Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Memória Viva

72 anos da igreja São Francisco de Assis em Paulo Afonso

Publicada em 17/02/22 às 23:16h - 1357 visualizações

Pastoral da Comunicação - Diocese de Paulo Afonso


Compartilhe
Compartilhar a noticia 72 anos da igreja São Francisco de Assis em Paulo Afonso  Compartilhar a noticia 72 anos da igreja São Francisco de Assis em Paulo Afonso  Compartilhar a noticia 72 anos da igreja São Francisco de Assis em Paulo Afonso

Link da Notícia:

72 anos da igreja São Francisco de Assis em Paulo Afonso
 (Foto: Divulgação - site Diocese de Paulo Afonso)

A igreja de São Francisco de Assis, em Paulo Afonso, comemora no dia 17 de fevereiro de 2022, 72 anos de sua inauguração. Foi a primeira construção religiosa nestas terras: a capela de São Francisco de Assis, erguida no acampamento Chesf para atender aos católicos que passaram a morar no distrito de Paulo Afonso por conta da construção das usinas. No início, as celebrações religiosas em Paulo Afonso eram realizadas pelo Monsenhor José Magalhães e Souza, vigário da paróquia de Jeremoabo. Mesmo antes da finalização da capela, Monsenhor Magalhães tinha um território imenso para atender espiritualmente, que vindo de Jeremoabo se expandia até o município de Santo Antônio da Glória ao norte. Em 1953, chegou nestas terras o Pe. João Evangelista de Carvalho, recém ordenado e designado pelo então Bispo de Bonfim, D. José Alves de Sá Trindade, a qual pertencia essa região (a Diocese de Paulo Afonso ainda não tinha sido criada) para o capelão da Chesf. 

 Pe. João Evangelista e Monsenhor Magalhães (Centro) 


Fatos históricos No dia 17 de fevereiro de 1950 a igreja de São Francisco foi inaugurada, depois de intenso trabalho para a sua construção, iniciada em 1949, pela Chesf, seus trabalhadores e o apoio da comunidade. A Chesf investiu Cr$ 657.142,40 (seiscentos e cinquenta e sete mil, cento e quarenta e dois cruzeiros e quarenta centavos) nessa obra que se reveste de fatos históricos curiosos nesses primeiros tempos de sua existência. 

Para a construção da igreja de São Francisco no Acampamento da Chesf, houve um especial interesse pessoal do Engenheiro Antônio José Alves de Souza, o primeiro presidente da Chesf que, além de destinar uma verba para sua edificação, dentro do orçamento das edificações deste Acampamento, teve participação também no próprio projeto dessa obra, como relata o Engenheiro Francisco Souza, conhecido como Chico do Concreto em seu livro Memórias de um Pioneiro – Uma história com base na cidade de Paulo Afonso, publicado em João Pessoa em 2017, onde também fala sobre as primeiras missas nessa igreja. (Págs.17 e 28/29). 

Igreja de São Francisco, 1950 

Nesse livro, Francisco Souza também relata outro fato curioso sobre a construção da igreja de São Francisco, sob a responsabilidade do seu pai Cícero de Souza, que era funcionário do DNOCS mas foi emprestado para trabalhar na Chesf, onde chegou no dia 16 de Fevereiro de 1948 e foi o mestre de obras que coordenou as equipes de construção desta igreja de São Francisco em Paulo Afonso. 

A história da construção da igreja de São Francisco contou, além do providencial e grande apoio da Chesf com o trabalho dos operários da empresa que doaram a mão de obra em benefício dessa construção que utilizou muitas pedras da região, sendo o seu estilo considerado românico moderno. 

Foram muitos os voluntários para se construir a primeira igreja católica no Povoado Forquilha e há que se destacar o trabalho do chesfiano Horácio Gouveia Campelo, que trabalhava no laboratório do Hospital Nair Alves de Souza e era muito criativo e organizou muitas peças teatrais, sob sua coordenação, para arrecadar fundos para ajudar nessa construção. Para isso também foram feitas quermesses e bingos. 

Horácio Gouveia Campelo 


Construção da igreja, em 1949 

No dia 6 de agosto de 1950, o presidente Eurico Gaspar Dutra, acompanhado do governador da Bahia, Otávio Mangabeira e grande comitiva, visitou Paulo Afonso. Deste grupo, fazia parte D. Hélder Câmara que deixou a seguinte mensagem no livro da igreja: “Em nome de S.E. o Senhor Cardeal D. Jaime Câmara, tive a alegria de celebrar a Santa Missa em Paulo Afonso onde encontrei um apóstolo destes sertões, o Rev. Mons. Magalhães que há trinta anos moureja nestas caatingas. Aqui lhe deixo meu apelo fraternal a que escreva a história desta cristandade que surge no Livro de Tombo, que conte para os pósteros um pouco do muito que se fez, e faz e se fará aqui por N. S. Jesus Cristo”. 

Outra visita importante que recebeu esta igreja foi a do Presidente Getúlio Vargas, quando de sua visita a Paulo Afonso em 26 de Junho de 1952. 

Dom Hélder Câmara 

Presidente Getúlio Vargas, visita à igreja São Francisco de Assis 

 Curiosidades sobre a igreja 

 A igreja de São Francisco possui alguns detalhes pouco conhecidos ou observados pelos seus frequentadores. Além do estilo românico moderno, ela possui em seu interior, na parede acima do altar a cópia de um painel de São Francisco de Assis cuja arte original, de autoria de O Aleijadinho, está na igreja de São Francisco em Ouro Preto/MG. 

Outra curiosidade muito interessante são as grandes portas da igreja, formadas de duas grandes bandas que representam as tábuas da Lei, os Dez Mandamentos, entregues por Deus a Moisés. Estas portas foram construídas pelos mestres carpinteiros da Chesf Sebastião das Neves, que mora em Belo Horizonte e vez por outra vem a Paulo Afonso visitar sua irmã, Maria das Neves, e Juci Vieira de Melo, este, irmão de João Vieira de Melo, conhecido como João Mariano, proprietário da antiga Sorveteria Botijinha, na Rua da Frente, hoje Getúlio Vargas. Em depoimento prestado ao autor do livro “De Forquilha a Paulo Afonso” por um sobrinho do Sr. Juci, residente em Paulo Afonso, quando da preparação deste livro publicado em 2014, o mestre carpinteiro, Juci Vieira de Melo tinha o maior orgulho desse trabalho de construção das portas da igreja de São Francisco e teria dito: “Irei embora, mas meu trabalho ficará e será apreciado por muitos”. 

Juci Vieira de Melo e Sebastião das Neves 

Embora tenha sido inaugurada em Fevereiro de 1950, a obra foi considerada concluída pela Chesf ainda no final do ano de 1949 e no ano de 1999 a Hidrelétrica mandou afixar uma placa em frente desta igreja com o marco dos seus 50 anos. 

A igreja de São Francisco foi tombada como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município de Paulo Afonso em 4 de Outubro de 2015, data em quem o Prefeito Anilton Bastos sancionou a Lei resultante de Projeto de Lei do Poder Executivo aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Paulo Afonso. 

 Fontes: Livro 

“História da Diocese de Paulo Afonso”, Dom Aloisyo Penna, sj, 1987; Site www.folhasertaneja.com.br, do professor e historiador Antônio Galdino da Silva, disponível em https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/local/430079 Livro “Memórias de um pioneiro”, Francisco Souza, 2017




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


joão paulo aguIar

18/02/2022 - 16:30:50

GALDINO PARABENS PELO REGISTROJP


Manoel rozendo

18/02/2022 - 12:23:18

Igreja histórica de São Francisco proteja nosso rio e a CHesf.


ISAC DE OLIVEIRA

18/02/2022 - 07:25:05

Nossa Igreja (inha) devotada a São Francisco, é um dos nossos cartões postais.É mais que um imóvel religioso, tem ligação direta com nossa afetividade. Obrigado pelo lindo registro, caro amigo e confrade, Galdino!


José Leite

18/02/2022 - 00:40:56

Casei-me nessa igreja em 1971.Saudade!E este ano renovarei bodas, tb nela.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!