noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

06 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 06/10/24 às 12:37h - 85 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 06 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 06 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 06 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

06 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

06 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

E se HOJE, 06 de OUTUBRO é o dia do teu aniversário ou de alguém da família ou de amigos, VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Hoje, 06 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 06 de OUTUBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

6 de Outubro de 2020 - Lendário guitarrista Eddie Van Halen morre aos 65 anos

6 de Outubro de 2016 - Português António Guterres é indicado ao cargo de secretário-geral da ONU

6 de Outubro de 1999 - Portugal perde Amália Rodrigues, a Rainha do Fado

6 de Outubro de 1974 - Emerson Fittipaldi é campeão mundial de Fórmula 1 pela segunda vez

6 de Outubro de 1973 - Começa a Guerra do Yom Kippur

6 de Outubro de 1965 - Castelo Branco envia ao Congresso medidas para endurecer a ditadura

6 de Outubro de 1927 - Nasce o cinema falado, com o filme O cantor de jazz

6 de Outubro de 1916 - Nasce o político Ulysses Guimarães

6 de Outubro de 1889 - Famoso cabaré Moulin Rouge é aberto em Paris

6 de Outubro de 1888 - Nasce Roland Garros, pioneiro da aviação na França

Veja as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 6 de Outubro de 2020

Lendário guitarrista Eddie Van Halen morre aos 65 anos

O guitarrista Eddie Van Halen morreu em 6 de outubro de 2020, aos 65 anos. Responsável por revolucionar a guitarra no fim dos anos 1970, ele ficou famoso por liderar a lendária banda que levava seu sobrenome. De acordo com a família, o músico não resistiu a um câncer.

Nascido em Amsterdã, na Holanda, Eddie se mudou ainda na infância para os Estados Unidos com a família. Ele começou a tocar piano aos seis anos e alguns anos depois passou a tocar guitarra. Ele formou o Van Halen com seu irmão, o baterista Alex Van Halen, em 1972.

Em 1974, a formação da banda contava com Eddie na guitarra, Alex na bateria, David Lee Roth nos vocais e Michael Anthony no baixo. Em seguida, a banda lutou para se estabelecer no competitivo cenário de rock da Califórnia. Em 1976, após assistir a um show dos rapazes, Gene Simmons, baixista e vocalista do Kiss, se ofereceu para produzir uma fita demo para eles.

Entre 2003 e 2005, o Van Halen voltou a excursionar temporariamente com Sammy Hagar nos vocais, atraindo grande público. Já em 2006, foi a vez de David Lee Roth voltar para a banda. Nessa época, o baixista Michael Anthony foi substituído por Wolfgang Van Halen, filho de Eddie.

Em 2012, a banda lançou um novo álbum com Roth, "A Different Kind of Truth Tour". A última turnê do Van Halen aconteceu em 2015. No início dos anos 2000, Eddie Van Halen se tratou contra um câncer na língua. Em 2019, foi revelado que ele passou os últimos cinco anos lutando contra um câncer de garganta.

Imagem: Debby Wong/Shutterstock.com

VEJA MAIS EM

https://www.mundodamusicamm.com.br/~mundodam/index.php/comunicacao/item/954-morre-lendario-guitarrista-eddie-van-halen.html

 PESQUISE também em outras fontes

6 de Outubro de 2016

Português António Guterres é indicado ao cargo de secretário-geral da ONU

O Conselho de Segurança das Nações Unidas indicou formalmente no dia 6 de outubro de 2016 o nome do português António Guterres para o cargo de secretário-geral da ONU. O anúncio ocorreu em Nova York, nos Estados Unidos. Primeiro lusófono a ocupar o cargo, Guterres vai substituir o sul-coreano Ban Ki-moon e ficará no posto pelo período de cinco anos a partir de 2017.

Ex-primeiro ministro de Portugal, António Guterres foi chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) de 2005 a 2015.

Pela primeira vez na história da ONU, a escolha do secretário-geral foi feita por meio de processo transparente, que envolveu discussões públicas sobre assuntos ligados aos direitos humanos, acordos de paz e desenvolvimento sustentável. Nos processos anteriores, a eleição do secretário-geral era feita a portas fechadas, por alguns países que integram o Conselho de Segurança da ONU.

Fonte: Agência Brasil

Imagem: Divulgação/ONU

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Guterres

 PESQUISE também em outras fontes

6 de Outubro de 1999

Portugal perde Amália Rodrigues, a Rainha do Fado

No dia 6 de outubro de 1999, Portugal perdia um dos seus maiores ícones da música com a morte da cantora de fado Amália da Piedade Rebordão Rodrigues. Amália, como era conhecida por seus fãs, estreou como fadista ainda adolescente. Aos 25 anos, realizou sua primeira turnê internacional no Rio de Janeiro, onde gravou o primeiro dos cerca de 170 álbuns. Além de cantora, ela também foi atriz e, em 1947, estrelou seu primeiro filme, Capas Negras. Reconhecida internacionalmente, Amália incorporou ao seu repertório ritmos espanhóis e mexicanos, além de usar em suas letras textos de poetas contemporâneos. Em 1962, inicia a importante parceria com o compositor Alain Oulman, que a ajudará a adaptar as poesias às músicas. Amália também lançou o álbum ?Amália e Vinícius?, resultado de um encontro com o poeta Vinícius de Moraes e de José Carlos Ary dos Santos, David Mourão-Ferreira e Natália Correia. Em 1990, ela recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Santiago, a maior honra de Portugal. A morte de Amália em 1999 provocou três dias de luto oficial em Portugal e uma suspensão temporária de campanha nas eleições gerais do país.

Imagem:via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A1lia_Rodrigues

 PESQUISE também em outras fontes

6 de Outubro de 1974

Emerson Fittipaldi é campeão mundial de Fórmula 1 pela segunda vez

O dia seis de outubro de 1974 consagrou um dos momentos mais importantes da carreira do piloto Emerson Fittipaldi com a conquista do seu segundo título mundial de Fórmula 1. Correndo pela McLaren, ele garantiu o troféu de melhor piloto do mundo com o quarto lugar no GP dos Estados Unidos, prova vencida pelo argentino José Carlos Pace. Fittipaldi terminou o campeonato com 55 pontos, contra 52 de Clay Regazznoni, da Ferrari. Nascido em São Paulo, no dia 26 de dezembro de 1946, estreou na Fórmula 1 em 1970, na Lotus, e ganhou o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Em 1972 conquistou o seu primeiro título mundial após vencer cinco grandes prêmios, acumulando 61 pontos, contra 45 de Jackie Stewart, o segundo colocado. Em 1973, foi vice-campeão e, em 1974, voltou a conquistar o mundial. Em 1980, parou de correr, retornando quatro anos depois, Em 1984, disputou a Fórmula Indy e, em 1989, venceu as 500 Milhas de Indianápolis e sagrou-se o primeiro estrangeiro a conquistar o título da categoria. Voltou a ganhar as 500 Milhas em 1993.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Emerson_Fittipaldi

 PESQUISE também em outras fontes

 

6 de Outubro de 1973

Começa a Guerra do Yom Kippur

A Guerra do Yom Kippur ocorreu entre os dias 6 e 26 do mês de outubro de 1973 e teve início após um ataque súbito a Israel, organizado por Síria e Egito.

Guerra do Yom Kippur também conhecida como Guerra Árabe-Israelense de 1973, Guerra de Outubro, Guerra do Ramadão ou ainda Quarta guerra Árabe-Israelense, foi um conflito militar ocorrido de 6 de outubro a 26 de outubro de 1973, entre uma coalizão de estados árabes, liderada por Egito e Síria, contra Israel. O episódio começou com um ataque do Egito e da Síria.

Planejado para o dia do feriado judaico Yom Kippur, forças do Egito e Síria cruzaram, respectivamente, as linhas de cessar-fogo no Sinai e nas colinas do Golã, territórios que haviam sido capturadas por Israel, em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias.

Durante os primeiros dias, egípcios e sírios avançaram recuperando partes de seus territórios. O cenário começou a se inverter, a favor de Israel, na segunda semana de lutas, quando os israelenses forçaram os sírios a retroceder, nas colinas de Golã, enquanto o Egito mantinha sua posição no Sinai, fechando a comunicação entre a linha Bar-Lev e Israel. Mas, ao sul do Sinai, os israelenses encontraram uma brecha entre os exércitos egípcios e conseguiram cruzar para o lado oeste do canal de Suez, no local onde a grande muralha Bar-Lev ainda não havia sido tomada, e passaram a ameaçar a cidade egípcia de Ismaília.

Esse desenvolvimento levou as duas superpotências da época - os Estados Unidos, a favor dos interesses de Israel, e a URSS, favorável aos países árabes - a uma tensão diplomática. Mas um cessar-fogo, obtido por intermédio das Nações Unidas, entrou em vigor, em 25 de outubro de 1973.

Ao término das hostilidades, as forças israelenses, já recuperadas das baixas iniciais e com um esmagador poderio militar, haviam adentrado profundamente no território dos árabes e encontravam-se a 40 km da capital da Síria, Damasco - que foi intensamente bombardeada -, e a 101 km do Cairo, capital egípcia.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Yom_Kippur

PESQUISE também em outras fontes

6 de Outubro de 1965

Castelo Branco envia ao Congresso medidas para endurecer a ditadura

Em 6 de outubro de 1965, o presidente Castelo Branco submeteu à aprovação do Congresso uma série de medidas que endureceriam a ditadura militar. A decisão foi tomada após uma longa reunião com os ministros Artur da Costa e Silva, da Guerra, Paulo Bosísio, da Marinha, Eduardo Gomes, da Aeronáutica, e Mílton Campos, da Justiça.

As medidas visavam reforçar ainda mais os poderes do Executivo, ampliando a jurisdição dos militares em matéria de “subversão e segurança nacional”. Além disso, as novas determinações regulamentavam rigidamente a “liberdade de expressão e de ação” dos políticos cassados, aboliam o tratamento jurídico especial àqueles que houvessem exercido mandato executivo e garantiam o controle do Supremo Tribunal Federal (STF).

Também foi prevista uma modificação essencial no sistema das eleições presidenciais, segundo a qual o presidente da República passaria a ser eleito pelo Congresso e não mais por voto direto. No final do mesmo mês, no dia 27 de outubro, o governo militar baixou o Ato Institucional Número Dois (AI-2).

A partir do AI-2, o Poder Judiciário também sofreu intervenção direta do Poder Executivo. Assim, o Estado entrou em um regime de exceção ainda mais repressor em relação aos oposicionistas da ditadura.

Imagem: Galeria dos Presidentes, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://www.educabras.com/aula/governo-castelo-branco

PESQUISE também em outras fontes

6 de Outubro de 1927

Nasce o cinema falado, com o filme O cantor de jazz

Depois do dia 6 de outubro de 1927, o cinema nunca mais foi o mesmo após a exibição em Nova York do musical O Cantor de Jazz, considerado o primeiro filme de grande duração com falas e canto sincronizados com disco de acetato. A partir do filme do diretor Alan Crosland, os filmes mudos foram substituídos pelos falados. Al Jolson foi a estrela da obra produzida pela Warner Bros e entrou para a história do cinema como o primeiro ator a falar e cantar num filme. O roteiro tem como base a peça homônima, sucesso da Broadway na época. A obra recebeu o Oscar, dividindo o prêmio especial com O Circo, de Charles Chaplin.

Imagem:  [Public domain], from Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Jazz_Singer

PESQUISE também em outras fontes

 

6 de Outubro de 1916

Nasce o político Ulysses Guimarães

Ulysses Silveira Guimarães Rio Claro, 6 de outubro de 1916Angra dos Reis, 12 de outubro de 1992) foi um político e advogado brasileiro, um dos principais opositores à ditadura militar. Foi o presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987–1988, que inaugurou a nova ordem democrática, após 21 anos sob a ditadura militar. Ulysses nasceu na vila de Itaqueri da Serra, atual distrito do município de Itirapina, que à época era parte do município de Rio Claro no interior do estado de São Paulo.

Foi presidente da Câmara dos Deputados em duas ocasiões distintas e também candidato à presidência da República na eleição de 1989. Inicialmente, apoiou o golpe de 1964, contra o presidente João Goulart, mas logo passou à oposição e passou a lutar pela volta da democracia. Com a instauração do bipartidarismo (1965), filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do qual seria vice-presidente e, depois, presidente. À frente do partido, participou de todas as campanhas pelo retorno do país à democracia, inclusive a luta pela anistia ampla geral e irrestrita. Com o fim do bipartidarismo (1979), o MDB converteu-se em Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), do qual seria presidente nacional.

Ao lado de Tancredo Neves, Orestes Quércia, Leonel Brizola, Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Franco Montoro, Ulysses liderou novas campanhas pela redemocratização, como a das eleições diretas, popularmente conhecidas pelo slôgane Diretas Já. Ulysses morreu em um acidente aéreo de helicóptero no litoral de Angra dos Reis, sul do estado do Rio de Janeiro, e seu corpo nunca foi encontrado.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Ulysses_Guimar%C3%A3es

 PESQUISE também em outras fontes

6 de Outubro de 1889

Famoso cabaré Moulin Rouge é aberto em Paris

Símbolo da Belle Époque, da boêmia e da noite parisiense, o Moulin Rouge (Moinho Vermelho, em português) era aberto ao público em 6 de Outubro de 1889. Construído por Josep Oller, o tradicional cabaré fica ao pé de Montmartre, em Paris, e é visita obrigatória para muitos turistas.

Seu nome vem do grande moinho vermelho que fica em seu terraço. A sala, as bailarinas e os seus frequentadores eram um dos temas preferidos do pintor Henri de Toulouse-Lautrec. Sua grande estrela no início do século XX foi a cantora e atriz Mistinguett.

O estilo do Moulin Rouge foi imitado por muitos clubes de variedades e salas de espectáculos em todo o mundo. Atualmente, o local ainda oferece várias atrações que remetem ao clima da Paris do fim do século XIX.  

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/famoso-cabare-moulin-rouge-e-aberto-em-paris#google_vignette

PESQUISE também em outras fontes

6 de Outubro de 1888

Nasce Roland Garros, pioneiro da aviação na França

No dia 6 de outubro de 1888 nascia, em Saint-Denis, o pioneiro da aviação francesa Roland Garros. Ele ficou famoso por ter realizado a primeira travessia aérea sem escalas do Mediterrâneo, em 7h53m, no dia 23 de setembro de 1913, apesar de um motor ter falhado sobre a Córsega. Roland Garros teve uma breve passagem pelo Brasil, onde ensinou pilotagem em São Paulo. Em 9 de março de 1912, juntamente com Eduardo Pacheco Chaves, cada qual pilotando um avião, realizou a primeira viagem aérea São Paulo-Santos-São Paulo. Também foi piloto durante a Primeira Guerra Mundial, onde acabou abatido e foi feito prisioneiro pelos alemães. Ele conseguiu fugir, retomou seu posto na esquadrilha, mas foi morto durante um combate aéreo em 5 de outubro de 1918, sobre as Ardenas, região montanhosa partilhada pela Bélgica e Luxemburgo, mas que estende-se também à França. Em homenagem ao piloto, o nome Roland Garros foi dado ao prestigiado torneio de tênis que acontece anualmente em Paris.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM  https://pt.wikipedia.org/wiki/Roland_Garros

PESQUISE também em outras fontes

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!