noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

09 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 10/10/24 às 13:19h - 76 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 09 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 09 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 09 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

09 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

09 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

E se HOJE, 09 de OUTUBRO é o dia do teu aniversário ou de alguém da família ou de amigos, VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Hoje, 09 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 09 de OUTUBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

9 de Outubro de 2020 - Ator Cecil Thiré morre aos 77 anos no Rio de Janeiro

9 de Outubro de 1999 - Morre poeta e diplomata João Cabral de Melo Neto, autor do clássico Morte e Vida Severina

9 de Outubro de 1989 - Agência oficial da URSS anuncia que um óvni aterrizou em Voronezh

9 de Outubro de 1985 - Morre o ex-presidente do Brasil Emílio Garrastazu Médici

9 de Outubro de 1967 - Morre Che Guevara

9 de Outubro de 1940 - Nasce cantor e compositor John Lennon

9 de Outubro de 1893 - Nasce Mário de Andrade, escritor e modernista brasileiro

9 de Outubro de 1879 - Nasce Max von Laue

Veja as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

9 de Outubro de 2020

Ator Cecil Thiré morre aos 77 anos no Rio de Janeiro

O ator Cecil Thiré morreu em casa, enquanto dormia, em 9 de outubro de 2020, aos 77 anos, no Rio de Janeiro. O artista se destacou em inúmeras novelas e filmes. De acordo com familiares, ele sofria do mal de Parkinson.

Cecil Thiré era filho da atriz Tônia Carrero e do diretor de cinema e artista plástico Carlos Arthur Thiré. Aos 17 anos estudou interpretação com Adolfo Celi. Ele passou a trabalhar intensamente em teatro na década de 1960. Nos anos seguintes, fez sua estreia na direção de cinema, assinando filmes de curta e longa metragem.

No início dos anos 70, também passou a dirigir peças teatrais. Na televisão, atuou em vinte novelas e minisséries e esteve por oito anos em programas humorísticos da Rede Globo. O ponto alto de sua carreira televisiva aconteceu na novela Roda de Fogo, na qual interpretou o vilão Mário Liberato, que caiu no gosto do público. Também destacou-se em outras tramas, como O Espigão, Escalada, Sol de Verão, Champagne, Top Model e A Próxima Vítima (no papel de Adalberto Vasconcelos, o grande assassino da trama).

O artista foi pai de quatro filhos: Miguel Thiré, Carlos Thiré e Luísa Thiré, frutos do seu primeiro casamento com Norma Pesce, e de João Cavalcanti Thiré, nascido de sua união com sua segunda esposa, Carolina Cavalcanti. De 2006 até a sua morte foi casado com Nancy Galvão.

Imagem: Globo/Reprodução

VEJA MAIS EM

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-10/morre-no-rio-o-ator-diretor-e-produtor-cecil-thire

PESQUISE também em outras fontes

9 de Outubro de 1999

Morre poeta e diplomata João Cabral de Melo Neto, autor do clássico Morte e Vida Severina

Poeta, diplomata brasileiro e autor do clássico Morte e Vida Severina (1966), João Cabral de Melo Neto morria no dia 9 de outubro de 1999, no Rio de Janeiro. Nascido em 9 de janeiro, de 1920, era avesso ao romantismo e à paixão em suas poesias. Seu trabalho é basicamente racional, com a construção elaborada e pensada da linguagem, preocupado em transformar toda a percepção em imagem de algo concreto, relacionado aos sentidos, em especial ao tato. Melo Neto convivia em um influente círculo relacionado à arte. Era irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo e primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre. Entre seus amigos estavam o pintor Joan Miró e o poeta Joan Brossa. Membro da Academia Brasileira de Letras (1968), recebeu importantes prêmios como o Camões (1990), o Neustadt International Prize for Literature (1992) e o Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (1994).

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Cabral_de_Melo_Neto

PESQUISE também em outras fontes

9 de Outubro de 1989

Agência oficial da URSS anuncia que um óvni aterrizou em Voronezh

A agência oficial de notícias Tass, da Rússia, anunciou em um dia como este, no ano de 1989, que cientistas haviam confirmado o pouso de uma nave alienígena, com indivíduos gigantes de cabeças minúsculas, em um parque da cidade de Voronezh, que fica a 300 quilômetros ao sudeste de Moscou.

A agência Tass disse que os moradores de Voronezh viram uma grande bola brilhante, ou disco, pairando sobre o parque. Eles relataram que o óvni pousou e até três criaturas semelhantes aos seres humanos surgiram, acompanhadas de um pequeno robô. "Os aliens tinham entre três e quatro metros de altura, mas com cabeças muito pequenas", relatou a agência, de acordo com uma testemunha. Os extraterrestres teriam andando perto do disco e, em seguida, "desapareceram no seu interior."

O relatório foi semelhante a uma história contada no ano anterior na Rússia pelo jornal "Indústria Socialista", que falou de um suposto "encontro imediato" entre uma produtora de leite, chamada Lyubov Medvedev, e um extraterrestre na região de Perm, no centro da Rússia. De acordo com ela, a criatura era "semelhante a um homem, mas mais alto do que a média, com pernas curtas". O ser, ainda segundo relato de Medvedev, "tinha apenas um pequeno botão em vez de uma cabeça. "

O relatório Tass, que não forneceu a data exata de quando teria ocorrido a suposta aterrissagem do óvni em Voronezh, disse que as testemunhas "ficaram aterrorizadas durante vários dias por causa das cenas presenciadas".

Genrikh Silanov, chefe do Laboratório de Geofísica Voronezh, disse à agência que investigações apontaram uma depressão de 18,2 metros, com quatro dentes cravados, e dois pedaços de rochas não identificados. Ele disse que uma análise inicial dos minerais indicou que os compostos destas pedras não seriam terrestres. A reportagem da Tass acrescentava ainda que moradores relataram outros avistamentos recentes, de objetos com formato de banana no céu.

A reportagem da agência russa repercutiu pelo mundo. O jornal The New York Times publicou um artigo sobre o comunicado da Tass, no dia 11, com o seguinte título "U.F.O. Landing Is Fact, Not Fantasy, the Russians Insist" ("Pouso de óvni é um fato, não é fantasia, insistem os russos", numa tradução livre).

Imagem:[Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Incidente_de_Voronezh

PESQUISE também em outras fontes

 

9 de Outubro de 1985

Morre o ex-presidente do Brasil Emílio Garrastazu Médici

No dia 9 de outubro de 1985 morria, no Rio de Janeiro, o ex-presidente do Brasil Emílio Garrastazu Médici. Ele faleceu aos 79 anos, no Rio de Janeiro, vítima de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nascido no dia 4 de dezembro de 1905 em Bagé (RS), Médici era o comandante da Academia Militar de Agulhas Negras em 1964, ano do golpe que deu início à ditadura no Brasil. Depois, foi nomeado adido militar nos EUA e, em 1967, ocupou a chefia do Serviço Nacional de Informações (SNI). Em 1969, foi nomeado comandante do 3o. Exército, em Porto Alegre. Com o afastamento definitivo do presidente Costa e Silva, foi escolhido por uma junta militar para assumir a presidência da república por um mês. Médici, contudo, exigiu que na sua posse fosse reaberto o Congresso Nacional. Com o seu pedido aceito, em 25 de outubro de 1969 foi eleito presidente da república por uma sessão conjunta do Congresso Nacional. Apesar de ter prometido que durante o seu governo seria restabelecida a democracia, sua gestão foi considerada uma das mais repressoras do Brasil. Tanto que houve denúncias de tortura, morte e desaparecimentos de presos políticos ao longo da 1970. No governo Médici foram reprimidas as guerrilhas de esquerda rurais e urbanas, assim como as manifestações populares. Se no campo da liberdade o governo Médici deixou a desejar, o mesmo não se aplica à economia. Nesta época, o Brasil viveu o período conhecido como ?Milagre econômico? - crescimento econômico recorde, inflação baixa e projetos desenvolvimentistas. Defensor do patriotismo, também é do governo de Médici a campanha publicitária com o slogan "Brasil, ame-o ou deixe-o". Outras ações de destaque de Médici foram o acordo com o Paraguai para construção da Usina de Itaipu, o Plano de Integração Social (PIS) e o Programa de Assistência Rural (Prorural). Ainda foi promovida uma grande campanha de alfabetização de adultos por meio do Mobral. Contudo, apesar de a economia ir bem, o Brasil seguia com a miséria da população e a grande desigualdade social.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Em%C3%ADlio_Garrastazu_M%C3%A9dici

PESQUISE também em outras fontes

 9 de Outubro de 1967

Morre Che Guevara

Em 1967, morria o revolucionário Ernesto Rafael Guevara de la Serna, conhecido como "Che" Guevara, em La Higuera, na Bolívia, em 9 de outubro de 1967. Nascido em Rosário, na Argentina, Che foi um dos idealizadores e comandantes da Revolução Cubana (1953-1959), que transformou o regime político do país da América Central. No governo cubano, ocupou cargos de prestígio como presidente do Banco Nacional e Ministro da Indústria, além de realizar missões internacionais. Che tentou levar a luta armada a outros países da América Latina. Em 1967, na Bolívia, foi capturado e morto. Seu famoso retrato, uma das imagens mais reproduzidas do mundo, é de autoria do fotógrafo Alberto Korda. A figura de Che desperta opiniões opostas. Para alguns, foi um revolucionário, incorruptível e que lutava contra as injustiças sociais. Para outros, trata-se de um criminoso e assassino. Sua data de nascimento é contestada. Algumas biografias atestam que ele nasceu no dia 14 de junho de 1928, mas outras fontes indicam que a data correta seria 14 de maio de 1928, um mês antes.

Em 1954, conheceu o revolucionário cubano Fidel Castro e seu irmão Raul, no México. Guevara, então, entrou para o grupo de Fidel, que derrubou o governo de Batista em Cuba. Ele atuou como conselheiro militar de Fidel e liderou tropas guerrilheiras contra o exército de Batista. Quando Fidel tomou o poder, em 1959, Guevara ficou encarregado da prisão de La Cabaña. Estima-se que de 156 a 550 pessoas tenham sido executadas por ordens extrajudiciais suas nesse período. Ele também foi presidente do Banco Nacional de Cuba e ajudou a mudar as relações comerciais do país com os EUA e a URSS. Três anos depois, foi indicado como ministro da indústria.

Guevara deixou o seu cargo em 1965 para levar os ideais da revolução cubana a outras partes do mundo. Em 1966, ele começou a incitar a população da Bolívia a se rebelar contra o seu governo, mas não teve muito sucesso. Com apenas um pequeno número de guerrilheiros para apoiá-lo, Che Guevara foi capturado e morto em La Higuera, pelo exército boliviano, em 9 de outubro de 1967.

Desde sua morte, Guevara tem sido uma figura política lendária. Seu nome é geralmente sinônimo de rebelião, revolução e socialismo. Outros, no entanto, ainda lembram que ele podia ser implacável, ordenando a execução de prisioneiros sem julgamento, em Cuba. Sua vida continua a ser tema de grande interesse público e foi explorada em vários filmes e livros, como “Diários de Motocicleta” (2004), do brasileiro Walter Salles, com Gael García Bernal como protagonista, e “Che” (2008), dividido em duas partes, do americano Steven Soderbergh e estrelando Benicio del Toro.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara

PESQUISE também em outras fontes

 

9 de Outubro de 1940

Nasce cantor e compositor John Lennon

No dia 9 de outubro de 1940 nascia, em Liverpool, na Inglaterra, o cantor e compositor John Lennon. Quando pequeno, Lennon queria ser marinheiro, como o pai, mas tornou-se músico depois de escutar as músicas de Elvis Presley. Em 1957, formou a banda que se seria os Beatles, e, na década de 60, conquistou enorme sucesso cantando e compondo músicas com Paul McCartney. No meio dos anos 60, trabalhou em outros projetos paralelos com a artista de vanguarda japonesa Yoko Ono, com quem se casou em 1969. O ativismo político dos dois ficou muito evidente no início do trabalho solo de Lennon, incluindo "Imagine", e isso atraiu a atenção do governo dos Estados Unidos, que pretendia deportar os dois. Depois de 1975, Lennon deixou a vida pública e, com Yoko, retornou com o álbum "Double Fantasy", pouco antes de ser assassinado por um fã, em frente ao seu prédio, o Dakota, em Nova York, no dia 8 de dezembro de 1980. Seus filhos, Julian e Sean, também se tornaram músicos.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Lennon

PESQUISE também em outras fontes

 

9 de Outubro de 1893

Nasce Mário de Andrade, escritor e modernista brasileiro

No dia 9 de outubro de 1893 nascia, em São Paulo, Mário Raul de Moraes Andrade, poeta, historiador, escritor, crítico de arte, fotógrafo, além de ser um dos fundadores do modernismo no Brasil. Com sua obra Paulicéia Desvairada (1922), ele exerceu grande influência na literatura do país, tornando-se figura importante no movimento de vanguarda de São Paulo por aproximadamente 20 anos. Ele esteve fortemente envolvido na organização e realização da Semana da Arte Moderna, na capital paulista, compondo o ?Grupo dos Cinco?, formado também por Oswald de Andrade ? com quem não possui parentesco, apesar do sobrenome similar -, Menotti del Picchia, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Alguns anos após a Semana de Arte Moderna, ele lançou o célebre romance Macunaíma, em 1928. Depois, seguiu publicando obras sobre música popular brasileira, poesia e outros temas. Morreu em sua casa, em São Paulo, aos 52 anos, vítima de um ataque cardíaco. Na época de sua morte, não houve muitas reações por conta das suas divergências com o regime do presidente Getúlio Vargas. Seu valor cultural só começou a ser redescoberto alguns anos após a sua morte, no dia 25 de fevereiro de 1945, em São Paulo.

Imagem:  [Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_de_Andrade

PESQUISE também em outras fontes

 

9 de Outubro de 1879

Nasce Max von Laue

Max Von Laue nasceu no dia 9 de outubro de 1879 e faleceu no dia 24 de abril de 1960. Foi um físico alemão condecorado com o Prêmio Nobel de Física em 1914. Desenvolveu um método para medir o comprimento de onda dos raios X, utilizando, pela primeira vez, cristais salinos delgados como retícula de difração, chegando a demonstrar que estes raios eram de natureza análoga aos da luz, mas não visíveis, dado que seu comprimento de onda é extremamente curto.

Também trabalhou sobre os diagramas (imagens simétricas) produzidos nas placas fotográficas pelos raios X que tenham sofrido a reflexão ou a refração em um material cristalino. Também investigou no campo da teoria da relatividade. Quando a Alemanha invadiu a Dinamarca durante a Segunda Guerra Mundial o químico húngaro George de Hevesy dissolveu as medalhas dos prêmios Nobel em água régia, para assim evitar que os nazistas as roubassem, colocando esta solução em uma estante de seu laboratório do Instituto Niels Bohr. 

Depois da guerra voltou ao laboratório e precipitou o ouro para tirá-lo da mistura. O ouro foi devolvido para a Real Academia de Ciências da Suécia e a Fundação Nobel deu novas medalhas a Von Laue. Como escritor, sua obra mais significativa foi Das Relativitätsprinzip (O Princípio da Relatividade, 1911).

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Max_von_Laue

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!