Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Jornal Folha Sertaneja Online
Local

Quais os grandes desafios dos novos secretários nomeados pelo prefeito Luiz de Deus, de Paulo Afonso, no final do ano de 2021?

Publicada em 02/01/22 às 23:40h - 348 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a notícia Quais os grandes desafios dos novos secretários nomeados pelo prefeito Luiz de Deus, de Paulo Afonso, no final do ano de 2021?  Compartilhar a notícia Quais os grandes desafios dos novos secretários nomeados pelo prefeito Luiz de Deus, de Paulo Afonso, no final do ano de 2021?  Compartilhar a notícia Quais os grandes desafios dos novos secretários nomeados pelo prefeito Luiz de Deus, de Paulo Afonso, no final do ano de 2021?

Link da Notícia:

Quais os grandes desafios dos novos secretários nomeados pelo prefeito Luiz de Deus, de Paulo Afonso, no final do ano de 2021?
 (Foto: Ascom/PMPA e Arq. jornal Folha Sertaneja)

Na quinta-feira, 30 de dezembro, o prefeito Luiz de Deus publicou no Diário Oficial do Município as primeiras mudanças do secretariado da sua gestão, nesses cinco anos de seu governo nesses dois últimos mandatos, uma vez que todos os nomes do seu staff, nomeados quando de sua posse em 2017 foram mantidos no seu mandato de 2021/2024

A única exceção foi a substituição do Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Regivaldo Coriolano, que renunciou ao cargo no dia 31 de março de 2020 para concorrer outra vez ao cargo de vereador e foi substituído por Paulo António Nunes Rangel de Lima, conhecido como Nino Rangel, filho do Deputado Estadual Paulo Rangel.

No final do ano de 2021 dois fatores levaram o prefeito Luiz de Deus a fazer a primeira mudança no seu quadro de secretários: o falecimento de Jânio Soares, o Janinho, secretário de Cultura e Esporte, e o pedido de exoneração da secretária de Planejamento, Patrícia Alcântara.

Para preencher esses quadros o prefeito Luiz de Deus optou em se manter fiel aos seus colaboradores e fez remanejamento interno para isso.

Para ocupar a vaga da experiente Patrícia Alcântara que atuava como titular da Secretaria de Planejamento e Orçamento da Prefeitura desde as gestões do prefeito Paulo de Deus, iniciada em 1997 e com dois mandatos, o segundo concluído pelo seu vice-prefeito Wilson Pereira e interrompida apenas nos 4 anos de gestão do prefeito Raimundo Caires (2005/2008), Luiz de Deus optou em ali colocar o também experiente Kleylson Barbosa de Siqueira que era o Controlador Geral da Prefeitura desde o segundo mandato de Anilton Bastos.

Para o lugar de Kleylson, na Controladoria, Luiz de Deus foi buscar o funcionário de carreira da Prefeitura, atuando na Contabilidade, Marcelo de Santana Souza.

Preenchidos esses quadros técnicos, chegam os cargos para onde nem sempre são indicadas pessoas técnicas, especialistas em suas áreas, mas sempre pessoas que tenham vinculação política com a gestão. Por essa razão, o nome de Silvinho Xavier, que chegou a ser citado nas redes sociais, não foi aproveitado como o titular dessa Secretaria.

Foi o que fez Luiz de Deus. Colocar para cuidar da Cultura e do Esporte, no lugar de Jânio Soares, o seu Secretário Extraordinário de Articulação Governamental, Dernival Oliveira Júnior, conhecido como Val Oliveira, que estava nesse cargo desde o dia 22 de janeiro de 2020 como publicado no Diário Oficial do Município.

Com a saída de Val Oliveira para a Secretaria de Cultura e Esportes, abriu-se a vaga de Secretário de Articulação Política. E Luiz de Deus foi buscar para preenche-la o aposentado Regivaldo Coriolano que, não tendo sido eleito vereador, como era seu desejo nas eleições de 2020, estava aguardando uma oportunidade para voltar à gestão municipal.

As atividades nas secretarias técnicas não geram muito questionamento da população, mas as secretarias ocupadas por Regivaldo Coriolando e Val Oliveira já estão na boca do povo.

Regivaldo Coriolano terá funções mais internas no acompanhamento das relações políticas da gestão com cidadãos, partidos políticos, vereadores e, por ser o ano de 2022 um ano de eleições para governador, deputados estaduais e federais, senadores e presidente da República, Regivaldo Coriolano deverá estar à frente dessa situação.

O que o Secretário Val Oliveira tem pela frente

Mas os questionamentos maiores estão sendo levantados em relação ao que poderá fazer o Secretário de Cultura e Esportes, Val Oliveira, uma vez que estas duas áreas geraram as maiores queixas, tanto do pessoal relacionado com a Cultura, músicos, produtores culturais, quanto e talvez principalmente, dos que têm envolvimento ou tiveram com o esporte em Paulo Afonso e, que há anos têm cobrado ações para que todos os esportes e em especial o Futebol e o Futsal de que Paulo Afonso já foi destaque até nacional e hoje está na estaca zero, voltem à sua normalidade.

Val Oliveira já foi Diretor de Turismo de Paulo Afonso e exerceu o mandato de vereador da Câmara Municipal de Paulo Afonso por três mandatos consecutivos – 1993/1996, 1997/2000 e 2001/2004 – tendo sido presidente da Câmara Municipal de 01/01/1997 a 31/12/1998.

Em 2004, Val, depois de 12 anos, no grupo do deputado Luiz de Deus, deixou esse grupo político e foi para o PL que, na época era liderado por Mário Negromonte, adversário político de Luiz de Deus.

Nesse mesmo ano, interrompendo uma caminhada de 16 anos desse grupo político liderado por Luiz de Deus, Raimundo Caires, apoiado por Negromonte ganhou a prefeitura.

Com o apoio de Mário Negromonte, que assumiu o PP, Val Oliveira, exerceu vários e importantes cargos no Governo Estadual e chegou a ser candidato a Deputado Estadual

Mas, nas andanças e na dinâmica da política, Val Oliveira voltou ao grupo liderado por Luiz de Deus e no dia 22 de janeiro de 2020 o Diário Oficial do Município traz a nomeação de Dernival Oliveira Júnior, para o cargo de secretário Extraordinário de Articulação Governamental, ainda no primeiro mandato recente de Luiz de Deus - 2017/2020.

Agora, Val Oliveira é nomeado para substituir Jânio Soares na Secretaria de Cultura e Esportes que foi alvo de muitas reclamações, e Janinho dizia a pessoas mais próximas: “os últimos anos foram pesados por conta da pandemia. Tudo da prefeitura (recursos) precisou ir para a área da saúde.”

Val Oliveira vai encontrar muitos problemas em sua nova secretaria. Na área da Cultura, com o cancelamento de todos os eventos, inclusive os maiores como o São João, Copa Velas e Moto Paulo Afonso, e também as pequenas promoções que envolvia os músicos locais, há uma grande insatisfação dos músicos e produtores de eventos.

O Estádio Municipal Álvaro de Carvalho e o futebol de Paulo Afonso

Na área do Esporte também tudo complicado há muitos anos e, nesses dois últimos anos, tudo ficou parado. E o pior é que uma grande reforma autorizada no Estádio Álvaro de Carvalho, no valor de cerca 1,5 milhões de reais, foi iniciada, o campo todo remexido e até os telhados das arquibancadas retiradas e a obra, que tinha um ano para ser concluída foi parada deixando o Estádio Álvaro de Carvalho, segundo um entusiasta do futebol, “parecendo um campo de guerra”.

Há ainda as outras modalidades de esporte, a possível retomada dos Jogos Estudantis, o Futsal que já foi destaque nacional. E continuam os problemas da pandemia e agora da gripe assolando a região.

Um desportista dispara; “todos queremos saber como Val vai administrar o caos que se estabeleceu nesta secretaria de uma prefeitura que diz que não teve dinheiro nem para a iluminação natalina...”

Desportistas enviaram para o jornal Folha Sertaneja as seguintes perguntas destinadas ao novo Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso:

- Como vai ficar o Estádio Álvaro de Carvalho?

- E a LDPA e os times de futebol de Paulo Afonso?

- Quando se pode pensar em se ter novamente os campeonatos de futebol de Paulo Afonso e da Zona Rural?

- Quando serão concluídas as instalações desportivas olímpicas que começaram a ser construídas ao lado do Parque de Exposições?

Como se pode ver, o pessoal anda ouriçado, o que pode ser um estímulo para as ações desta Secretaria.

Certamente Val Oliveira vai ter muito trabalho para que as áreas de sua nova Secretaria – de Cultura e Esportes - apresentem uma nova imagem da gestão municipal mas deve estar confiante que, uma vez indicado para este cargo pelo Prefeito Luiz de Deus, a gestão municipal deve naturalmente dar o apoio de que vai precisar para mudar essa imagem.

E Manoel Rozendo?

As mudanças no quadro de secretários da Prefeitura despertaram, mais uma vez a expectativa do também aposentado chesfiano Manoel Rozendo que desta vez o seu nome seria lembrado pelo amigo prefeito para a sua nomeação para um destes cargos ou outros da gestão municipal. O fiel escudeiro do Prefeito Luiz de Deus, Manoel Rozendo tem uma excelente folha de serviço prestado à Chesf na área financeira e também na gestão municipal onde já atuou na administração do Hospital Municipal de Paulo Afonso e também junto à Secretaria de Meio Ambiente e aguardava ser chamado agora, uma vez que há mais de ano está afastado da gestão municipal e estava nesta expectativa de ser chamado. Ainda não foi desta vez.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Professor Galdino

03/01/2022 - 11:39:23

Recebemos e transcrevemos comentário enviado para o WhatsApp da Folha Sertaneja:Faltou perguntar sobre a situação do campo do CSU e do estádio que seria construído no BTN.Ver também sobre a volta do campeonato do BTN, com maior apoio da PMPA e uma premiação digna para os clubes.Acredito que o certo seria criar uma sub secretaria de Cultura e Esportes no BTN, com o apoio de Luiz Humberto.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12