Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Local

Vacinação contra a Covid-19 desta sexta-feira (17) está suspensa

Equipe realiza na próxima semana repescagem e 3ª dose

Publicada em 16/09/21 às 23:46h - 269 visualizações

por Ascom/PMPA


Compartilhe
Compartilhar a notícia Vacinação contra a Covid-19 desta sexta-feira (17) está suspensa   Compartilhar a notícia Vacinação contra a Covid-19 desta sexta-feira (17) está suspensa   Compartilhar a notícia Vacinação contra a Covid-19 desta sexta-feira (17) está suspensa

Link da Notícia:

Vacinação contra a Covid-19 desta sexta-feira (17) está suspensa
 (Foto: Divulgação Ascom PMPA)

Após Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, restringindo a vacinação contra o coronavírus para os adolescentes de 12 a 17 anos, a Secretaria de Saúde suspendeu a vacinação que ocorreria nesta sexta-feira (17).

Segundo o secretário Adonel Júnior, a equipe aguarda as orientações do MS para que possa dar continuidade ao que foi determinado. “Como houve essa mudança e fomos pegos de surpresa, suspendemos a vacinação que ocorreria nesta sexta para o grupo de 15 a 17 anos, para que tenhamos algum parecer do Ministério da Saúde, e do Estado, por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), para saber qual conduta adotar para este grupo. Até que isso seja definido, estamos estudando um novo planejamento para que na próxima semana sigamos com a repescagem e a 3ª dose”, explica.

De acordo com o documento do Ministério da Saúde (Nota Técnica nº 40/2021), apesar da autorização pela Anvisa do uso da Vacina Cominarty (Pfizer/Biontech), a medida de suspensão da vacina de 12 a 17 anos foi tomada observando alguns  critérios.

TEXTO DA NOTA TÉCNICA nº 40/2021- SECOVID/GAB/SECOVID/MS

I - A Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades;

II - A maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela COVID-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos;

III - Somente um imunizante foi avaliado em ECR;

IV - Os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos;

V - Apesar dos eventos adversos graves decorrentes da vacinação serem raros, sobretudo a ocorrência de miocardite (16 casos a cada 1.000.000 de pessoas que recebem duas doses da vacina);

VI - Redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.

2. Destacamos que a orientação da NOTA TÉCNICA 36/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS estabelecia que os adolescentes sem comorbidades seria o último subgrupo elegível para vacinação e somente vigoraria a partir do dia 15 de setembro. Outrossim, reafirmamos que Estados e Municípios sigam as orientações do Programa Nacional de Operacionalização da Covid-19.

3. Por fim, reiteramos que esta Secretaria, subsidiada pela Câmara Técnica Assessora de Imunização da Covid-19, revisará, sempre que necessário, suas recomendações, com base em dados de segurança e na evolução das evidências científicas.

Ascom/PMPA




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!