noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

03 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA

Publicada em 03/09/24 às 18:27h - 65 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 03 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 03 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 03 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

03 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

Como já dizia Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, “Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens” (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Hoje, 03 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 03 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

3 de Setembro de 2021 - Ator Sérgio Mamberti morre aos 82 anos

3 de Setembro de 1976 - Sonda Viking II pousa em Marte

3 de Setembro de 1939 - França e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha

3 de Setembro de 1875 - Nasce Ferdinand Porsche, um dos "pais" do Fusca

3 de Setembro de 1859 - Nasce Jean Jaurès, pacifista francês

3 de Setembro de 1856 - Nasce Louis Sullivan, expoente da arquitetura moderna

3 de Setembro de 301 d.C. - É fundada a República de San Marino

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 3 de Setembro de 2021

Ator Sérgio Mamberti morre aos 82 anos

O ator Sérgio Mamberti morreu em 3 de setembro de 2021, aos 82 anos, em São Paulo. Internado com uma infecção nos pulmões, ele teve falência múltipla dos órgãos. O artista teve uma longa carreira no teatro, cinema e televisão, interpretando personagens populares como o Mordomo Eugênio, na novela Vale Tudo, e o Doutor Victor, de Castelo Rá-Tim-Bum.

Nascido em Santos, Sérgio se interessou cedo pelas artes e aos 14 anos já se considerava um cinéfilo. Sua paixão pela arte dramática fez com que se formasse no curso de artes cênicas da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD). Fez sua estreia no teatro em 1962, na peça Antígone América, escrita por Carlos Henrique Escobar, produzida por Ruth Escobar e dirigida por Antônio Abujamra. Em seguida, passou a integrar o grupo de teatro Decisão, juntamente com artistas como Abujamra, Glauce Rocha e Plínio Marcos.

Na década de 1970, juntamente com seu irmão Cláudio Mamberti participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista, trabalhando com importantes nomes da dramaturgia brasileira como Beatriz Segall, Regina Duarte e Paulo José. Começou a carreira televisiva em novelas da Record, com Ana, em 1969. Na década seguinte, atuou em outros folhetins da emissora.

Nos anos 1980, Mamberti atuou em novelas como Dona Beija, da Rede Manchete, e Vale Tudo, da Rede Globo, na qual se popularizou como o Mordomo Eugênio. Em 1994, passou a interpretar o divertido Doutor Victor, na série Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, conquistando o público infantil.

...

Imagem: TV Cultura/Reprodução

VEJA MAIS em

https://veja.abril.com.br/cultura/morre-sergio-mamberti-ator-que-foi-da-tv-tupi-a-netflix-aos-82-anos

Mas, pesquise também em outras fontes.

3 de Setembro de 1976

Sonda Viking II pousa em Marte

No dia 3 de setembro de 1976 pousava na superfície de Marte a sonda Viking II, da Nasa. Ela desceu em Utopia Planitia no Planeta Vermelho, onde antes, no dia 20 de julho do mesmo ano, sua sonda gêmea, a Viking I pousou, porém em Chryse Planitia, uma planície circular na região equatorial norte. As duas duas sondas operaram durante anos até o dia em que suas baterias falharam. Com a missão, as ideias de uma civilização marciana e de vida primitiva, como a existência de musgos, foram postas de lado. Contudo, a dúvida quanto a existência de bactérias continuou a persistir.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Viking

Mas, pesquise também em outras fontes.

3 de Setembro de 1939

França e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha

No dia 3 de setembro de 1939, França e Grã-Bretanha declararam guerra à Alemanha nazista que havia invadido a Polônia. Dois dias depois, os Estados Unidos declaram sua neutralidade. Era o início da Segunda Guerra Mundial, conflito armado que envolveu as principais potências mundiais da época e que só terminou em 1945, após a morte de aproximadamente 17 milhões de civis. Dez meses antes, a Alemanha já havia invadido os sudetos da Tchecolosváquia, uma região do país, na Boêmia, habitada por alemães. Em março, toda a Tchecolosváquia e a Áustria estavam anexadas à Alemanha. Os aliados, seus futuros inimigos, não se manifestaram diante de tais desrespeitos à soberania dessas nações.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/franca-e-gra-bretanha-declaram-guerra-alemanha

Mas, pesquise também em outras fontes.

3 de Setembro de 1875

Nasce Ferdinand Porsche, um dos "pais" do Fusca

Considerado um dos "pais" do icônico carro Fusca, Ferdinand Porsche nascia em um dia como este, no ano de 1875, em Maffersdorf,  local que hoje parte da cidade de Liberec, República Checa. Engenheiro automotivo austríaco, ele e sua equipe trabalharam em projetos inovadores no setor automobilístico e também no desenvolvimento do atual Volkswagen Fusca. Com o seu filho e outros engenheiros e mecânicos fabricou o primeiro Porsche 356.

No começo da década de 30, após várias tentativas de busca por financiamento para os seus projetos, ele finalmente obteve recursos de Adolf Hitler, que queria motorizar o país, com o pensamento de que todo alemão deveria ter um veículo. Em 1934, Porsche conseguiu um contrato para construir três protótipos baseados em seu desenho. Os três carros ficaram prontos no inverno de 1936.

Após a guerra, Porsche foi solicitado a seguir com o desenho do Volkswagen na França. Ele deveria deslocar a fábrica e seus equipamentos para o território francês como reparações de guerra. Contudo, houve muita divergência antes mesmo da implantação da fábrica, e Porsche ficou na cadeia como criminoso de guerra por 20 meses, sem direito a julgamento.

No final de sua vida, Porsche foi contratado pela Volkswagen para consultoria adicional, e recebeu royalties por cada Volkswagen do Tipo I (Fusca) fabricado. Isso o deixou em boa situação financeira, pois mais de 20 milhões de unidades do carro foram fabricadas. Em novembro de 1950, Porsche visitou a fábrica da Volkswagen em Wolfsburg pela primeira vez desde o final da Segunda Guerra Mundial. Poucas tempo depois, ele sofreu um derrame. Sem se recuperar completamente, ele morreu no dia 30 de janeiro de 1951, em Stuttgart.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/nasce-ferdinand-porsche-um-dos-pais-do-fusca

Mas, pesquise também em outras fontes.

3 de Setembro de 1859

Nasce Jean Jaurès, pacifista francês

Jean Jaurès nasceu em 3 de setembro de 1859 e faleceu em 31 de julho de 1914. Foi um político socialista francês. Combatia o perigo da guerra europeia com paixão, especialmente após o início das Guerras Balcânicas em 1912-1913. Sua posição em prol do pacifismo, pouco antes de começar a Primeira Guerra Mundial, tornaram-no impopular entre os setores nacionalistas e um exaltado fanático o assassinou, no Café du Croissant da rua Montmartre de Paris, uma semana depois de um discurso. Seu assassinato não foi produto da coincidência, mas sim o último degrau de uma campanha de ódio, mentiras e calúnias que os seus inimigos mantinham contra ele.

Este crime, por outro lado, conseguiu seus objetivos e facilitou a incorporação da esquerda para a "União Sagrada", espécie de grande coalizão nacional de guerra. Ao findar a I Guerra Mundial, e como reação ao massacre que ocasionou, muitos municípios franceses colocaram em ruas e praças o seu nome, lembrando seu papel de firme opositor a este conflito.

O metrô de Paris também deu seu nome a uma de suas estações. Seu assassino, Raoul Villain, após 56 meses de prisão preventiva, foi libertado em 29 de março de 1919.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/nasce-jean-jaures-pacifista-frances

Mas, pesquise também em outras fontes.

 3 de Setembro de 1856

Nasce Louis Sullivan, expoente da arquitetura moderna

Louis Henry Sullivan nasceu em 3 de setembro de 1856 e faleceu em 14 de abril de 1924. Foi um arquiteto norte-americano da Escola de Chicago (1870-1893). Fez sociedade com Dankmar Adler e iniciou uma corrente que seria a base da arquitetura moderna. Um espírito de profunda unidade caracteriza as teorias de Sullivan, nas quais a estrutura, a composição e a decoração partem de uma mesma ideia funcionalista, quase de natureza simbólica, que penetra e integra o edifício inteiro até em seus mais ínfimos detalhes. A perfeição formal dos volumes urbanísticos diferencia Sullivan de outros expoentes da Escola de Chicago, cuja produção está mais direta e univocamente determinada pelas estruturas de ferro e pelos imperativos econômicos do novo urbanismo/arquitetura comercial.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/nasce-louis-sullivan-expoente-da-arquitetura-moderna

Mas, pesquise também em outras fontes.

3 de Setembro de 301 d.C.

É fundada a República de San Marino

A República de San Marino é a menor e mais antiga da Europa e do mundo. Está cravada em território italiano, entre Emilia-Romana e as Marcas; em uma zona acidentada, ao pé do Monte Titano, de 749 metros, muito perto do Mar Adriático, no sul do continente europeu. A religião predominante é a católica. San Marino é considerada a república mais antiga que ainda sobrevive, ao ter sido fundada em 3 de setembro de 301 d.C, segundo a tradição, pelo construtor San Marino, um cristão que fugiu das perseguições imperiais.

Disputado pelas famílias reais dos Rímini e Montefeltro, e sujeita às lutas entre guelfos e gibelinos, conseguiu manter sua independência e aumentar seu território. O pequeno Estado foi reconhecido pela França napoleônica em 1797, e por outros estados europeus em 1815 durante o Congresso de Viena. Apesar de ser um país soberano, depende em grande parte da Itália, pela qual está completamente rodeada desde a unificação do país no século XIX.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/San_Marino

Mas, pesquise também em outras fontes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!