Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

Chegou o livro com a história dos 50 anos da Loja Maçônica União do São Francisco de Paulo Afonso e muitas homenagens

Publicada em 26/12/21 às 00:10h - 522 visualizações

Antônio Galdino, com informações de Antonio Bartolomeu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Chegou o livro com a história dos 50 anos da Loja Maçônica União do São Francisco de Paulo Afonso e muitas homenagens  Compartilhar a noticia Chegou o livro com a história dos 50 anos da Loja Maçônica União do São Francisco de Paulo Afonso e muitas homenagens  Compartilhar a noticia Chegou o livro com a história dos 50 anos da Loja Maçônica União do São Francisco de Paulo Afonso e muitas homenagens

Link da Notícia:

Chegou o livro com a história dos 50 anos da Loja Maçônica União do São Francisco de Paulo Afonso e muitas homenagens
 (Foto: do Acervo de Antonio Bartolomeu)

A Loja Maçônica União do São Francisco, a primeira instalada em Paulo Afonso, foi criada em 4 de agosto de 1968, por iniciativa do chesfiano Professor Murillo Calheiros Botelho, que foi o seu primeiro Venerável Mestre.

Ao longo de sua história, esse primeiro núcleo da Maçonaria em Paulo Afonso desenvolveu atividades de apoio à sociedade pauloafonsina dentre elas a construção de uma escola – Colégio Benjamin Sodré - que chegou a oferecer cursos de Ensino Médio como o Científico e o de Desenho Arquitetônico. Concluída essa atividade a escola funciona conveniada com a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso.

Além do prédio onde estão instalados os templos da Loja, as várias gestões da União do São Francisco construíram uma agradável área social, chamada de Clube da Maçonaria e também um Mausoléu, no Cemitério Padre Lourenço Tori para a família maçônica.

Um marco dos 25 anos na Praça da entrada da Ilha de Paulo Afonso e outro marco, dos 50 anos da Loja União do São Francisco, na Av. da Maçonaria, em frente a esta Loja Maçônica lembram a caminhada da Maçonaria em Paulo Afonso.

Em agosto de 2018 a Loja União do São Francisco tinha como seu Venerável Mestre Antonio Bartolomeu Silva, conhecido como Professor Bastos, atual diretor da Aposchesf/Paulo Afonso.

Antonio Bartolomeu que já estava no cargo de Venerável Mestre desta Loja, no seu terceiro mandato, colocou como meta de sua gestão a publicação de um livro contanto a história desta Loja pioneira de Paulo Afonso e homenageando todos os seus Veneráveis Mestres e outros Maçons e também membros dos Grupos Paramaçônicos desta Loja que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Paulo Afonso em seu trabalho regular na Chesf, na Prefeitura, Prefeitos e Secretários, na Câmara de Vereadores, no Comércio de Paulo Afonso e em vários outros órgãos e instituições do município.

A organização do livro ficou a cargo da Galcom Comunicações, através do Professor Antônio Galdino da Silva.

Atrasou, mas já chegou!

As dificuldades encontradas, especialmente aquelas trazidas pela pandemia e suas restrições de movimento, acabaram por atrasar o processo de pesquisa mas, neste dezembro de 2021, quando a Loja União do São Francisco tem como Venerável Mestre o conceituado médico Danilo de Souza, o livro chega a Paulo Afonso e já está à venda, por R$40,00 (quarenta reais).  

Tendo em vista os feriados de fim de ano e a viagem de muitas pessoas da Loja União do São Francisco em férias regulares, está-se aguardando a definição de data para o lançamento deste livro, que deverá acontecer no salão do Clube da Maçonaria, no espaço da Loja União do São Francisco, na Avenida da Maçonaria, em Paulo Afonso. Tão logo seja definida essa data, este evento será amplamente divulgado.

Enquanto não se faz o lançamento, os interessados na aquisição desse livro histórico podem encontrá-lo diretamente com o seu autor, Antonio Bartolomeu Silva - Professor Bastos-. Contato WhatsApp 75-98833-3885

Também pode ser encontrado na Galcom Comunicações/Jornal Folha Sertaneja, com o Professor Antônio Galdino – WhatsApp 75-99234-1740.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!