noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

LUCIANO JÚNIOR

O Semeador de Palavras e Árvores, Ivus Leal

Publicada em 16/03/24 às 13:36h - 267 visualizações

Luciano Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia O Semeador de Palavras e Árvores, Ivus Leal  Compartilhar a noticia O Semeador de Palavras e Árvores, Ivus Leal  Compartilhar a noticia O Semeador de Palavras e Árvores, Ivus Leal

Link da Notícia:

O Semeador de Palavras e Árvores, Ivus Leal
Professor, escritor, Ivus Leal em uma das muitas idas ao Jornal Folha Sertaneja  (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja)

Em minhas viagens a Paulo Afonso, uma parada obrigatória é na casa do Prof. Galdino. Lá, além de trocarmos idèias, costumo levar um pouco do delicioso mel do Raso da Catarina para sua esposa, já que ele, por ser diabético, consome com moderação. Esses encontros são verdadeiros mergulhos na cultura e nas histórias da região, verdadeiras aulas ministradas peko mestre Galdino, com sua vasta catalogação histórica de Paulo Afonso e arredores.

Num desses encontros memoráveis, enquanto estávamos imersos em nossa conversa, fomos surpreendidos pela chegada inesperada e radiante, como sempre, do escritor Ivus Leal, trazendo em mãos seu mais novo livro para revisão e publicação.

Lembro-me de ter conhecido Ivus há cerca de 25 anos, quando eu ainda era um adolescente trabalhando na Fonte Viva. Sua comunicação cativante e seu sorriso fácil marcaram-me desde então. Ao longo dos anos, mantivemos alguns contatos esporádicos sobre suas viagens, mas foi através de suas histórias e aventuras de motorhome pelo Brasil que verdadeiramente, também, me encantei por sua personalidade.

Hoje, caminhando para os 84 anos (que fará em 3 de julho), Ivus continua radiante e feliz, mantendo a mesma essência cativante de sempre. Afinal, como bem disse um filósofo, a essência da alma não muda com os anos, apenas se aperfeiçoa.

O encontro rendeu horas de bom papo, e ainda tive a sorte de ganhar um exemplar de um de seus livros e também não deixei de dar sugestões acerca de novos escritos, que instigaram-no, alimentando ainda mais nossa troca de ideias e experiências.

Dentre os assuntos abordados falamos também de um hábito fantástico que Ivus e sua falecida esposa tinham: coletar sementes de árvores nativas em Paulo Afonso e, durante suas viagens, distribuí-las em terrenos propícios pelo Brasil. Sempre que os via passar com seu motorhome, pensava: "lá vai o casal plantador de árvores". Imagino quantas árvores devem ter sido plantadas graças a essa simples, porém magnífica, ação deles ao longo dos anos.

E para concluir, se dizem que um homem realiza-se ao ser pai, escrever um livro e plantar uma árvore, Ivus deve se sentir verdadeiramente realizado. É pai de lindas filhas, escreveu vários livros, e plantou centenas, se não, milhares de árvores pelo Brasil. Com seus livros, suas sementes e suas palavras, ele acumula um legado que ecoará por gerações, um exemplo vivo de como grandes e também pequenas ações podem ter um grande impacto no mundo ao nosso redor.

Luciano Júnior

Do editor do site:

Agradecendo a referência do cronista, aproveitamos para apresentar algumas imagens referentes ao querido Professor e escritor Ivus Leal

Sua chegada à ALPA, onde ocupa a Cadeira Nº 17

Participando do Chá de Poesia, de Rogério Xavier no Espaço Cultural Raso da Catarina, atual sede da Academia de Letras de Paulo Afonso

No lançamento do seu livro Versos Bonitos de Amor, ao lado do Editor Rubinho Lima, da Editora Oxente de Paulo Afonso-BA

Dois dos seus livros: Pelas Estradas da Vida (Crônicas e Causos) e Versos Bonitos de Amor

E vem aí: 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Socorro Mendonça

17/03/2024 - 20:13:12

Homenagear o imortal IVUS LEAL, é uma forma de gratidão por tudo que ele fez como ser humano, profissional, esposo, pai e amigo de todos que tiveram a felicidade de conhecê-lo. Parabéns imortal... VIDA LONGA e PAZ


Paulo Roberto Sobreira

16/03/2024 - 20:47:35

O Professor e Mestre Ivus Leal, um dos maiores educadores que já conheci, marcou significativamente a minha vida de aluno do Ginásio Paulo Afonso, com a sua sábia, brilhante, inspiradora e incomparável docência. Vida longa ao Mestre!


João Gomes Araujo

16/03/2024 - 14:24:42

Ivus Leal,grande professor e amigo que fiz em P.Afonso, muito competente e acima de tudo ser humano fantástico , abraço fraterno para êle,o amigo irmão Galdino e todos que fazem a LPPA.


Rubinho Lima

16/03/2024 - 14:03:16

Um grande ser, iluminado.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!