Nesta terça-feira (10), foi realizada a V Conferência Territorial de Direitos da Pessoa com Deficiência - Território de Itaparica. O evento, que aconteceu no Auditório da 1ª Cia de Infantaria do Exército Brasileiro, reuniu representantes de seis municípios do território de Itaparica.
No primeiro momento teve a composição da mesa que teve as presenças do prefeito em exercício, Marcondes Francisco; as secretárias de Desenvolvimento Social, Cintia Rosena, e de Educação, Elza Brito; o secretário de Saúde, Adonel Gomes; o presidente do COMPEDE, Lúcio Flávio; o vice-presidente do COMPEDE, Bruno Reis; a representante da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Rita Sebadelhe; o Tenente Coronel Matias Neto Junior e o secretário de Assistência Social de Glória, Tássio Castor.
“É um momento muito importante por isso prestigiamos. Tenho certeza que muita coisa boa e produtiva em relação às pessoas com deficiência irão ser direcionadas, porque ninguém melhor do que eles para reivindicar e questionar”, diz o prefeito em exercício, Marcondes Francisco.
Com o tema “Cenário atual e futuro da implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, foram debatidas as propostas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência em todo o Brasil.
“Estaremos discutindo sobre os direitos, acessibilidade e políticas públicas para garantir a inclusão social. Esse é um momento importante e é daqui que vai sair as propostas para a conferencia estadual”, explicou Cintia Rosena.
Nessa etapa Territorial serão escolhidos os delegados da sociedade civil e poder Público, que representarão o Território Itaparica na Conferência Estadual.
“A importância é justamente a questão das políticas públicas. As pessoas com deficiências precisam se organizar e ter o controle social para defender suas posições”, destacou Rita Sebadelhe.
A coordenação da Conferência Territorial é feita pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) de Paulo Afonso, com o apoio da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, por meio da SEDES, SEDUC e SESAU, além da Mão Amiga da 1ª Companhia de Infantaria do EB.