03 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
E se HOJE, 03 de OUTUBRO é o dia do teu aniversário ou de alguém da família ou de amigos, VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.
Hoje, 03 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 03 de OUTUBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
3 de Outubro de 2024 - Morre o jornalista Cid Moreira aos 97 anos
3 de Outubro de 2005 - Morre Emilinha Borba, a Rainha do Rádio
3 de Outubro de 1990 - Alemanha comemora a reunificação
3 de Outubro de 1985 - A ONU declara o Dia Mundial do Habitat
3 de Outubro de 1959 - O rinoceronte Cacareco recebe 100 mil votos para vereador em SP
3 de Outubro de 1953 - É criada a Petrobras
3 de Outubro de 1945 - Getúlio Vargas assina os Decretos levados por Apolônio Sales criando a Chesf
3 de Outubro de 1930 - Getúlio Vargas e aliados promovem golpe de estado contra a República Velha
3 de Outubro de 1804 - Nasce Allan Kardec, o fundador do Espiritismo
3 de Outubro de 1226 - Morre São Francisco de Assis, patrono dos animais e do meio ambiente
Veja as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
3 de Outubro de 2024
Morre o jornalista Cid Moreira aos 97 anos
O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, completados no domingo (29). Uma das vozes mais reconhecidas da televisão brasileira, ele estava internado em hospital em Petrópolis, no Rio de Janeiro, para tratar de uma pneumonia.
O apresentador capitaneou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes, por 26 anos desde o dia da estreia do telejornal da Rede Globo, em setembro de 1969. O programa foi o primeiro telejornal transmitido em rede nacional no Brasil.
Conhecidos como um dos mais famosos e queridos jornalistas do Brasil, Cid Moreira iniciou sua carreira como locutor em Taubaté, sua cidade natal. Em 1949, mudou-se para São Paulo e passou a trabalhar na Rádio Bandeirantes. Pouco tempo depois, foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga e se mudou para o Rio de Janeiro, em 1951.
Um dos pioneiros do jornalismo televisivo no Brasil, Moreira sempre se recordava de que, em uma época de ouro do rádio, ninguém acreditava muito no futuro da TV. Mesmo assim, o jornalista passou a apresentar comerciais ao vivo na TV Rio e, em 1963, tornou-se locutor de noticiários na emissora no “Jornal da Vanguarda”. No currículo do apresentador e locutor consta toda a trajetória do programa por quatro emissoras: Tupi, Globo, Excelsior e Continental.
“Boa noite”
O retorno à TV Globo se deu em 1969, em primeiro momento no Jornal da Globo. O programa, na época, tinha 15 minutos de duração e trazia um panorama de notícias do Brasil e do mundo às 19h45. Poucos meses depois, integrou a primeira equipe do Jornal Nacional.
“Eu chegava no horário de fazer o jornal, não participava da redação. Eu só ia para apresentar o jornal. Naquele dia, cheguei e vi aquele nervosismo, todo mundo preocupado. E, para mim, era normal. Mas no dia seguinte, vi na capa do jornal O Globo: ‘Jornal Nacional…’ Aí comecei a perceber a dimensão”, relembrou Cid Moreira, em entrevista ao Memória Globo. (Camille Bocanegra - 03/10/2024 09h44)
VEJA MAIS EM
https://www.infomoney.com.br/consumo/morre-o-jornalista-cid-moreira-aos-97-anos/
PESQUISE também em outras fontes
3 de Outubro de 2005
Morre Emilinha Borba, a Rainha do Rádio
No dia 3 de outubro de 2005 morria, no Rio de Janeiro, Emília Savana da Silva Borba, mais conhecida como Emilinha Borba, uma popular cantora, coroada como a Rainha do Rádio e representante da Era de Ouro do rádio brasileiro. Nascida no dia 31 de agosto de 1923, no Rio de Janeiro, ao longo de sua carreira, gravou uma enorme quantidade de discos: 78 RPM (total de 117), Long Play (89), Compacto - simples e duplo (71) e Compact Disc Laser (27). Desde muito cedo ela já mostrava talento como cantora. Aos 14 anos ganhou seu primeiro prêmio, na Rádio Cruzeiro do Sul. Também levou a nota máxima no programa "Calouros de Ary Barroso" e depois começou a fazer parte dos coros das gravações da Columbia.
Formou a dupla As Moreninhas com Bidú Reis e se apresentou em rádios durante um ano e meio. Após desfazer a dupla, Emilinha passou a cantar sozinha e foi contratada pela Rádio Mayrink Veiga, onde ficou conhecida como a "Garota Grau Dez". Em 1939, gravou o seu primeiro disco, em 78 RPM. No mesmo ano, foi levada por sua madrinha artística, Carmen Miranda, de quem sua mãe era camareira, para fazer um teste no Cassino da Urca. Como era menor, ela alterou sua idade para alguns anos a mais para poder trabalhar.
Aprovada no teste, virou uma das principais atrações da casa. Depois, vieram os filmes em sua carreira. Sua estreia no cinema foi em 1939 com o filme Banana da Terra, que tinha também Carmen Miranda, Aurora Miranda, Dircinha Batista, Oscarito e Virgínia Lane, a Vedete do Brasil". Permaneceu 27 anos na Rádio Nacional, de 1943 a 1970, onde viveu o auge de sua carreira. Em 1953, Emilinha foi coroada Rainha do Rádio, unicamente com o apoio popular. De 1968 a 1972, Emilinha teve um edema nas cordas vocais e, após três cirurgias e uma reeducação da voz, voltou a cantar. Em 2003, após 22 anos sem gravar um trabalho só seu, lançou o CD "Emilinha Pinta e Borba", com participações de diversos cantores. Em 2005, Emilinha morreu aos 82 anos, de infarto fulminante, enquanto almoçava em seu apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Emilinha_Borba
PESQUISE também em outras fontes
3 de Outubro de 1990
Alemanha comemora a reunificação
Desde o dia 3 de outubro de 1990, a Alemanha celebra o dia da reunificação do país. Em uma cerimônia emocionante, à meia-noite daquele dia, a bandeira da Alemanha Ocidental, agora o símbolo de uma só nação, foi elevada acima do Portão de Brandemburgo, em Berlim, marcando o momento histórico.
A divisão do país havia acontecido após sua derrota na 2ª Guerra Mundial. Os setores controlados pela França, Reino Unido e Estados Unidos foram fundidos em 23 de maio de 1949 para formar a República Federal da Alemanha (RFA, ou Alemanha Ocidental). Em 7 de Outubro de 1949, a Zona Soviética constituiu-se na República Democrática da Alemanha (RDA, ou Alemanha Oriental).
Apesar dos supostos benefícios sociais da Alemanha Oriental, muitos dos cidadãos do lado comunista olhavam para o Ocidente em busca de liberdade política e de prosperidade econômica. O
Muro de Berlim, construído em 1961 para impedir a fuga dos alemães do leste para a Alemanha Ocidental, tornou-se um símbolo da Guerra Fria.
A crise do regime comunista da União Soviética durante o fim da década de 1980 refletiu na Alemanha Oriental, revelando as comprometidas fundações do sistema econômico do país. O marco alemão-oriental era praticamente inútil fora da Alemanha Oriental por algum tempo antes dos eventos de 1989-90.
O regime da Alemanha Oriental começou a vacilar em maio de 1989, quando a remoção da cerca na fronteira com a Hungria abriu um buraco na Cortina de Ferro, o que causou o êxodo de milhares de alemães orientais, que fugiram para a Alemanha Ocidental e para a Áustria, através do território húngaro. Em 28 de novembro de 1989, duas semanas após a queda do Muro de Berlim, o chanceler da Alemanha Ocidental, Helmut Kohl anunciou os 10 pontos de um programa de cooperação entre as duas Alemanhas. O projeto visava a eventual reunificação, que se concretizaria no ano seguinte.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Unidade_Alem%C3%A3
PESQUISE também em outras fontes
3 de Outubro de 1985
A ONU declara o Dia Mundial do Habitat
O habitat é o lugar onde um organismo vive e encontra o que necessita para sobreviver: refúgio, ar, água, alimento e espaço. Dada a importância do habitat, o crescimento da população e as condições do meio ambiente, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 3 de outubro de 1985, decidiu estabelecer esta data para celebrar o Dia Mundial do Habitat. A ONU criou também o Centro de Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (CNUAH) uma agência especializada na gestão e no desenvolvimento integral dos assentamentos Humanos. O CNUAH trabalha principalmente pelo direito de todo ser humano para contar com um lugar onde viver em paz e dignamente, tanto nos países subdesenvolvidos como nos desenvolvidos. Da mesma forma, busca melhorar as condições de vida e de trabalho dos mais necessitados nos assentamentos de baixos recursos.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_do_Habitat
PESQUISE também em outras fontes
3 de Outubro de 1959
O rinoceronte Cacareco recebe 100 mil votos para vereador em SP
A insatisfação popular com os políticos e candidatos a vereador em São Paulo terminou no dia 3 de outubro de 1959 com uma votação maciça no rinoceronte Cacareco, na realidade uma fêmea, apesar do nome. Com quase 100 mil votos no pleito de 1959, a candidatura do bicho foi um ato de protesto dos eleitores contra o baixo nível dos candidatos e também contra a Câmara Municipal.
Cacareco, na época, era destaque na imprensa, pois deixara o Rio de Janeiro, emprestado por seis meses, para fazer parte da inauguração do Zoológico de São Paulo. No meio disso tudo, o jornalista Itaboraí Martins teria, de brincadeira, lançando a candidatura de Cacareco para vereador. Como na época os votos eram com papel e envelope, o eleitor recebia um envelope, e, dentro dele, colocava a cédula do seu candidato. Várias gráficas imprimiram cédulas com o nome do bicho, que recebeu 100 mil votos.
O rinoceronte, contudo, nem pode comemorar a vitória, já que, dois dias antes da eleição, teve que retornar para o Rio. Alguns anos mais tarde, o rinoceronte morreu antes de completar dez anos de idade. O feito ganhou registro na revista Time, que citava um eleitor: “É melhor eleger um rinoceronte do que um asno”.
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Rinoceronte_Cacareco
PESQUISE também em outras fontes
3 de Outubro de 1953
É criada a Petrobras
A Petrobras,a maior petrolífera do Brasil, foi fundada em 1953, pelo presidente Getúlio Vargas (1882-1954). A sua criação está ligada ao processo de desenvolvimento da industrialização brasileira, e sua história é marcada por vultuosos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Essa característica culminou no incremento tecnológico e humano, assim como permitiu à Petrobras o pioneirismo da exploração de petróleo em águas profundas.
Na atualidade, a Petrobras é uma empresa de capital misto, e o governo brasileiro detém a maior parte das ações da companhia. Porém, nos últimos anos, a ação estatal na empresa tem diminuído. Além disso, há um grande interesse por parte do governo e dos demais acionistas em sua privatização. Nesse contexto, torna-se necessário destacar que a Petrobras é muito importante para o Brasil, uma vez que o petróleo é um recurso energético estratégico e a companhia está entre as principais geradoras de royalties para o país.
VEJA MAIS EM https://petrobras.com.br/quem-somos/trajetoria
PESQUISE também em outras fontes
3 de Outubro de 1945
Getúlio Vargas assina os Decretos levados por Apolônio Sales criando a Chesf
Em 3 de outubro de 1945, o visionário Apolônio Jorge de Farias Sales, nordestino de Altinho/PE, Engenheiro Agrônomo, Ministro da Agricultura do Presidente Getúlio Vargas levou para o presidente assinar os Decretos-Leis Nºs. 8.031, criando a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF e 8.032, disponibilizando recursos do tesouro nacional para as obras desta empresa.
De fato, a ideia original do aproveitamento da força das águas da Cachoeira de Paulo Afonso para gerar energia hidroelétrica é de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, cearense de Ipu, que criou, na margem alagoana do rio São Francisco, junto à Cachoeira de Paulo Afonso, a sua Usina Angiquinho, inaugurada em 1913.
32 anos depois, Apolônio Jorge de Farias Sales levou a mesma ideia de Delmiro Gouveia, para criar a Chesf, muitas vezes ampliada.
Os Decretos-Leis levados por Apolônio Sales foram assinados pelo presidente Getúlio Vargas no dia 3 de outubro de 1945, mas no dia 29 de outubro daquele ano, o Presidente Getúlio Vargas foi deposto. Em Dezembro, o General Eurico Gaspar Dutra foi eleito de forma indireta e os decretos de criação da Chesf ficaram nas gavetas do governo por um bom tempo.
Em julho de 1947, o presidente Dutra e grande comitiva visitaram a Cachoeira de Paulo Afonso e a Revista O CRUZEIRO, de 12/07/1947 já anunciava que seria construída a Usina de Paulo Afonso. Em 15 de março de 1948 foi empossada a primeira diretoria da Chesf, tendo com presidente o Engenheiro Antônio José Alves de Souza que era integrante do Ministério da Agricultura.
VEJA MAIS EM https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/colunistas/747552
VEJA TAMBÉM EM https://www.memoriadaeletricidade.com.br/artigos/40467/ha-
PESQUISE também em outras fontes
3 de Outubro de 1930
Getúlio Vargas e aliados promovem golpe de estado contra a República Velha
Até a chegada triunfal dos revolucionários ao Rio de Janeiro, ocorreram confrontos entre o exército do governo e as forças revolucionárias. Entre 12 e 13 de outubro, houve o Combate de Quatiguá, considerado o maior desta Revolução. Entre os fatores que criaram um ambiente favorável ao golpe de Getúlio estavam o descontentamento popular com a crise econômica causada pela grande depressão de 1929, o assassinato de João Pessoa (então governador da Paraíba) e o rompimento da política café com leite, em que houve um racha na aliança entre políticos paulistas e mineiros.
Clique aqui e saiba mais sobre a história de Getúlio Vargas
VEJA MAIS EM
PESQUISE também em outras fontes
3 de Outubro de 1804
Nasce Allan Kardec, o fundador do Espiritismo
No dia 3 de outubro de 1804 nascia, em Lyon, na França, Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec, educador, escritor e tradutor francês que ficou famoso pela Doutrina Espírita. O pseudônimo "Allan Kardec", segundo biografias, foi adotado por Rivail para diferenciar a Codificação Espírita dos seus trabalhos pedagógicos anteriores. Segundo algumas fontes, o pseudônimo foi escolhido, pois um espírito revelou-lhe que haviam vivido juntos entre os druídas, na Gália, e que então o Codificador se chamava "Allan Kardec". Desde cedo, Kardec manifestou interesse no estudo das ciências e da filosofia. Era profundo conhecedor da língua alemã, inglesa, holandesa e dominava perfeitamente o italiano e o espanhol.Após 1834, passou a lecionar, publicando diversas obras sobre educação e tornou-se membro da Real Academia de Ciências Naturais. Como pedagogo, o jovem Rivail dedicou-se à luta para uma maior democratização do ensino público.
A partir de 1855 é que ele passou a se interessar pelo fenômeno das "mesas girantes", bastante difundido à época, e também tomou conhecimento do fenômeno da escrita mediúnica, quando começou a se comunicar com os espíritos. Convencido de que o movimento e as respostas complexas das mesas deviam-se à intervenção de espíritos, Kardec dedicou-se à estruturação de uma proposta de compreensão da realidade baseada na necessidade de integração entre os conhecimentos científico, filosófico e moral. Em 1857, ele lançou ?O Livro dos Espíritos?, considerado marco de fundação do Espiritismo. No ano seguinte, publicou a Revista Espírita e também fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. No últimos anos de sua vida, Kardec seguiu divulgando o Espiritismo. Ele morreu em Paris, no dia 31 de março de 1869, aos 64 anos de idade, por conta de um aneurisma.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec
PESQUISE também em outras fontes
3 de Outubro de 1226. - Festa litúrgica – 4 de outubro.
Morre São Francisco de Assis, patrono dos animais e do meio ambiente
Considerado um dos grandes santos da Cristandade, Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, morreu no dia 3 de outubro de 1226, em Porciúncula, na Itália. A festa litúrgica em homenagem a São Francisco de Assis acontece no dia 4 de outubro como explica o https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis.
Nascido no dia 5 de julho, de 1182, na cidade italiana de Assis, o frade católico teve uma juventude mundana, com dinheiro, roupas e bebidas. Contudo, começou a ter visões e voltou-se a uma vida religiosa de absoluta pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, conhecidos como Franciscanos. São Francisco dedicou-se aos mais pobres e amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. Por conta do seu amor à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente. A São Francisco são atribuídos muitos milagres pela Itália. Em Ascoli curou enfermos, em Narni curou um paralítico, em Gubbio pacificou um lobo que assolava a região. Por conta de sua devoção e seus feitos, foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após sua morte, em 1228. Em 1230 foi inaugurada uma nova basílica na cidade de Assis, que recebeu seu nome e guarda seu túmulo definitivo. A basílica foi decorada com afrescos de Giotto di Bondone que retratam a vida do santo.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis
PESQUISE também em outras fontes