Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Jornal Folha Sertaneja Online
Memória Viva

Paulo Afonso perde mais um pioneiro. Faleceu aos 86 anos o Sr. Antônio Almeida, um dos primeiros contadores de Paulo Afonso.

Publicada em 07/12/21 às 10:56h - 1072 visualizações

por Antonio Galdino, com informações de Antônio Almeida Jr


Compartilhe
Compartilhar a notícia Paulo Afonso perde mais um pioneiro. Faleceu aos 86 anos o Sr. Antônio Almeida, um dos primeiros contadores de Paulo Afonso.  Compartilhar a notícia Paulo Afonso perde mais um pioneiro. Faleceu aos 86 anos o Sr. Antônio Almeida, um dos primeiros contadores de Paulo Afonso.  Compartilhar a notícia Paulo Afonso perde mais um pioneiro. Faleceu aos 86 anos o Sr. Antônio Almeida, um dos primeiros contadores de Paulo Afonso.

Link da Notícia:

Paulo Afonso perde mais um pioneiro. Faleceu aos 86 anos o Sr. Antônio Almeida, um dos primeiros contadores de Paulo Afonso.
 (Foto: Acervo da família)

O médico veterinário Antônio Almeida Jr. comunica à comunidade de Paulo Afonso, o falecimento do seu pai, contador pioneiro de Paulo Afonso, hoje às 10 horas da manhã na UTI do Hospital Prohope, em Salvador, onde teve duas paradas cárdio pulmonar.

Como informa Almeida Júnior, o seu pai vinha com sua saúde debilitada há um bom tempo e a ida a Salvador foi uma tentativa da família de se conseguir diminuir os seus sofrimentos. “Ele descansou. Foi feita a vontade de Deus, pois dEle é o comando, o controle , o poder, a honra e a glória para todo o sempre. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!”

O corpo está sendo velado na sua residência, Rua São Vicente de Paula, 80 – Bairro Perpétuo Socorro de onde sairá às 16 horas para o sepultamento no cemitério Padre Lourenço Tori em Paulo Afonso-BA.

Conheça um pouco da história desse pioneiro de Paulo Afonso -

Antônio Almeida

Em 01 de dezembro de 1935 nascia no município de Itaporanga, no sertão da Paraíba, o menino Antônio Almeida, filho de Geminiano José de Almeida e Izabel Alves de Almeida, o caçula de nove irmãos.

Filho de agricultores, tem sua infância e juventude vivida no Sitio Emas, distante uma légua da sede municipal, onde estudou até a quarta série. Era da criação de algumas poucas vacas e das culturas de subsistência que a família se mantinha. Tempos difíceis! 

Aos 18 anos, idos de 1953, em plena seca dos anos 50, seu Pai o alista na Frente de Trabalho do DNOCS e para isso, o então adolescente ganha uma nova data de nascimento – 15 de abril de 1935, pois o governo da época só contratava os maiores de idade para as “obras de combate às secas”.

Por conta do flagelo da seca seus irmãos e irmãs migram, quatro para São Paulo, uma para Brasília que iniciava suas obras e dois outros para Paulo Afonso que eram os destinos de muitos nordestinos e nordestinas que buscavam dias melhores.

Em janeiro de 1958, com 23 anos, desiste de viver na Paraíba e a convite de seu cunhado e padrinho Chateau Alexandria vem trabalhar na CHESF, inicialmente com Nicholson Chaves no setor de lubrificantes. Inscreve-se no Curso de Admissão ao Ginásio e, no Ginásio Paulo Afonso conclui seus primeiros cursos técnicos em Mecânica e em Contabilidade, cursos que lhe garantiram exercer diversas funções na Empresa.

Ainda naquele ano de 1958, conhece Carmelita Maria Mendes – que depois receberia o sobrenome Almeida, por quem se apaixona e que casariam em 1962. Da união nasceram cinco filhos – Carlla Andréia, Anttonio Almeida Júnior, Carmem Érica, Cláudia Valéria e Maria de Fátima.

Fica na Companhia até o ano de 1967 quando é aprovado no concurso para Oficial do Cartório do Registro de Imóveis da Comarca de Paulo Afonso.

No ano seguinte a convite de seu amigo Abel Barbosa e Silva, fundam o ETECON – Empresa Técnica em Contabilidade onde ficam responsáveis pele escrituração fiscal e contábil de diversas empresas que aqui faziam o comércio funcionar. Abel só deixaria o ETECON alguns anos mais tarde para assumir o cargo de Prefeito Municipal.

No início dos anos 70 é convidado por Nicholson Chaves a ser sócio da CHAVEPE, concessionária Volkswagen na cidade. Em 1976 desfaz a sociedade e assume a direção do Frigorifico Senhor do Bomfim. Em 1979 cria a construtora SUNORTE para prestar serviços de saneamento e calçamento em paralelepípedos para as obras da CHESF em Paulo Afonso e posteriormente em Itaparica e Xingó. No ano de 1985 vende o Frigorífico a Adauto dos Santos e adquire a revenda local da Coca Cola.

Sem nunca ter abandonado a sua Contabilidade nem tampouco suas atribuições como serventuário da justiça baiana, trabalhava em média 15 horas por dia, sua marca registrada. É nesta época que resolve fazer um curso superior, tendo se formado em Direito na Faculdade de Caruaru – Pe.

Fica viúvo de Carmelita em agosto de 1999. Em 2005, aos 70 anos de idade, é aposentado pelo governo do Estado da Bahia e decide encerrar as atividades das empresas de distribuição de bebidas e de serviços de construção civil e passa a dedicar-se exclusivamente ao ETECON, onde permaneceu como seu dirigente maior até o ano de 2015, ano em que recebeu o título de cidadão de Paulo Afonso através do Vereador Edson Maciel, o bom amigo Dinho. É nesse ano que se aposenta por conta de ter sido diagnosticado com a doença de Alzheimer.

Carmem Érica, a filha do meio e seu braço direito, assume a partir daí o comando total da empresa que é em seguida desativada para dar lugar a empresa Érica Contabilidade.

Católico, devoto de São Francisco de Assis, meu Pai, Antônio Almeida nos deixou em definitivo às 10 h desta segunda feira, 06 de dezembro de 2021, após lutar bravamente por mais de seis anos contra o Alzheimer e suas sequelas. O guerreiro descansou! Referência e Exemplo como Pai, Avô, Sogro, Amigo, Empreendedor, Servidor Público da Justiça, Pioneiro no ramo dos Serviços Contábeis, deixa um legado para nós seus cinco filhos, sete netos, dois bisnetos, nora, familiares, amigos, clientes e colaboradores. Que Deus o acolha em sua nova morada. Te amamos muito meu Pai! Em breve nos encontraremos novamente!

Anttonio Almeida Júnior


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

6 comentários


Margaret de Almeida Mena , Avany de Almeida, Sandra de Almeida, Aline de Almeida Mena Sartori, Marcelo de Almeida Mena Sartori.

08/12/2021 - 18:55:14

Tio querido,meu pai, José Alves de Almeida, tinha muito orgulho das suas conquistas,que o senhor vá em paz certo de que concluiu sua missão, e deixou uma família que sempre vai se lembrar da sua coragem e da sua inteligência, orgulho de todos nós... beijos querida família, que Deus os ampare e console nessa hora... amamos vocês .


JACINTHO

08/12/2021 - 07:45:00

Não existe partida para aquele que permanecerá eternamente em nosso coração. Meu sincero sentimento é pesar.Que o Sr Deus conforte toda família. Vá em paz meu sincero amigoJACINTHO


Cristina Ribeiro

07/12/2021 - 16:46:09

Família Almeida, meus sentimentos e rogo ao nosso bom Deus que acolha nos seus braços esse homem que nos deixou um lindo legado.Tivemos a honra de conhecê-lo através da sua linda e amorosa Alana casada com nosso filho Eurico Neto.Um abraço de conforto a todos da família 🙏🏼Família Ribeiro


Cláudia Vergueiro Quadros de Menezes

07/12/2021 - 15:28:29

Ler está história de vida escrita com sabias palavras pela Folha Sertaneja, nos traz a memória muitos dos bons momentos que usufruímos da companhia deste cidadão… avô de minhas lindas sobrinhas, pai de minha adorável cunhada, amigo de meu honrado pai… fará falta, seu exemplo, sua dignidade… mas, deixará para sempre, seus ensinamentos!!!Descanse em Deus!Bela Vida Eterna!Vá em paz!🙏


Nadja

07/12/2021 - 11:51:59

Que linda homenagem da Folha Sertaneja ao grande Pioneiro, Empreendedor Sr.Antônio Almeida.Fica o legado de ética,cidadania que muito orgulha a família e todos que o conhecemos.Que a Espiritualidade o acolha.


Socorro Mendonça

07/12/2021 - 11:28:57

Família ALMEIDA, junto _ me a vocês na oração e rogos à Deus, pelo acolhimento no mundo espiritual deste guerreiro que tanto somou para o desenvolvimento da nossa PAULO AFONSO.Finda a missão... voltou à casa do PAI! Um abraço respeitoso à família.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12