Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Local

Professora Márcia Guedes nos deixou, vencida pelo câncer.

Publicada em 01/07/20 às 14:51h - 1549 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a notícia Professora Márcia Guedes nos deixou, vencida pelo câncer.  Compartilhar a notícia Professora Márcia Guedes nos deixou, vencida pelo câncer.  Compartilhar a notícia Professora Márcia Guedes nos deixou, vencida pelo câncer.

Link da Notícia:

Professora Márcia Guedes nos deixou, vencida pelo câncer.
 (Foto: das redes sociais)


Foi tudo num de repente. A morte. A notícia. O sepultamento...

Na noite de 30 de junho, chegou a notícia do falecimento da Professora Márcia Guedes tão querida em nossa Paulo Afonso, seja pelo trabalho como pedagoga de formação, seja ainda mais pelo cuidado que dispensava às pessoas portadoras de câncer neste município.

Ela própria uma vítima dessa doença, foi uma das fundadoras do IVECAM – Instituto Vencendo o Câncer, de que também participava na cidade de Parauapebas, no Pará, onde trabalhou durante anos, na Secretaria Municipal de Educação e onde também ajudou a estruturar o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial e Pedagógico (NAPP) daquela Secretaria Municipal de Educação. Em Parauapebas atuou muito na Escola Municipal Fundamental Chico Mendes.

Ex-aluna do Colégio Paulo Afonso, COLEPA, assim com seus irmãos Marconi Guedes, Gorete e Glória Lira, que já foi diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Paulo Afonso e é membro fundadora da Academia de Letras de Paulo Afonso, Márcia participava com toda garra dos encontros de ex-alunos do COLEPA e dos desfiles cívicos desses ex-alunos e no ano passado estava à frente, usando uma das fardas históricas do Ginásio Paulo Afonso – GPA/COLEPA, e conduzindo orgulhosamente o escudo dessa instituição modelo de educação em Paulo Afonso.

Uma de suas amigas mais próximas, Nadja Monteiro, conta, emocionada, do enorme sentimento de perda que se abateu sobre todos os que conviviam com Márcia e que ela estava internada no Hospital Nair Alves de Souza, em face da sua doença, o câncer, vindo a falecer às 18 horas desse dia 30 de junho e que, em face do protocolo adotado por conta do Covid-19, para evitar aglomerações, o seu corpo foi preparado na capelinha do HNAS e dali saiu num cortejo de familiares e alguns amigos e foi sepultado perto das 22 horas no cemitério Padre Lourenço Tori.

“Coração apertado, tristeza na alma, não pudemos fazer o velório. Ela que foi um exemplo de Mulher, do legado de força, luta, fé, coragem, garra e acima de tudo amor ao próximo. Mesmo com a doença não se deixou abater, o sorriso estava sempre presente e uma esperança que contagiava a todos nós”, diz Nadja.

A Associação de Ex-alunos do COLEPA e a Prefeitura de Parauapebas/PA expediram notas de pesar pelo falecimento da professora Márcia Guedes, abraçando os familiares e amigos e desejando o conforto do Espirito Santo para todos, nesse momento de dor e de perda de pessoa tão querida;

Prefeitura de Parauapebas - NOTA DE PESAR

pelo falecimento da professora Márcia Maria Guedes da Costa

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem a público externar o mais profundo pesar pelo falecimento da professora Márcia Maria Guedes da Costa, 60 anos, natural da cidade Paulo Afonso (BA), na tarde de ontem, 30 de junho, em sua cidade natal, onde lutava contra um câncer.

Márcia Guedes foi pioneira no município, começou a trabalhar na rede de ensino de Parauapebas ainda na década de 1990, quando atuou como professora, coordenadora, gestora e técnica, na maior parte do tempo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes.

Ela também foi uma das responsáveis por lançar a base da educação inclusiva em Parauapebas, quando ajudou a estruturar o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial e Pedagógico (Napp) da Semed. A educação especial é, hoje, referência na região por causa de sua contribuição. A pedagoga foi também uma das fundadoras do Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan), que apoia e dá suporte às mulheres vítimas de câncer em Parauapebas. Dona de um carisma inesquecível, Márcia Guedes deixa três filhos, uma neta, e uma rede de amigos enlutados.

Neste momento de profunda tristeza e dor, o governo municipal se solidariza com a família, amigos e colegas de profissão da educadora e pede que Deus conforte seus corações e lhes dê forças para transformar toda a dor desta perda irreparável em fé e bom ânimo.

Por conta do protocolo adotado de combate à Covid-19 para evitar aglomerações, não houve velório e o enterro ocorreu ainda na noite de ontem (30) na cidade de Paulo Afonso.

Ascom/PMP/Semed




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Manoel Bomfim

02/07/2020 - 17:26:27

Realmente ela era filha do saudoso Tota goleiro. Que Deus conforte a todos de sua família.


Ricardo

02/07/2020 - 13:51:34

Marcia uma guerreira hoje ela está ao lado do Nosso Senhor Jesus Cristo


VASCONEL HENRIQUE DE SANTANA

01/07/2020 - 21:33:47

PELAS REFERÊNCIAS PARENTAIS PARECE-ME SER FILHA DO SAUDOSO GOLEIRO TOTA. QUE DEUS A ACOLHA E MINHAS CONDOLÊNCIAS Á FAMÍLIA


Ivany Pereira Passos

01/07/2020 - 21:32:37

Q Jesus conforte o coração de cada um dos familiares. 😥😥😥😥😥😔😔😔


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!