A Eletrobras Chesf realizou nesta segunda-feira, 6 de novembro, reunião no Memorial Chesf de Paulo Afonso com o objetivo de apresentar à sociedade local, ao trade turístico e à imprensa o Plano de Ação de Emergência (PAE) de barragens.
Deste encontro participaram, pela Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, o prefeito em exercício, Marcondes Francisco, os secretários de Infraestrutura, Francisco Alves, de Educação, Elza Brito, de Administração, Cléston Andrade, de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira e o Administrador do Bairro Tancredo Neves, Miguel Leite.
Também ali estiveram os guias de turismo da AGTURB/PA – Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso, criada em 1984, há quase 40 anos, ainda na gestão do Prefeito Abel Barbosa e representantes de segmentos da mídia local.
Ao longo deste mês de novembro, a empresa estará promovendo encontros e visitas técnicas com os públicos das onze usinas hidrelétricas do Nordeste, com participação pública para conhecimento das ações do Plano de Ação de Emergência (PAE) de barragens, que está em processo de implantação nessas localidades.
“O objetivo é apresentar as ações desenvolvidas pela Empresa em parceria com as prefeituras e defesas civis e disseminar uma cultura prevencionista e de segurança em torno das barragens da Companhia”, afirmou a coordenadora de Implantação do PAE na Eletrobras Chesf, Patrícia Neves.
Após a reunião, a equipe e o público foram conhecer as estruturas das barragens e os instrumentos de inspeção. Os encontros aproximam mais a sociedade civil dos objetivos empresariais e previstos em legislação de segurança de barragens, em prol de todos.
Plano de Ação de Emergência (PAE)
O Plano atende à Lei 12.334/2010 de Segurança de Barragens, que trata da segurança física dessas instalações de acumulação de água, rejeitos ou resíduos industriais. Em se tratando das barragens da Eletrobras Chesf, o PAE reúne uma série de ações para proteger as populações, as propriedades e o meio ambiente, situados à jusante (depois) das barragens, assim como se precaver contra danos materiais e prejuízos financeiros.
Define, ainda, os procedimentos a serem adotados pela empresa em situações de emergência, caracterizadas quando existe risco de ruptura iminente que ameace as estruturas da barragem ou até mesmo quando já ocorreu a ruptura.
As instalações de hidrelétrica são extremamente seguras e monitoradas, sendo necessária a cultura da prevenção.
Além das ações internas da Eletrobras Chesf, o PAE define, também, os agentes externos a serem notificados e fornece informações relevantes às autoridades de proteção e defesa civil, para auxiliá-las na elaboração dos respectivos planos de contingência municipais e gestão da emergência externa.
Planos de Contingência (Plancon)