Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Memória Viva

Rodelas 60 anos. O que Paulo Afonso e Rodelas têm em comum?

O rio São Francisco, o ex-prefeito Manuel Moura e um prefeito pauloafonsino

Publicada em 02/08/22 às 20:09h - 928 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a notícia Rodelas 60 anos. O que Paulo Afonso e Rodelas têm em comum?  Compartilhar a notícia Rodelas 60 anos. O que Paulo Afonso e Rodelas têm em comum?  Compartilhar a notícia Rodelas 60 anos. O que Paulo Afonso e Rodelas têm em comum?

Link da Notícia:

Rodelas 60 anos. O que Paulo Afonso e Rodelas têm em comum?
Manuel Moura, primeiro prefeito de Rodelas/BA, cidade de Rodelas e atual prefeito Emanuel Rodrigues  (Foto: Divulgação Valdomiro Nascimento e da Net.)

Nos últimos dias do mês de julho de 2022 que acaba de nos deixar, três dias separaram as comemorações de aniversário de emancipação política de dois municípios baianos - Paulo Afonso e Rodelas.

Eles estão separados por 120 quilômetros, mas sempre estiveram unidos de várias formas.


Tanto as terras do território mais rural do município de Rodelas como da mais urbana Paulo Afonso, continuam sendo banhadas e abençoadas pelas águas do rio São Francisco. O primeiro prefeito de Rodelas, Manuel Moura, quando vereador em Glória, apoiou o processo de emancipação política de Paulo Afonso e o atual prefeito de Rodelas, Emanuel Rodrigues é pauloafonsino.

Os dois municípios nasceram com apenas 4 anos de diferença de um para o outro, da mesma terra mater, pois suas terras faziam parte do território de Santo Antônio de Glória, a “Velha Glória, antiga Curral dos Bois”, como a descreveu Manuel Moura em um belo texto publicado na primeira revista que editei chamada Paulo Afonso, Redenção do Nordeste, em 1981.

 Manuel Moura, ex-vereador em Glória e primeiro prefeito de Rodelas


O vereador Manoel Moura da antiga cidade de Glória, nos idos de 1958, era o líder da bancada da situação, ligada ao prefeito de Glória mas, com a chegada dos vereadores do Distrito de Paulo Afonso, nos anos de 1954 a 1958, se tornou amigo do vereador desse Distrito, Abel Barbosa e Silva.


Essa amizade o levou a apoiar o projeto de desmembramento do Distrito de Paulo Afonso do território de Glória o que levou à sua emancipação política cerca de dois anos depois, em 28 de julho de 1958, com a sansão pelo governador Antônio Balbino de Carvalho, da Lei Estadual 1.012, que criou o município de Paulo Afonso, que comemorou 64 anos.


Nas muitas conversas que tive com o ex-vereador e ex-prefeito de Paulo Afonso, Abel Barbosa, desde quanto com ele trabalhei como coordenador de comunicação, cultura e turismo, entre 1979 e 1985, no seu segundo mandato de prefeito, e até a sua morte em 26 /4/2018 sempre, vezes seguidas ele se referia ao gesto grandeza do vereador Manoel Moura e da importância de sua decisão para a emancipação política de Paulo Afonso, fato por mim registrado em vários livros que escrevi sobre a história de Paulo Afonso.


Quatro anos depois da emancipação política de Paulo Afonso, o mesmo vereador Manoel Moura conduziu, na mesma Câmara Municipal de Glória, projeto semelhante de desmembramento de território de município de Glória e a consequente emancipação política e criação do município de Rodelas em 31 de julho de 1962 e os eleitores rodelenses, em reconhecimento por este ato, elegeram Manoel Moura como o seu primeiro prefeito, o que não conseguiu Abel Barbosa em Paulo Afonso.


 Emanuel Rodrigues, prefeito de Rodelas, no seu terceiro mandato


Em 31 de julho de 2022, o município de Rodelas festejou a sua entrada na terceira idade, 60 anos, tendo como prefeito, no seu terceiro mandato, o Sr. Emanoel Rodrigues Ferreira, que nasceu em Paulo Afonso/BA e Paulo Afonso e Rodelas, ambos filhos da mesma Glória, seguem seus caminhos.


Paulo Afonso, chamada “capital da energia”, pela instalação das usinas hidrelétricas da Chesf tornou-se grande polo regional. Rodelas, de vida rural mais intensa, destaca-se no cenário nacional pela sua produção de coco que é comercializado inclusive em São Paulo.


Emanuel Rodrigues, prefeito de Rodelas, com o ex-prefeito João Justiniano da Fonseca


E, quando Rodelas faz 60 anos de vida é importante lembrar, como escreveu um dos seus moradores ilustres e também ex-prefeito desse lugar, escritor João Justiniano da Fonseca que os primeiros tempos do atual território de Rodelas remontam ao “pecuarista Garcia d'Ávila, cujos descendentes continuaram, nos sertões baianos, sua obra de desbravamento e colonização iniciada em 1552”.


 

E, da velha e saudosa Rodelas e seus arredores e do seu novo território, nos tempos mais recentes, Valdomiro Nascimento, nascido na vizinha Abaré, mas rodelense de coração pois, depois de suas andanças pela Coelba e do apoio ao 1º Bispo diocesano de Paulo Afonso, Dom Jackson Berenguer Prado, há anos fixou residência em Rodelas e dali tem destacado personagens marcantes desta cidade e das vizinhanças, mantendo vivas a história e a memória dessa região sanfranciscana.


Prefeitos de Rodelas/BA


Quando Rodelas completa 60 anos, há que se trazer à memória pessoas como os prefeitos Sr. Manuel Moura, seu Matinha, o prefeito Sales que fez evocar as tradições juninas e gente simples da cidade e dos arredores que marcaram a sua presença de sertanejos lutadores e sobreviventes desses sertões nordestinos.


E Valdomiro, em textos e imagens históricas publicados no site www.folhasertaneja.com.br já trouxe à lembrança muitos personagens igualmente importantes na história de um lugar.


Quem não voltou a se lembrar dos doces encantados da Dora? De novo, veio à memória e quem vai esquecer a linda história sertaneja, de dedicação, sacrifício mesmo, da Professora Maria Bernardes para concluir os seus estudos? Do carinho com as plantas ornamentais de Naudo Melo? Das cores, luzes e do imaginário de Silvanete Almeida?  


E dos cuidados com a arte e a cultura de Castulina Soares de Almeida que, merecidamente, dá nome ao Centro Cultural da cidade? De Rangel Amaral vivendo nos palcos iluminados da vida? Quem não lembra da música de Edy Carlos? Do esforço e luta de Margarida Neta para fazer o seu Curso de Psicologia?


Esses personagens que caminharam por muitos anos por essas terras sertanejas, como o pioneiro Manuel Moura, assim como os ancestrais que viveram na região desde muitos séculos atrás se constituem no patrimônio maior do hoje município de Rodelas, sua cidade sede, seus povoados e das terras vizinhas.


Parabéns Rodelas pela sua história, de homens e mulheres simples mas valorosos que, no teu território ou no seu entorno, denotam amor e doação por essas terras sertanejas que chegam à terceira idade com sonhos de adolescente.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

18 comentários


Ivonete Silva de Oliveira

07/08/2022 - 22:26:33

Amo lê as histórias das nossas cidades baianas principalmente quando escritas,lembradas pelo escritor q eu aprecio com muito carinho o nosso Valdomiro Nascimento, parabéns para todos participantes dessa história maravilhosa


Socorro Neves

07/08/2022 - 18:09:52

Parabenizo o prof. Galdino por mais uma matéria excelente e enriquecedora sobre a história de nossa Rodelas e agradeço ao meu amigo Valdomiro por todo amor dedicado à nossa cidade durante tantos anos. Você,Valdomiro, nos presenteia com lindas lembranças do nosso passado, bem como traz fatos importantes do presente do nosso município. Matéria fantástica!


Professor Galdino

05/08/2022 - 22:06:57

Comunico aos leitores desta matéria, na verdade uma crônica pessoas e cidades desta região - Paulo Afonso e Rodelas - ambas na Bahia, que acabo de receber , com muita alegria esta mensagem que, com autorização da remetente, compartilho com todos:"À redação do jornal Folha Sertaneja, Me chamo Maria Zélia Moura e quero, em nome dos filhos, netos e bisnetos de meu pai - Manoel Moura - parabenizar o professor Gaudino pela belíssima reportagem, em comemoração aos 60 anos de emancipação da nossa querida Rodelas, no jornal Folha Sertaneja. A matéria faz referências carinhosas ao nosso amado Moura, o que muito nos emocionou. É com extrema felicidade que lemos os relatos, palavras e lembranças, tão afetuosas, sobre esse nobre homem que, com certeza, deixou muitas marcas e boas lembranças à nós, familiares e, certamente, à tantas outras pessoas que com ele tiveram o privilégio de conviver. Quero reforçar, mais uma vez, nossos sinceros agradecimentos, principalmente, por sabermos o quão carente de memória e histórias nosso povo vive.Com carinho, Filhos, netos e bisnetos de Manoel Moura"


Professor Galdino

04/08/2022 - 23:04:00

Meu querido João Bosco. Escrevi esta matéria sobre Rodelas apenas com o objetivo de associá-la a Paulo Afonso sob três aspectos que apresento logo do começo da matéria: 1 - a figura do Sr. Manoel Moura, vereador que apoiou a emancipação política de Paulo Afonso e depois foi o primeiro prefeito de Rodelas;2 - o fato dos dois municípios serem banhados pelo rio São Francisco;3 - o fato do atual prefeito ser pauloafonsino, que aliás, vi uma vez ou outra.Em nenhum momento quis, desejei, fazer qualquer alusão à gestão municipal, uma vez que de fato não conheço essa história do município. Na verdade, não estudei a fundo a sua história para saber quais foram os seus gestores e os períodos em que administraram aquele município.Também nada recebi, de ninguém, para fazer esse texto.Peço desculpas se a esse texto alguém esteja dando essa conotação política e partidária. Reafirmo que não foi esse o propósito do seu autor.Abraço fraterno.Antônio Galdino da Silva


João Bosco Soares dos Santos

03/08/2022 - 23:58:29

Boa noite, Mestrissimo GALDINO, por favor, reposte seu e-mail.Por inabilidade, eu o deletei...


João Bosco Soares dos Santos

03/08/2022 - 21:40:19

Nessa reportagem foram omitidos/esquecidos fotos/ nomes de 03 Ex-Prefeitos, nao somente de 02: MARIA MAZZARELLO,João Gomes e Geraldinho.Seriam os que melhores atenderam à população?Os mais conciliadores e pacificadores?Os que menos feriram e menos machucaram os eleitores?


João Bosco Soares dos Santos

03/08/2022 - 15:21:34

Nenhuma foto nenhuma palavra sobre A EX-PREFEITA MARIA MAZZARELLO SOARES DOS SANTOS nem sobre ex-Prefeito JOAO GOMES DE ALMEIDA, eleito por 3 vezes?Esse Jornal e seus editores e jornalistas querem credibilidade?Não respeita a população do Município? A sua História?Que justificativa ou desculpa têm a dar?


Rangel Amaral

03/08/2022 - 13:07:24

Parabéns pela matéria prof. Galdino!A história de Rodelas não pode ser esquecida jamais!


Antonia Possidonio

03/08/2022 - 08:38:34

Excelente matéria. Parabéns!! O povo de Rodelas merece , principalmente a nova geração precisa de fato conhecer a sua história.


Darti roullet Azevedo

03/08/2022 - 08:22:57

Que bela matéria com um conteúdo que lembram as pessoas que fizeram e fazem parte da belíssima cidade de Rodelas.


Joseane

03/08/2022 - 07:46:01

Parabéns pela bela matéria! Muito bom.


Fátima Silva

03/08/2022 - 06:49:12

Matéria de qualidade. Parabéns! São atitudes que exaltam e engrandecem os homens de uma Terra.


Geraldo Cícero Da Silva

03/08/2022 - 06:35:49

Muito boa a matéria, não sou de rodelas ,mas estou em rodelas, esse é meu lugar .


judival souza Jesus

03/08/2022 - 05:56:06

Parabéns pela matéria 👏👏👏


Maria Margarida

02/08/2022 - 22:49:57

Parabéns pela matéria


Veronice44@hotmail.com

02/08/2022 - 22:44:41

Parabéns Rodelas! Meus agradecimento ao escritor por tão belíssimo texto.


Silvanete Almeida

02/08/2022 - 21:14:18

Como sempre mais uma matéria linda desse jornal maravilhoso.Obrigada professor Galdino pela menção de minha pessoa,e da minha arte,obrigada Valdomiro põr sempre nos presentear e nos trazer ótimas recordações da nossa linda cidade de Rodelas.Sou muito feliz por ser dessa terra e fazer parte da história de Rodelas. Obrigada Eodelas ,parabéns ,obrigada prof.Galdino. Linda reportagem


Valdomiro Bernardo do Nascimento

02/08/2022 - 20:40:46

Parabéns professor galdino pela linda matéria. Nossos agradecimentos!2


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!