noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

HISTÓRIAS & LEMBRANÇAS - Valdomiro Nascimento

Os Estudantes

Publicada em 07/01/24 às 12:56h - 761 visualizações

Valdomiro Nascimento


Compartilhe
Compartilhar a noticia Os Estudantes  Compartilhar a noticia Os Estudantes  Compartilhar a noticia Os Estudantes

Link da Notícia:

Os Estudantes
 (Foto: imagem ilustrativa)

Nota do Editor:

Recebi, nesse início de ano, um texto do colaborador do site Valdomiro Nascimento, de Abaré (trabalhando em Rodelas), escrito por ele há 20 anos, e já muito aplaudido por muitos quando de sua publicação, na época, e de conteúdo atualíssimo, como se tivesse escrito hoje. Como o conteúdo fala das histórias de vidas de estudantes, quis deixa-lo mais para a frente, tendo em vista que todos estão em férias escolares. Mas, depois, repensei e achei melhor publicar esse texto agora quando, livre da correria do ano escolar, pais e estudantes vão poder ler com calma e refletir nos seus ensinamentos e isso poderá ajudar aos pais e filhos no reinício das aulas. Pensado e feito, aí está o texto Os Estudantes, história de Valdomiro Nascimento. Com esse texto abrimos a coluna HISTÓRIAS & LEMBRANÇAS, onde estarão os textos enviados por Valdomiro Nascimento a partir de hoje, incluindo as sempre ricas Belezas de Rodelas. (Professor Galdino – Editor do site www.folhasertaneja.com.br)

Os Estudantes

Valdomiro Nascimento

Numa pequena cidade do interior nasceram quatro crianças, quase que no mesmo ano. E elas ficaram amigas desde pequenas. Maria e Eugênia brincavam de bonecas. Joaquim e Pedro jogavam bola, empinavam pipas, tomavam banhos no rio. Estudavam na mesma Escola. Aprendiam, aos pouquinhos, as primeiras letras, as primeiras palavras, as primeiras histórias do mundo.

E os quatro amigos foram crescendo, cheios de sonhos, com muita vontade de vencer, de ser alguém na vida. Maria queria ser médica, Eugênia pretendia ser uma boa advogada. E os meninos? Bem, eram pensamentos muito altos. Joaquim queria entrar para o Exército e ser um grande defensor do País e Pedro gostaria de ser um respeitado jornalista.

Quando terminaram o Curso Médio, que era o máximo da pequena cidade, cada um seguiu seu caminho. Foram estudar em lugares diferentes, talvez por conveniência ou quem sabe pelo destino.

E assim se passaram seis anos. E os amigos nunca se encontraram. Sempre acontecia algum imprevisto.

E os quatro amigos será que realizaram os seus sonhos?

Finalmente, o tão esperado reencontro. Já não eram mais adolescentes, estavam adultos.

Uma conhecida Médica, chamada Maria, chegou na cidade, recebida com muita festa. A Dra. Eugênia, famosa Advogada da Capital, também fez sucesso ao chegar. Registrando tudo estava lá o Jornalista Pedro, que havia chegada antes e fundado o primeiro Jornal de sua Cidade.

Faltou Joaquim, o que aconteceu com ele? Quando os três amigos se reuniram e souberam do acontecido, ficaram muito tristes e choraram bastante.

O amigo Joaquim não teve a mesma força de vontade dos outros, não soube entender a verdadeira missão de um estudante. Começou a faltar aulas, deixou de estudar, muitas vezes nos dias de provas. Conheceu uma galera pesada, se envolveu com drogas e bebidas e até roubou algumas vezes. Foi preso e continua pagando pelos erros que cometeu.

Nossa estória não termina aqui, ela apenas está começando. Com isto queremos mostrar para você, estudante, a importância da sua caminhada. Aprenda, ensine, multiplique e conte, não somente a sua história, mas as histórias de muitas vidas. Incentive seus amigos, não fique parado na estrada da vida

SEJA FELIZ!

Autor: Valdomiro Nascimento

Abaré, Bahia, 12.08.2004




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

17 comentários


Hataulgo Canario

14/01/2024 - 18:18:56

Parabéns Valdomiro Bernardes, mais um excelente trabalho.


Nara Maria Pereira Carvalho

09/01/2024 - 20:28:34

Parabéns em duplicidade, Valdomiro Nascimento; em primeiro lugar pelo brilhante texto e sensivelmente creditado e publicado pelo Professor Galdino, em seu grandioso jornal.Em segundo lugar tbm lhe parabenizo pela aceitação desse novo desafio na sua vida literária, promovendo seu profissionalismo, sempre voltado para seus magníficos escritos q só nos enriquecem, permitindo reflexões detalhadas.


Angelimar Trindade

09/01/2024 - 05:35:51

A vida é feita de escolhas.


Terezinha

08/01/2024 - 06:35:57

Excelente texto. Que sirva de reflexão para muitos adolescentes.


Rosa

07/01/2024 - 22:19:15

Ótimo texto e bem atual. Parabéns!


Jose Antônio Melo

07/01/2024 - 18:57:35

Esse texto do Valdomiro, tem muito a ver com o que tenho falado muito ultimamente. A nossa vida segue de acordo com a nossa consciência, quando a mantemos desperta, analisamos nosso contexto, desenvolvemos um foco, respeitamos a vida dando a ela dignidade, mas quando esse despertar não acontece, ficamos entregues a própria sorte e sob os reflexos negativos dos desatinos que cometemos. É isso aí Valdomiro, é a lei de causa e efeito operando em nosso dia a dia.tvwntg


Carlos Augusto

07/01/2024 - 18:35:23

Que felicidade,muito bom vivenciar a vida como ela é. Sonhos, conquistas, perdas enfim, estamos de passagem. Valdomiro você é um ilukinado, você toca no fundo do coração, fico feliz por trazer para nós experiências de vida. Sucesso Valdomiro, forte abraço, juntos somos mais fortes.Vamos que vamos!!


Joseane

07/01/2024 - 17:58:07

Parabéns, Val! Suas estórias são excelentes e motivadoras!


Valmor Castro

07/01/2024 - 17:52:21

Duas décadas de escrita e a história produzida pelo sempre brilhante Valdomiro Nascimento retrata as consequências das escolhas e como a educação e a firmeza de propósitos pode promover um futuro de sucesso na vida das pessoas. Um texto rico para ser utilizado como reflexão na prática escolar.


Maria Margarida da Conceição Neta

07/01/2024 - 16:55:09

Parabéns pelo trabalho amigo valdomiro, que nesse período das aulas os pais possam planejar para as crianças atividades lúdicas para incentivar a aprendizagem, para os adolescentes também buscar formas que possam chegar nos seus objetivos.


Junior

07/01/2024 - 16:29:08

Sempre excelente e contemporâneo o multifacetado artista e escritor Valdomiro Nascimento.


Maria Áurea

07/01/2024 - 15:17:20

Texto excelente e bem atual. Esse é a realidade brasileira quando a educação não é valorizada pelo estudante e quiça pela família.Sou professora da rede pública, e muito convivo com essa problemática


Rangel Amaral

07/01/2024 - 15:11:31

Uma linda história!Muita luz nessa vida!t


Veronice

07/01/2024 - 14:49:13

É assim que muitas histórias começam. Lindo texto.


Darti Roullet

07/01/2024 - 14:37:40

Excelente! Nos mostra como o estudo pode nos salvar das mazelas da vida, fácil não é, mas pode sim mudar vidas.nf32A1


Professor Galdino

07/01/2024 - 14:22:02

Valdomiro Nascimento, sertanejo de Abaré, com muitos anos de atuação em Paulo Afonso, Salvador, em grandes empresas e muito presente como coordenador de eventos na área da passarela, descobrindo talentos e também na área cultural, em Rodelas, tem trazido para este site, com alguma regularidade, histórias, estórias, narrativas sobre pessoas e instituições destes sertões nordestinos com grande aceitação e lidas e compartilhadas por centenas, até alguns milhares de leitores. Ele tem escrito sobre as Belezas de Rodelas, de Abaré, da região, contando histórias de artistas plásticos, doceiras, professoras e outros personagens que marcaram presença mesmo na sua total simplicidade. Merecidamente, decidimos criar para Valdomiro Nascimento, uma coluna permanente neste site a que chamamos de HISTÓRIAS & LEMBRANÇAS, que começa com esta história/estória Os Estudantes. Que venham outras histórias e lembranças desse nosso lindo sertão nordestino. Antônio Galdino da Silva - Editor do site www.folhasertaneja.com.br


Valdomiro Bernardo do Nascimento

07/01/2024 - 13:52:30

Nossos Agradecimentos ao Professor Antonio Galdino por publicar esta História/Estória, tão importante para uma ótima leitura e reflexão. Seus caminhos são iluminados, meu Amigo! Gratidão sempre!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!