Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Opinião/Reflexão/Crônica

Tombo, bendito tombo – para os amantes da crônica

Publicada em 19/11/19 às 21:56h - 1167 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia Tombo, bendito tombo – para os amantes da crônica  Compartilhar a noticia Tombo, bendito tombo – para os amantes da crônica  Compartilhar a noticia Tombo, bendito tombo – para os amantes da crônica

Link da Notícia:

Tombo, bendito tombo – para os amantes da crônica
 (Foto: imagem ilustrativa)

Em Toulouse, vi uma senhora levar um tombo. Foi o único que testemunhei na França. (Um “spike” havia sido esquecido no chão do Capitólio na festa da noite anterior.) Nas calçadas da França, não se leva tombo. Nas calçadas de Paulo Afonso, a vontade é adiantar o uso da bengala. Só não a uso, então, por proibição expressa da esposa e por desconfiar que nossos órgãos de segurança temem o uso da bengala como arma pelos malandros. Há infinitas maneiras de transformar as saudosas bengalas em espadas e punhais.


Tombo é terrível. Para os mais velhos, pode ser fatal. Uma bacia quebrada quase sempre significa o começo do fim para os que a ética – ou a moda – manda chamar de terceira idade. Após vinte anos de casamento, uma das principais diversões da minha mulher é contar os tombos que levo nas calçadas da nossa cidade. “Levante os pés”, costuma dizer. “Olhe por onde anda”, costuma bradar. Não adianta. Os tombos se fizeram os meus inimigos mortais; renitentes, perigosos, insensíveis e brutais.


Interessante que, todas as vezes que levo um tombo, vou mais para a frente. Ando mais rápido. Até ganho a parada para a minha esposa, mais nova do que eu. Me recomponho, empertigado me torno e, altaneiro, prossigo. E chego a bom termo. Repetindo a sabedoria popular do Nordeste, os tombos botam o cabra pra frente. A senhora francesa do primeiro parágrafo continuou a marcha para a frente com muito mais altivez. Caminhou mais segura. Alcançou com mais segurança o seu objetivo.


O leitor sabe bem que o inimigo, muitas vezes querendo fazer o mal, faz o bem para o desafeto. Já leu e sabe que [isto] está escrito. Lembro que logo após terem sido demitidos do Colepa, o professor Marcos foi admitido como professor da Universidade Federal da Paraíba e o professor Hilton passou no concorridíssimo concurso do Banco do Brasil. Se Moisés não tivesse sido “demitido” da corte do Egito, hoje estaria a jazer numa tumba poeirenta do Vale dos Reis.


Assim sendo, benditos os nossos tombos. Nada de prostração. Nada de ficar no chão. Nada de resmungo ou desilusão. Mesmo que venham acompanhados do inevitável e redentor palavrão, o importante é a volta por cima.

Quanto aos causadores dos tombos, nada a acrescentar. A prestação de contas, esta não está na nossa área de competência.

Francisco Nery Júnior




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Literato

23/11/2019 - 13:21:13

Bravo, bravíssimo.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!