noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Memória Viva

Aposchesf completa 35 anos de sua criação, no Recife. Em Paulo Afonso, a Aposchesf foi inaugurada três anos depois

Publicada em 18/09/20 às 15:32h - 1050 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Aposchesf completa 35 anos de sua criação, no Recife. Em Paulo Afonso, a Aposchesf foi inaugurada três anos depois  Compartilhar a noticia Aposchesf completa 35 anos de sua criação, no Recife. Em Paulo Afonso, a Aposchesf foi inaugurada três anos depois  Compartilhar a noticia Aposchesf completa 35 anos de sua criação, no Recife. Em Paulo Afonso, a Aposchesf foi inaugurada três anos depois

Link da Notícia:

Aposchesf completa 35 anos de sua criação, no Recife. Em Paulo Afonso, a Aposchesf foi inaugurada três anos depois
 (Foto: Arquivo da Aposchesf PA)


Era 18 de setembro de 1985, quando trinta ex-empregados da Chesf, liderados por João Dias Cardoso, uniram-se para fundar a ASF - Associação dos Suplementados da Fachesf. O objetivo da ASF era prestar assistência social e jurídica aos aposentados vinculados à Fundação de Assistência e Seguridade Social da CHESF. A sede da Associação era na Rua da Aurora, no Recife.


Com o crescimento do quadro de associados e o aumento das demandas, a entidade ampliou a sua atuação, alterando sua denominação para Aposchesf - Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados da Chesf e da Fachesf. Foi a partir daí que começou a operar de forma articulada com sindicatos, associações e entidades congêneres para defender mais ativamente os interesses dos associados junto à Fachesf – patrocinadores, controladores e fiscalizadores-, privilegiando e participando dos processos eleitorais e da gestão dessa fundação.


A Aposchesf, com sede própria na Rua dos Médicis, em Recife, conta com uma Diretoria Executiva e nove Diretorias Regionais, distribuídas nos estados do Nordeste e duas representações no Rio de Janeiro e São Paulo, com cerca de 5.500 associados.

Com situação econômico-financeira autônoma, a renda é obtida através das mensalidades dos associados e de doações.


A Associação oferece assessoria jurídica especializada, em causas referentes a trabalho, previdência e outras questões; promove eventos (palestras, encontros, festividades, viagens) para divulgar e debater temas relevantes e consolidar o associativismo. Mais recentemente, está empenhada em manter entendimentos e firmar convênios com o setor de saúde – clínicas e laboratórios, médicos - para propiciar o acolhimento do associado e seus familiares. (www.aposchesf.com.br)


Aposchesf de Paulo Afonso foi inaugurada mais de 3 anos depois

A APOSCHESF Paulo Afonso, foi inaugurada em 09 de junho de 1989 na Rua do Triunfo, 134-A, Bairro Alves de Souza, com a presença do presidente da Chesf, José Carlos Aleluia, do Diretor de Construção, Luiz Fernando Motta Nascimento e diretores da Aposchesf.

A inauguração da sede da Aposchesf de Paulo Afonso foi muito marcante também pela missa celebrada pelo Bispo D. Mário Zanetta, que havia assumido a direção da Diocese de Paulo Afonso há pouco menos de um ano antes, em 14 de agosto de 1988.

O atual diretor da Aposchesf em Paulo Afonso, Leônidas Marinho foi também o primeiro diretor de Paulo Afonso quando esta instituição foi aqui criada e informa como isso aconteceu.

“João Dias Cardoso convidou-me para fundarmos uma representação da Aposchesf em Paulo Afonso, na qual eu seria a pessoa responsável. Aceitei o convite desde que mudasse o nome da Associação para Aposentados da Chesf ao invés de Suplementados pela Fachesf (seria mais justo para abrigar aqueles que não tiveram a sorte de serem suplementados). Sendo aceita a proposta, caímos em campo na busca do local para funcionamento.

Descobrimos que aqui funcionava um depósito de medicamentos do hospital, cuja sala poderia ser desocupada e cedida para a Aposchesf, inclusive também porque era vizinha da Agência da Fachesf, além de ser central, facilitando o acesso dos aposentados. Japiassu trabalhava comigo, pedi a sua ajuda e juntamente com o prof. Alfredo do CFPPA, fomos ao prof. Silva/Administrador da Chesf e fizemos o pedido, o qual foi aceito de imediato.

Desocupada a sala, dia 09/06/1989 a inauguramos com a presença do saudoso Bispo Diocesano D. Mario Zanneta (abençoou o local), Presidente da Chesf/José Carlos Aleluia, Presidente da Fachesf/Marupirajo Oliveira, Administrador Regional da Chesf/prof. Silva e a banda musical da Chesf, sob a batuta do maestro Expedito Aguiar, colega de trabalho, além de vários aposentados.

Em seguida, arranjamos alguns móveis na Chesf, contratamos uma secretária/Marleide e fomos até Recife para aquisição de alguns jogos a exemplo de gamão, dominó, baralho, etc. Sally Sales/Diretora Administrativa foi quem nos ajudou indo ao comércio conosco. Detalhe: a Aposchesf não tinha dinheiro e o Conselho de Curadores aprovou uma doação de 0,2% da folha dos suplementados de um mês para esta finalidade e outras despesas. Fui Diretor Regional nos doze primeiros anos”.

Projeto de Lei Nº 20/2019, de autoria do vereador Marcondes Francisco dos Santos, tornando esse prédio como Patrimônio Histórico Municipal, foi aprovado por unanimidade pelos 15 vereadores de Paulo Afonso na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paulo Afonso do dia 08/04/2019 e no dia 23 de Abril foi sancionado pelo Prefeito Luiz de Deus como Lei Municipal Nº1.405/2019.

Por esse motivo, a Aposchesf de Paulo Afonso homenageou, com placas de Honra ao Mérito, o Prefeito Luiz Barbosa de Deus, o vereador Marcondes Francisco dos Santos e o presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Pedro Macário Neto na tradicional festa junina da Aposchesf, realizada no Clube Paulo Afonso no dia 10 de junho de 2019.

APOSCHESF Paulo Afonso oferece: Assessoria Jurídica, Lazer, Palestras sobre Saúde e Educação, Ginástica, Integração Social, e Biblioteca, Xadrez e prática em informática, confraternizações, incluindo as tradicionais festas de São João e Final de Ano para mais de 800 associados e familiares.

(Antônio Galdino – www.folhasertaneja.com.br e jornal Folha Sertaneja)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


leonidas marinho

21/09/2020 - 08:18:16

Ainda temos em P. Afonso mais de 900 associados. Infelizmente muitos idosos estão falecendo e o quadro não está sendo re composto, apesar do Estatuto permitir que o associado indique qualquer pessoa de nossa sociedade, desde que tenha boa índole e se responsabilize por ele. A nossa querida Aposchesf orgulha a todos os seus associados, inclusive nas capitais onde funciona a Chesf temos sede própria. Um fraternal abraço a todos vocês.


chesfiano

20/09/2020 - 08:07:20

Quanta gente boa junta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Muitos já se foram.


Nilton

18/09/2020 - 16:59:58

Que os associados não permitam a sua destruição como aconteceu com a cooperativa


Marta

18/09/2020 - 16:52:35

Parabéns a esse importante órgão da Chesf! As pessoas tornam o atendimento fácil e esclarecedor.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!