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Prefeitura entrega carteiras de identificação de pessoas com autismo

Publicada em 17/05/23 às 18:49h - 697 visualizações

Ascom/PMPA


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Prefeitura entrega carteiras de identificação de pessoas com autismo
 (Foto: Divulgação Ascom PMPA)

Mais um grande passo, dentro das ações de inclusão realizadas pela Prefeitura de Paulo Afonso, foi dado nesta terça-feira (16), com a entrega da carteira de identificação da pessoa com autismo. O evento reuniu os responsáveis pelas pessoas com os transtornos e garante, através da entrega do documento atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, junto com a secretária de Desenvolvimento Social, Cíntia Rosena; de Saúde, Adonel Gomes e Educação, Elza Brito, recepcionaram os presentes, reafirmando o compromisso da gestão com as pessoas portadoras de necessidades especiais.  “Essas pessoas merecem atenção especial e esse é o compromisso dessa gestão. Essa carteirinha tem uma simbologia muito importante porque identifica e prioriza o acolhimento onde quer que essas pessoas estejam. Este é um legado que vamos deixar para essas pessoas”, diz Marcondes.

Em sua fala, ele ainda destacou alguns investimentos que serão realizados no Núcleo Desenvolver. “Estamos preparando uma estrutura para que sejamos uma referência não só na Bahia, mas no Brasil”, ressalta o gestor.

Cíntia também destacou a importância da carteirinha. “Essa carteirinha identificará que a pessoa tem autismo, porque muitas delas não aparentam visualmente, mas possuem o transtorno e dará a elas a garantia da prioridade”, ressalta.

Para a mãe de Lucas Gabriel, Leide, a carteira garante o direito do seu filho. “Estou muito feliz e grata porque muitas vezes passávamos dificuldades para atendimentos, porque as pessoas não entendiam o fator de estarmos na fila de prioridade, uma vez que não é visível a condição da pessoa com espectro autista”, explicou.


De acordo com a equipe da Sedes, até o momento foram confeccionadas 42 carteiras, mas a secretaria aguarda a procura pelos outros responsáveis. O atendimento é de segunda sexta-feira, das 8h às 13h, localizada no endereço: Avenida André Falcão, 777, Centro.








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