noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

02 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 02/10/24 às 12:31h - 64 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 02 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 02 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 02 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

02 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

02 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

E se HOJE, 02 de OUTUBRO é o dia do teu aniversário ou de alguém da família ou de amigos, VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Hoje, 02 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 02 de OUTUBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

2 de Outubro de 2022 - Éder Jofre, maior boxeador brasileiro, morre aos 86 anos

2 de Outubro de 1992 - Presidente c é afastado do cargo após sofrer impeachment

2 de Outubro de 1968 - Morre o irreverente pintor francês Marcel Duchamp

2 de Outubro de 1947 - É inaugurado o Masp

2 de Outubro de 1945 - Nasce o cantor romântico Wando

2 de Outubro de 1932 - Fim da Revolução Constitucionalista em São Paulo

2 de Outubro de 1869 - Nasce Mahatma Gandhi, a Grande Alma da paz mundial

Veja as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

2 de Outubro de 2022

Éder Jofre, maior boxeador brasileiro, morre aos 86 anos

O ex-boxeador Éder Jofre morreu em 2 de outubro de 2022, aos 86 anos, em Embu das Artes (SP). Internado desde março em uma clínica, ele não resistiu a complicações de uma pneumonia. Apelidado de "Galo de Ouro", o atleta foi tricampeão mundial de boxe, conquistando dois cinturões na categoria peso galo e um na categoria peso pena.

Vindo de uma família de boxeadores, Éder nasceu em São Paulo. Seu pai, o argentino José Aristides Jofre, conhecido como "Kid Jofre" (1907 - 1974), havia sido um respeitável pugilista, passando assim os ensinamentos para o filho, que logo aprendeu a "amar a nobre arte". Em 1953, subiu pela primeira vez nos ringues como amador, no torneio "Forja de Campeões". Ainda na condição de amador, disputou os Jogos Olímpicos de 1956 em Melbourne, Austrália.

Éder Jofre começou sua carreira profissional em 1957 lutando como peso galo. No ano seguinte, já era campeão brasileiro em sua categoria. Em 1961, se mudou para os Estados Unidos onde conquistou o título de campeão mundial pela National Boxing Association, em 1962, vencendo, por nocaute, o mexicano Eloy Sanchez no Olympic Auditorium. Um ano depois, unificou os títulos da categoria peso galo, vencendo o irlandês Johnny Caldwell, campeão da versão europeia. Éder conseguiu manter o seu título mundial até 1965, ganhando todas as lutas por nocaute.

Após largar brevemente a carreira no boxe, Éder voltou aos ringues no início da década 1970 na categoria peso pena. Foram 25 vitórias, sendo uma delas em cima do gigante cubano, naturalizado espanhol, José Legra que lhe valeu o título mundial do Conselho Mundial de Boxe (W.B.C), em 1973. Fez uma única defesa do título dos penas contra um dos maiores pugilistas mexicano, Vicente Saldivar, e o derrota por nocaute no 4º round mantendo seu cinturão.

Como político, foi eleito vereador de São Paulo pelo PDS, em 1982. Em 1989, filiou-se ao PSDB, seguindo carreira política de 1989 a 2000. Foi autor de 25 leis, sendo a grande maioria relacionada à saúde e educação. Nos últimos anos de vida, ele foi diagnosticado com uma doença neurológica degenerativa.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89der_Jofre

PESQUISE também em outras fontes

2 de Outubro de 1992

Presidente Fernando Collor é afastado do cargo após sofrer impeachment

Em 2 de outubro de 1992, o presidente do Brasil Fernando Collor de Mello era afastado do cargo por conta das denúncias de corrupção em seu governo. Collor estava no poder deste 15 de março de 1990. Com seu afastamento, a presidência foi ocupada pelo vice Itamar Franco. Anteriormente, no dia 29 de setembro, a Câmara de Deputados votou pelo impedimento (impeachment) de Collor, por 441 contra 33 votos. Mais tarde, ele renunciou ao cargo em 29 de dezembro de 1992, antes de ser condenado pelo Senado. No dia seguinte, foi condenado à perda do mandato e ficou inelegível por oito anos. Collor, então o presidente mais jovem do Brasil, na época com 40 anos, teve um governo marcado pelo Plano Collor e a abertura do mercado nacional às importações e o início de um programa nacional de desestatização. Inicialmente, as medidas do seu Plano tiveram uma boa aceitação, mas ao longo do tempo aprofundaram a recessão econômica e aumentaram inflação, que chegou aos 1200% ao ano. Para agravar ainda mais o quadro, um grande esquema de corrupção foi denunciado pelo seu irmão Pedro Collor de Mello, em maio de 1992. Entre os envolvidos estavam o tesoureiro Paulo César Farias (peça central no esquema), ministros, amigos e até a primeira-dama Roseane Collor.

Imagem: Ubirajara Dettimar/Agência Brasil/Palácio do Planalto, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Impeachment_de_Fernando_Collor

PESQUISE também em outras fontes

2 de Outubro de 1968

Morre o irreverente pintor francês Marcel Duchamp

Considerado um dos expoentes da arte no século 20, o artista francês Marcel Duchamp morreu no dia 2 de outubro de 1968, na cidade de Neuilly, na França. Sua irreverência diante dos padrões estéticos convencionais deu origem aos famosos ready-mades, ou seja, objetos que já são encontrados prontos, nos quais são acrescidos detalhes ou nomes arbitrários. Em 1913, exibiu um roda de bicicleta comum, apresentada como uma obra de arte. Em 1917, foi a vez de expor um mictório, ao qual intitulou de Fonte. Apesar de superficialmente parecer uma atitude apenas rebelde contra a excessiva importância dada às obras de arte, os ready-mades deram início a uma era em que a arte contemporânea misturou criação e crítica. Em Paris, em 1919, estabeleceu contato com o grupo Dada de artistas. Neste período, Duchamp exibiu uma fotografia da Mona Lisa com bigode e cavanhaque. O pintor também exerceu influência sobre os surrealistas, a pop art e outros movimentos modernos e pós-modernos.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcel_Duchamp

PESQUISE também em outras fontes

2 de Outubro de 1947

É inaugurado o Masp

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido pelo acrônimo MASP) é um centro cultural e museu de arte brasileiro inaugurado em 2 de Outubro 1947 pelo empresário e jornalista paraibano Assis Chateaubriand. Entre os anos de 1947 e 1990, o crítico e marchand italiano Pietro Bardi assumiu a direção do MASP a convite de Chateaubriand Inicialmente instalado na rua 7 de abril, encontra-se desde 7 de novembro de 1968 na Avenida Paulista, cidade de São Paulo (estado homônimo), em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede. É considerado uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. É conhecido pelo vão de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, com o intuito de que que funcionasse como uma praça para uso da população. Considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira, o edifício foi tombado pelas três instâncias de proteção ao patrimônio: IPHAN, Condephaat e Conpresp.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Arte_de_S%C3%A3o_Paulo

 PESQUISE também em outras fontes

2 de Outubro de 1945

Nasce o cantor romântico Wando

No dia 2 de outubro de 1945 nascia, em Cajuri (MG), Vanderley Alves dos Reis, popularmente conhecido como Wando, cantor de música popular brasileira, com mais de 20 discos gravados. Em suas letras, Wando falava de amor, mulheres e sexo. Uma de suas marcas registradas era sua coleção de calcinhas de fãs. Antes de se tornar cantor, Wando ? que recebeu este apelido da avó ? trabalhou como motorista de caminhão e feirante. Ao mesmo tempo, contudo, estudava violão e tocava em alguns bailes no estado do Rio de Janeiro, na região de Volta Redonda. Um dos primeiros passos para o sucesso de sua carreira aconteceu em 1973. Ao lado de Nilo Amaro, compôs a música "O Importante é Ser Fevereiro", que foi interpretada por Jair Rodrigues. Outros cantores consagrados como Roberto Carlos, Ângela Maria e Originais do Samba também cantaram músicas da autoria de Wando. Seu primeiro álbum saiu no mesmo ano, "Glória Deus No Céu e Samba na Terra".

O sucesso não demorou a vir. Em 1974, seu disco "Moça" vendeu 1,2 milhão de cópias. Outros grandes sucessos foram "Chora Coração" (1985), que fez parte da trilha sonora da telenovela Roque Santeiro, e "Fogo e Paixão", do disco "O Mundo Romântico de Wando" (1988). Seu último disco de inéditas, "Romântico Brasileiro, Sem Vergonha", foi lançado em 2005. O cantor morreu no dia 8 de fevereiro de 2012, em um hospital em Nova Lima (MG), vítima de uma parada cardíaca. Wando tinha 66 anos e ficou internado por 15 dias por causa de problemas no coração.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Wando

PESQUISE também em outras fontes

2 de Outubro de 1932

Fim da Revolução Constitucionalista em São Paulo

No dia 2 de outubro de 1932 acontecia o último confronto da Revolução Constitucionalista, em São Paulo. O movimento, que teve início no dia 9 de julho de 1932 e também ficou conhecido como Revolução de 32 ou Guerra Paulista, teve como objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e elaborar uma nova constituição para o Brasil. O saldo após a rendição dos paulistas, no dia 4 de outubro de 1932, foi a morte de 934 pessoas, de acordo com os números oficiais. Contudo, estima-se que até 2200 tenham morrido. Por conta dessa revolução, o dia 9 de julho é feriado no estado de São Paulo.

O movimento foi uma reação paulista à Revolução de 1930, que pôs fim à autonomia dos estados, impediu a posse Júlio Prestes como presidente e colocou fim à ?República Velha?, conhecida pela política café com leite, na qual Minas Gerais e São Paulo se alternavam no poder. A Revolução de 32 também teve os seus heróis, no caso, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, conhecidos pela sigla ?MMDC?, e que tiveram seus nomes inscritos no Livro dos Heróis da Pátria.

Imagem: Domínio Público, Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=455585

PESQUISE também em outras fontes

2 de Outubro de 1869

Nasce Mahatma Gandhi, a Grande Alma da paz mundial

Mohandas Karamchand Gandhi, nasceu na Índia, 2 de Outubro de 1869, e entrou para a história como um dos fundadores do moderno estado indiano e defensor dos protestos sem uso de violência. Seu nome, Mahatma, em sânscrito, significa "grande alma". Após se formar advogado em Londres, Gandhi foi trabalhar na África do Sul. Ele ficou famoso internacionalmente pela sua política de desobediência civil e o uso do jejum como protesto. Por conta disso, teve a prisão decretada várias vezes. Sua iniciação na política começou após sofrer discriminação racial durante uma viagem de primeira classe em um trem. Quando pediram que fosse à terceira classe por ele não ser branco, Gandhi se recusou e foi jogado para fora do trem. Depois disso, iniciou sua luta contra a discriminação racial. Ele também participou do movimento pela independência da Índia. Uma de suas estratégias era o boicote aos produtos importados, como os tecidos ingleses. Gandhi também era contra a divisão do país em dois estados, mas isso acabou acontecendo com a criação da Índia, predominantemente hindu, e do Paquistão, de maioria muçulmana.

Em 20 de janeiro de 1948, Gandhi sofreu um atentado, mas ninguém ficou ferido. Porém, pouco depois, no dia 30, foi morto a tiros, em Nova Déli, por um hindu radical. Seu corpo foi cremado e as cinzas jogadas no rio Ganges. Indicado cinco vezes para Nobel da Paz, Gandhi nunca foi agraciado com o prêmio. Décadas depois, o erro foi assumido pelo comitê organizador do Nobel.

Destacado por suas façanhas e sua maneira "única" de agir, Gandhi é considerado o ícone do AHIMSÁ (lê-se arrimsá) termo sânscrito que significa não violência.

Trata-se de um código de ética da tradição hindu que vai muito além do simples não agredir fisicamente. Refere-se fundamentalmente ao respeito incondicional para com qualquer forma de vida e engloba, por exemplo, o não agredir por palavras, atitudes e pensamentos.

Imagem: See page for author [Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!