noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Opinião/Reflexão/Crônica

ALIVIANDO AS BAGAGENS...

Cora Coralina, Almir Sater, Max Lucado e muitos versículos bíblicos deixam recados importantes para a caminhada...

Publicada em 21/06/19 às 17:40h - 1414 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia ALIVIANDO AS BAGAGENS...  Compartilhar a noticia ALIVIANDO AS BAGAGENS...  Compartilhar a noticia ALIVIANDO AS BAGAGENS...

Link da Notícia:

ALIVIANDO AS BAGAGENS...
Lago do Capuxu, Paulo Afonso Bahia. Foto: Antônio Galdino  (Foto: Antônio Galdino e do seu acervo pessoal)

Há três anos escrevi esse texto. Acho oportuno republicá-lo porque ele continua muito importante para o mundo agitado de hoje. 


Há necessidade de um repouso do corpo e do espírito. Uma necessidade imensa de olhar a vida com mais calma, debruçar-se sobre paisagens que acalmam, planícies verdes, lagos serenos. 


O que disse há três anos, preciso dizer todos os dias, como hoje, outra vez...


Hoje, abri a janela e me encontrei com um lindo dia. E pensei nas correrias dos que querem se eleger nas próximas eleições e dos que correm tanto para juntar fortunas para deixar para os herdeiros brigarem por ela.


Decidi que devo continuar sendo grato a Deus por tudo que ele me tem dado, suprido às necessidades para a minha caminhada e da minha família.


E lembrei que o melhor é mesmo pensar nos ensinamentos bíblicos que dizem que “há um tempo para todo o propósito debaixo dos céus...” e também afirmam que “a cada dia bastam os seus cuidados...”. Também o próprio Jesus Cristo ensinou: Não andeis ansiosos por coisa alguma (Filipenses 4:6).


Talvez tenham sido algumas dessas reflexões que inspiraram Almir Sater a escrever a canção Tocando em Frente, quando diz: “Ando devagar, porque já tive pressa, e levo esse sorriso...” ou estas reflexões tenham também inspirado Cora Coralina, a jovem poetisa do alto de sua sabedoria de mais de 70 anos, que escreveu: 

"Pedi um favor ao vento: 

Leve tudo que for desnecessário. 

Ando cansada de bagagens pesadas... 

Daqui para frente levo apenas o que couber no bolso e no coração"...


Ah! E sobre esse tema, Max Lucado escreveu todo um livro chamado Aliviando as Bagagens. Quem puder, leia...



Tenham todos um bom final de semana... se possível, no aconchego do carinho dos mais amados, livre, solto na natureza, talvez admirando as águas calmas de um lago como o do Capuxu, em Paulo Afonso, no final de um outono, quase inverno...



... Ou no amanhecer ou entardecer às margens do Lago da Usina PA-IV

E, voltando a memória para sentir a beleza do Lago ou da Praia de Imena, na Base Naval de Salvador, refúgio de descanso de presidentes do Brasil...

Talvez observando as águas aprisionadas do São Francisco pelos paredões do cânion, em Paulo Afonso...

...Ou relaxando numa rede às margens desse rio tão maltratado...

As águas permitem esses devaneios e poesia...


A natureza  é pródiga em lugares encantadores e a Ilha de Paulo Afonso e a região ainda tem muitos cantinhos assim, aconchegantes, inspirando poetas e prosadores e permitindo pausas na caminhada.. 


São tantas as muitas águas da região de Paulo Afonso, chamado de Oásis Sertanejo, que achei oportuno dar à minha tese de mestrado sobre o turismo em Paulo Afonso e na Região dos Lagos do São Francisco o título de Caminho das Águas...


Fica o convite para também deleitar-se, uma horinha destas, admirando as águas, todos originadas do rio São Francisco...

Fraternal abraço. Professor Galdino. (VEJA MAIS FOTOS DE LAGOS DE PAULO AFONSO NA GALERIA DE FOTOS - CAMINHO DAS ÁGUAS - DE PAULO AFONSO E REGIÃO)


 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Edigar

22/06/2019 - 09:17:15

Que esperar de você a não ser poesia? Grande abraço.


Marcos Antônio Pereira de Lima

21/06/2019 - 21:40:38

Uma bela e serena reflexão, digna de um amante da natureza, e do belo da vida. 👏👏👏👏👏


João Tavares

21/06/2019 - 19:15:37

Só posso dizer uma coisa querido amigo, parabéns, um grande texto de uma sabedoria quê só DEUS pode dá. Um grande abraço da família TAVARES


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!