Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Jornal Folha Sertaneja Online
Local

Prefeitura de Paulo Afonso fará processo seletivo simplificado para contratar 415 professores da rede municipal

Publicada em 02/01/22 às 15:25h - 600 visualizações

por Antônio Galdino - atualizado dia 03/01/2022 às 11:55h


Compartilhe
Compartilhar a notícia Prefeitura de Paulo Afonso fará processo seletivo simplificado para contratar 415 professores da rede municipal  Compartilhar a notícia Prefeitura de Paulo Afonso fará processo seletivo simplificado para contratar 415 professores da rede municipal  Compartilhar a notícia Prefeitura de Paulo Afonso fará processo seletivo simplificado para contratar 415 professores da rede municipal

Link da Notícia:

Prefeitura de Paulo Afonso fará processo seletivo simplificado para contratar 415 professores da rede municipal
 (Foto: Arq. Jornal Folha Sertaneja)

A notícia circula nas redes sociais desde as 19 horas deste sábado, dia 1º de janeiro de 2022, no site www.bahianoticias.com.br em que afirma: Paulo Afonso: Processo Seletivo abre 415 vagas para professor na rede municipal. E traz como divulgação: Prefeitura de Paulo Afonso.

Em apenas 3 linhas a notícia é a seguinte:

A prefeitura de Paulo Afonso – na divisa da Bahia com Alagoas e Sergipe – abre inscrições a partir de 5 de janeiro para um processo seletivo que prevê a contratação de 415 professores. O contrato é por tempo determinado. Há vagas para professores de ciências, geografia, história, português, inglês, matemática, educação física, entre outros. (Veja o link da notícia abaixo)

https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/28368-paulo-afonso-processo-seletivo-abre-415-vagas-para-professor-da-rede-municipal.html

Considerando que essa quantidade de professores corresponde a quase 50% do quadro da Prefeitura de Paulo Afonso,  o site jornal Folha Sertaneja procurou obter mais informações sobre esse processo e teve as seguintes respostas de fonte da Secretaria Municipal de Educação.

- "Haverá, de fato o processo seletivo de contratação temporária. Isso porque quase a metade do quadro de professores da rede municipal de ensino de Paulo Afonso é formada por profissionais contratados e o último processo de contrato aconteceu no ano de 2019. A validade do contrato é de apenas 12 meses e pode ser prorrogado apenas por igual período".

O jornal Folha Sertaneja perguntou se, nesse caso, todos esses professores que estão com os seus contratos vencidos serão dispensados e a resposta que tivemos foi:

- "Todos terão que fazer novamente o concurso e, se forem aprovados, terão os seus contratos renovados. Se não forem aprovados, serão, sim, dispensados."

Consultamos mais um educador que entende que essa mudança de professores constantemente, a cada ano ou dois anos, interfere negativamente no processo ensino-aprendizagem, uma vez que, especialmente as crianças nos primeiros anos escolares adquirem um vínculo natural de afeição com a professora e se ressente muito com constantes mudanças, e isso reflete no seu processo de aprendizagem, especialmente quando se trata de grande número de profissionais como o caso, que alcança quase a metade dos professores da rede municipal.

Outra pessoa consultada também diz que essa lei poderia ser reavaliada para que os prazos fossem mais longos e que uma medida destas, mesmo acobertados pela legislação vigente, em ano de eleições pode gerar interpretações dúbias sobre o processo.

Enfim, assegura a primeira fonte consultada, a Prefeitura está cumprindo o que exige a legislação atual sobre este assunto.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Professor Galdino

03/01/2022 - 12:17:55

Assim que substituímos a palavra "Concurso" do título desta matéria por "processo seletivo simplificado", a pedido da Secretaria Municipal de Educação, recebemos de internauta o seguinte questionamento no WhatsApp: "E qual é o interesse da Prefeitura em fazer esse processo seletivo simplificado ao invés de fazer logo um Concurso Público que dê estabilidade aos professores?" Lembro que o site www.folhasertaneja.com.br tem uma média de 4mil acessos por dia e que neste exato momento, às 12:15h está com 2.013 visualizações de hoje e tem 71 usuários online.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12