noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

16 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 16/09/24 às 15:25h - 94 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 16 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 16 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 16 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

16 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

16 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Hoje, 16 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 16 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

16 de Setembro de 2017 - Morre o jornalista e apresentador Marcelo Rezende

16 de Setembro de 1997 - Após demissão, Steve Jobs retorna à Apple

16 de Setembro de 1994 - ONU proclama o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio

16 de Setembro de 1976 - Ditadura argentina sequestra e some com estudantes na Noite dos Lápis

16 de Setembro de 1949 - Nascem os personagens animados Papa-Léguas e Coiote

16 de Setembro de 1939 - É travada a Batalha de Khalkhin Gol entre Japão e União Soviética

16 de Setembro de 1932 - Gandhi faz greve de fome em protesto contra separação de castas na Índia

16 de Setembro de 1914 - Nasce o compositor Lupicínio Rodrigues, inventor do termo dor-de-cotovelo

16 de Setembro de 1817 - Alagoas é emancipada da Capitania de Pernambuco

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 16 de Setembro de 2017

Morre o jornalista e apresentador Marcelo Rezende

O jornalista Marcelo Rezende morreu em 16 de setembro de 2017, aos 65 anos, em São Paulo. O comunicador não resistiu a um câncer pancreático com metástase no fígado. Ao longo de sua carreira, o profissional se destacou como repórter investigativo e apresentador de importantes programas televisivos da Globo e Record.

Nascido em 1951, Marcelo começou sua carreira profissional no jornalismo ainda na adolescência. Aos 17 anos, época em que estava matriculado em um curso técnico de mecânica, foi visitar a redação do Jornal dos Sports no Rio de Janeiro, com um primo que trabalhava lá. Após se oferecer para datilografar um texto, o diretor do periódico o convidou para estagiar no local.

No ano 2000, após afastar-se do Linha Direta, Marcelo Rezende manteve a função de repórter especial de investigação na Globo. Em janeiro do ano seguinte, ele deu início à investigação sobre a corrupção no futebol brasileiro. Em 2002, o jornalista desligou-se da Globo e passou por três emissoras: Record, Band e RedeTV. Entre  2004 e 2005 e a partir de 2012 até 2017, Marcelo apresentou o Cidade Alerta, na Record, atingindo grandes índices de audiência.

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Rezende

PESQUISE também em outras fontes

16 de Setembro de 1997

Após demissão, Steve Jobs retorna à Apple

No dia 16 de setembro de 1997, o visionário Steve Jobs estava de volta à Apple, empresa que fundou aos 20 anos com o amigo Steve Wozniak, na garagem da casa dos seus pais. Dez anos depois, Jobs foi demitido da própria empresa por conta de disputas de poder com o então CEO, John Sculley.

Enquanto esteve fora da Apple, Jobs fundou a NeXT e a Pixar, de computação gráfica, que, em parceria com a Disney, produziram animações de sucesso. Entre seus objetivos também estava derrubar a Apple nos negócios, algo que ele não conseguiu fazer.

Em dezembro de 1996, a Apple comprou a NeXT por US$ 400 milhões. A empresa queria a NeXTStep para formar a base de um novo sistema operacional para bater o navegador Netscape. Jobs retornou à empresa como assessor informal do então CEO Gil Amelio. Mas, em alguns meses, o conselho da empresa demitiu Amelio depois que a Apple sofreu uma das maiores perdas trimestrais na história do Vale do Silício.

Em 16 de setembro de 1997, a Apple anunciou que Jobs era oficialmente nomeado CEO interino, ou iCEO, como a empresa decidiu nomear o cargo. Jobs e sua equipe criaram produtos de enorme sucesso como o iMac, em 1998, e, mais tarde, o iPhone, iPod e iPad.

Jobs morreu no dia dia 5 de outubro de 2011, aos 56 anos, em São Francisco, na Califórnia, vítima de câncer, doença contra a qual lutava desde 2004. Nos seus últimos anos de vida, concedeu em torno de 40 entrevistas para Walter Isaacson, que escreveu a sua biografia autorizada.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://www.hardware.com.br/artigos/o-dia-em-que-steve-jobs-foi-demitido-da-apple/

PESQUISE também em outras fontes

16 de Setembro de 1994

ONU proclama o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio

O ozônio (O3) é um gás que protege a Terra das perigosas radiações ultravioletas do Sol. Sua presença nas camadas altas da atmosfera constitui um poderoso filtro que defende a vida do planeta destas agressivas radiações que são, por exemplo, as que produzem queimaduras quando há uma exposição prolongada ao Sol. Há anos começou a produção e utilização maciça de gases artificiais como os CFC (que contêm cloro) que se mostraram muito úteis em refrigeradores, pulverizadores e aparelhos de ar condicionado. Em 1974 descobriu-se que estes gases atuavam diretamente sobre o ozônio transformando-o em outros compostos e deixando a Terra sem seu filtro de proteção. Isto se mostrou muito evidente quando em 1985 se descobriu do espaço o buraco de ozônio, uma enorme zona da atmosfera situada sobre a Antártida em que a camada de ozônio quase não existia, falha que ameaçava estender-se. A conservação da camada de ozônio tornou-se uma das prioridades ambientais em escala mundial. Por este motivo, no dia 16 de setembro de 1994 a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou essa data como o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio. Nesse dia se comemora a assinatura do Protocolo de Montreal, em 1987, o primeiro grande acordo mundial sobre um tema do meio ambiente e, até a data, um dos mais eficazes. Neste acordo os países assinantes se comprometeram a reduzir rapidamente a produção de gases artificiais que prejudicassem a camada de ozônio.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://brasil.un.org/pt-br/246117-dia-internacional-para-preserva%C3%A7%C3%A3o-da-camada-de-oz%C3%B4nio

PESQUISE também em outras fontes

 

16 de Setembro de 1976

Ditadura argentina sequestra e some com estudantes na Noite dos Lápis

"A Noite dos Lápis" foi como ficou conhecida uma série de sequestros e desaparecimentos promovidos pela ditadura militar da Argentina a partir de 16 de setembro de 1976. As vítimas eram estudantes secundaristas que, em sua maioria, atuavam como militantes ou ex-militantes da União de Estudantes Secundaristas (UES) da cidade de La Plata. Foi um dos mais conhecidos atos de repressão cometidos durante o regime do então presidente Jorge Rafael Videla.

Após o golpe militar de março de 1976, o governo implementou o que foi chamado de Processo Nacional de Reorganização, um conjunto de ações que tinham o objetivo de destruir as forças de guerrilhas de esquerda e oprimir os focos de resistência. O processo incluía sequestros, tortura e assassinatos. Enquanto isso, o grupo de guerrilha esquerdista Montoneros reagia veementemente contra a ditadura, convocando outras entidades para participar de sua campanha contra o regime. Entre elas estava a UES.

Em 1987, a história da Noite dos Lápis foi contada em um filme que teve a colaboração de Pablo Diaz no roteiro. Em setembro de 2011, quase duas dezenas de oficiais foram acusados de crimes contra a humanidade por terem participado da Noite dos Lápis. Entre eles estava Miguel Etchecolatz, que já cumpria pena de prisão perpétua por outros crimes cometidos como oficial do regime.

VEJA MAIS em

https://fronteiralivre.com.br/historia/a-noite-dos-lapis-um-marco-de-luta-e-memoria-na-argentina

PESQUISE também em outras fontes

16 de Setembro de 1949

Nascem os personagens animados Papa-Léguas e Coiote

O desenho animado do Papa-léguas e do Coiote era criado em um dia como este, no ano de 1949, para o estúdio Warner Bros, que o apresentava ao público pela primeira vez. Muitos fãs aproveitam a data para celebrar o aniversário do clássico desenho da televisão. A dupla é uma criação do diretor de arte Chuck Jones, que teve a ideia para o desenho no ano anterior, em 1948. A história foi desenvolvida pelo escritor Michael Maltese.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Wile_E._Coyote

PESQUISE também em outras fontes

16 de Setembro de 1939

É travada a Batalha de Khalkhin Gol entre Japão e União Soviética

A Batalha de Khalkhin Gol foi o confronto decisivo durante a guerra fronteiriça não declarada entre o Exército do Império do Japão e o da União Soviética. A guerra foi provocada graças às ambições territoriais do Japão; desde 1938 esta potência vinha invadindo várias regiões da China, mas logo dirigiu sua atenção para a União Soviética. Isto provocou o incidente conhecido como Batalha de Khalkhin. O Exército Vermelho da União Soviética conseguiu derrotar o exército japonês no confronto. Depois da batalha, o exército soviético atacou as tropas japonesas restantes, enviando-as de volta a Manchukuo.

No dia 16 de setembro os japoneses solicitaram um cessar fogo à guerra que havia iniciado no dia 11 de maio de 1939, e dois anos depois o reconheceram, por meio de um tratado (o Pacto de Neutralidade), o estado da fronteira. Dos mais de 30.000 soldados da tropa japonesa, 8.440 morreram e mais de 8.766 foram feridos. Dos 57.000 soldados do Exército Vermelho, com seus 498 tanques e 346 veículos blindados foram declaradas 9.284 baixas. Como resultado da batalha, o Japão se tornou contrário a atacar a União Soviética, preferindo fazê-lo contra os Estados Unidos.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalhas_de_Khalkhin_Gol

PESQUISE também em outras fontes

16 de Setembro de 1932

Gandhi faz greve de fome em protesto contra separação de castas na Índia

Em 16 de setembro de 1932, em uma cela da prisão de Yerovda, nos arredores de Mumbai, na Índia, Mohandas Karamchand Gandhi deu início a uma greve de fome para protestar contra a decisão do governo britânico de dividir o sistema eleitoral indiano em castas.

Líder na campanha indiana por um governo independente, Gandhi lutou a vida toda para difundir por todo o país e pelo mundo uma característica inconfundível de resistência passiva. Por volta de 1920, o conceito de Satyagraha (ou “insistência na verdade”) tornou Gandhi uma figura de enorme influência para milhões de seguidores.

À medida que a Índia caminhava paulatinamente para a independência, o prestígio de Gandhi só crescia. Continuou valendo-se da greve de fome como método de resistência, tendo consciência de que o governo britânico não seria capaz de resistir às pressões populares de um povo que o chamava de Mahatma ou “Grande Alma”.

Em 12 de janeiro de 1948, Gandhi fez a última greve de fome bem-sucedida em Nova Deli, a fim de persuadir hindus e muçulmanos daquela cidade a lutarem pela paz entre eles.

Em 30 de janeiro daquele mesmo ano, menos de duas semanas depois de ter interrompido a greve de fome, foi assassinado por um hindu extremista quando ia para uma cerimônia religiosa.

VEJA MAIS em

https://operamundi.uol.com.br/historia/hoje-na-historia-1932-ghandi-inicia-greve-de-fome-contra-sistema-eleitoral-indiano/

PESQUISE também em outras fontes

16 de Setembro de 1914

Nasce o compositor Lupicínio Rodrigues, inventor do termo dor-de-cotovelo

No dia 16 de setembro de 1914 nascia, em Porto Alegre (RS), Lupicínio Rodrigues, compositor, autor de marchinhas de carnaval e sambas-canção. Ele foi o inventor do termo dor-de-cotovelo. Constantemente abandonado pelas mulheres, Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos. Torcedor do Grêmio, compôs o hino tricolor, em 1953. Ele morreu em 24 de agosto de 1974, em Porto Alegre.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lupic%C3%ADnio_Rodrigues

PESQUISE também em outras fontes

16 de Setembro de 1817

Alagoas é emancipada da Capitania de Pernambuco

A Capitania de Alagoas era criada em um dia como este, no ano de 1817, após se desmembrar da Capitania de Pernambuco, como um resultado da Revolução Pernambucana, ocorrida no mesmo ano. A capital, inicialmente, foi a vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul (atual cidade de Marechal Deodoro). Em 9 de dezembro de 1839 sua capital foi transferida para atual Maceió, que, por sua vez, foi desmembrada de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. Com a proclamação da república, em 1889, a capitania foi elevada à condição de estado.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Alagoas

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!