o Cetepi já merecia das nossas autoridades um projeto compreensivo de urbanização. Afinal, um pouco de conforto não faz mal a ninguém. 

Francisco Nery Júnior

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!