Laço de Luto
in memoriam
Professor Antônio Galdino

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

"Projeto Flashback Movie | Edição 2025"

Escola Municipal João Bosco Ribeiro | Paulo Afonso/BA | Escola Johatam Moreira Guimarães | Uruaçu/GO

Publicada em 07/10/25 às 19:06h - 238 visualizações

Jornal Folha Sertaneja Online


Compartilhe
Compartilhar a noticia   Compartilhar a noticia   Compartilhar a noticia

Link da Notícia:

O Projeto Flashback é direcionado pelo professor da língua inglesa, porém sendo interdisciplinar e tendo como destaque trabalhar o passado de boas músicas envolvendo assim os conteúdos abordados na unidade.  (Foto: Alunos e Professora Carmem Silva )

No mês de Setembro/2025, a escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro promoveu o Projeto “FLASHBACK MOVIE – Edição 2025”. 

Nesta edição, os alunos do 6º, 8º e 9º ano trouxeram atividades representando alguns filmes/animações:

Sexto Ano:

6ºA - Cinderela | 6ºB – Moana | 6ºC - Alvin e os Esquilos | 6ºD - Malévola |

6ºE - Harry Potter  | 6ºF - Os Minions| 

6ºG - A Bela e a Fera

Oitavo Ano:

8ºA - Alice no País das Maravilhas

8ºB - Monsters High | 8ºC - Enrolados  | 8ºD - 1. As Branquelas / 2. Sherek |

8ºE - Descendentes | 8ºF - Auto da Compadecida em USA | 

8ºG - 1. Meninas malvadas / 2. Chaves na América | 

Nono Ano:

9ºA  - 1. Gente grande / 2. Guerreiras do k pop / 3. As apimentadas  |

9ºB - XXII The Fool | 

9ºC - 1. As Patricinhas de Beverly Hills / 2. Karatê kid |

9ºD – Sing | 9ºE - O Mágico de Oz|

9ºF - High School x Carrossel |

9ºG - Alice no País das Maravilhas.

 


Na ocasião, o Colégio prestou homenagem ao saudoso Professor Galdino.

As turmas 8º G e 9º F (alunos da Professora Carmem) fizeram a leitura de poema e também o representaram criando o personagem de diretor da High School.

 

Poema: "Um tempo para o amor"  |  Homenagem: Escritor Galdino

“One time for love.

Um tempo para o amor

As muitas fases da vida chegam e vão embora tão de repente que às vezes nem notamos...

Vão-se os dias, os aniversários, e muitos anos e quando percebemos, foram-se as horas.

São muitos compromissos, correria, agitação.

Muitas tarefas a cumprir, muita coisa pra fazer que, em um momento, talvez tarde, vai-se ver que não houve tempo de afagar o coração.

É preciso que haja um tempo, de tal maneira que esta vida agitada não seja só canseira.

Seja também encantamento, sorrisos, amor e paz.

E, em se amar a vida, que seja intensamente...

Ame-se também, por demais, tão grandemente, que a vontade que lhe vem é de amar ainda mais”.

 

Poema: Saudade – Autora: Professora Carmem Silva

“A saudade, o eterno carinho

Carinho que sufoca o tempo

Onde o amor se acha num ninho

Lugar este, de precioso momento

Recordando sua rotina em talentos

 

O vazio do perdido do abraço

Procurando amizade sem laço

Lacra a saudade num só espaço

Procuro encontrar tudo que faço

A realidade de que viver não é fácil.

 

Ao mestre saudoso escritor Galdino

Da escrita ao Jornal, à poesia e ao poema

Memórias de seus passos a caminho

Perceptível que, sua alma nunca pequena

Resta lembranças, conectadas ao som dos passinhos”.


Após as apresentações, todas as equipes passaram pela avaliação de jurados, que escolheram os três primeiros lugares de cada grupo de alunos.

 

 

 

* Profª Carmem Silva (coordenadora geral do projeto), Profª Bertoleza (coordenadora do 6°Ano) 


    Professores  que apoiaram o projeto |  Escola João Bosco Ribeiro |  Paulo Afonso/BA

TEACHERS 

DISCIPLINES               

TURMAS 

Carmem, Bertoleza, Nívia, Rosi Hora, Josimeire, Iraneide, Nestor, Bárbara,  Rosiene, Neidinha, Heloisa,  

Boni, Ilana,  Tâmara, Betinh, Taylson,  Marysaura,  Felipe,  Matilde.

Inglês,  Redação, 

Português, Educação Física,

 Religião,  Artes

Fundamental II

6º A.B.C.D.E.F.G

8º A.B.C.D.E.F.G

9º A.B.C.D.E.F.G

 

   Professores  que apoiaram o projeto |  Escola Johatam  Moreira Guimarães | Uruaçu/GO

TEACHERS 

DISCIPLINES               

TURMAS 

Simone Peixoto, Silvany Lopes,  Regiane Pereira, Ygara Maria,  Alex Coelho.

Inglês, Artes, Redação,  Português, Educação Física,  Estudo Orientado

Fundamental II

6º A. B. C / 7º A.B.

8º A. B / 9ª U

*Textos e fotos fornecidos pela Professora Carmem Silva. 

 SOBRE O PROJETO

“Reading, Writing Speaking in English”

O Projeto Flashback é direcionado pelo professor da língua inglesa, porém sendo interdisciplinar e tendo como destaque trabalhar o passado de boas músicas envolvendo assim  os conteúdos abordados na unidade.

Teve seu ponto de partida na Escola  Municipal  João Bosco Ribeiro, substituindo a cultura  americana  “Halloween” e sendo aberto para escolas que desejem realizar em obter  parceria, buscando assim a motivação entre alunos de outras escolas e até mesmo outras cidades, visando tornar o projeto ainda mais positivo através de textos musicais e na oralidade explorar também filmes e cenas de filmes, buscando assim aprimorar ainda mais a leitura, a oralidade  e a escrita.

A temática abordada no projeto o torna interdisciplinar, porém seu  foco em está nas Artes, ciências  e Educação Física, sempre procurando decorar e usar figurinos com  reciclagem.

A cada ano o Flashback vem atualizando seus subtemas despertando assim, novos conhecimentos.

O  Flasback I  (2022) o tema abordado foram as décadas de 70/80/90.

O Flasback II (2023) abordou como tema a cultura e a influência dos maiores países com maior população em uso da língua Inglesa.

O Flashback III (2024) devido ano das olimpíadas, foi explorada cultura, religião, culinária e vida da população dos continentes.

Neste ano (2025) segue o Flasback Movie (IV) trabalhando além do passado com boas músicas, bons filmes também. Pode ser trabalhado desde do Infantil ao Ensino Médio.

O Projeto de Inglês com Filme é uma abordagem inovadora que visa integrar o aprendizado da língua inglesa com a apreciação cinematográfica.

Este tema é relevante, pois o uso de filmes no ensino de idiomas proporciona um ambiente de aprendizagem dinâmico e envolvente, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades linguísticas de forma contextualizada. Além disso, o cinema oferece uma rica fonte de vocabulário, expressões idiomáticas e aspectos culturais que são essenciais para a fluência em inglês. A importância deste projeto para professores e alunos reside na possibilidade de tornar o aprendizado mais atrativo e eficaz, promovendo um maior engajamento e motivação dos estudantes.

As Escolas Municipais João Bosco Ribeiro e Johatam Moreira  nas cidades de Paulo Afonso (BA) e Uruaçu (GO), tem uma demanda considerável de jovens, ou seja, mais de 80% do corpo discente é composto de jovens. 

Nesse contexto, os professores tem visto que a escola é observada pelos jovens como um espaço a mais de convívio social, além do espaço formativo de educação. Então é percebida nesses jovens uma necessidade muito grande de ir além de apostilas, livros, quadro de giz, cadernos e de sala de aula, principalmente diante da disciplina de inglês.

Assim, diante dos aspectos apresentados pela população e a necessidade dos educandos, a escola deve promover atividades diferenciadas para que de alguma forma possa reparar essas carências e compreender melhor os sujeitos que nela estudam. Promover atividades que envolvam filmes, músicas no espaço escolar é uma estratégia interessante, que irá beneficiar o processo de ensino-aprendizagem, promover o entretenimento entre os alunos. Levando assim os 3 primeiros lugares em destaque sejam premiados com medalhas e certificados como auto valorização do esforço de cada um.

Objetivo geral

O objetivo geral do Projeto Flashback Movie é proporcionar uma experiência de aprendizado que combine a prática da língua inglesa com a análise e discussão de filmes, visando aprimorar as habilidades de escuta, fala, leitura e escrita dos alunos. Através dessa metodologia, busca-se não apenas ensinar o idioma, mas também desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de interpretação e produção dos estudantes. Promovendo o encontro juvenil entre ex-alunos e alunos atuais, buscando uma reflexão, aprendizagem e mudanças nas atitudes dos alunos, acerca dos acontecimentos e demandas do cotidiano percebidas no espaço escolar.

 *Textos e fotos fornecidos pela Professora Carmem Silva. 

Dados adicionais:

·         Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro | Paulo Afonso(BA)

Direção :  Rosana | Doriana | Tatiane 

Coordenação :  Tatiane | Jucimeire

Coordenação geral e das turmas 6ª G,  8ºB ao 8º G e turmas do 9ºA ao 9ºG :  

Professora:  Maria do Carmo Joaquina “Carmem Silva”

Coordenação 6º A ao 6º F : Professora Maria de Lourdes Bertoleza

Coordenação 8º A: Professora Nívia  

 

·        ·     Escola Municipal Johatam Moreira Guimarães | Uruaçu/GO

Direção: Helena Santana / Coordenação: Sandra Costa

Coordenação  6º ao 9º : Professora Simone

 

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Elson

08/10/2025 - 19:50:25

Projeto incrível muito bem elaborado parabéns👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!