noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Especiais/Rio São Francisco

Caravana Nordeste Potência chega em Petrolina para defender bacia do rio São Francisco

Publicada em 08/09/22 às 14:04h - 1330 visualizações

Marcela Balbino - Jornalista


Compartilhe
Compartilhar a noticia Caravana Nordeste Potência chega em Petrolina para defender bacia do rio São Francisco   Compartilhar a noticia Caravana Nordeste Potência chega em Petrolina para defender bacia do rio São Francisco   Compartilhar a noticia Caravana Nordeste Potência chega em Petrolina para defender bacia do rio São Francisco

Link da Notícia:

Caravana Nordeste Potência chega em Petrolina para defender bacia do rio São Francisco
 (Foto: Jornal Folha Sertaneja Online)

Expedição partiu de Penedo (AL) com destino a Petrolina e, ao longo de nove dias, as influenciadoras vão margear o rio para conhecer a realidade local, entender problemas e debater soluções para o desenvolvimento econômico sustentável da região, a fim de chamar a atenção de candidatos a governador.

Petrolina, 05 de setembro de 2022 - Para conhecer de perto as vivências, os anseios e debater com a população caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável da região Nordeste neste ano eleitoral, o Plano Nordeste Potência organizou uma caravana para defender a revitalização do rio São Francisco. A expedição vai margear o Velho Chico até 8 de setembro e terá como embaixadoras as influenciadoras digitais Luiza Allan (@naocomosoalface) e Megh Melry (@megh_melry), que somam mais de 1,7 milhão de seguidores nas redes sociais.

Durante a Caravana Nordeste Potência, as duas vão conversar com pessoas que vivem e sentem no dia a dia os problemas da região. Segundo análise do MapBiomas, metade da superfície natural do rio sumiu em apenas 30 anos, e esse é apenas um dos desafios que precisam ser superados. 

“Os candidatos e as candidatas aos governos estaduais precisam olhar com muita atenção para as necessidades do rio São Francisco e de quem depende dele, e vocalizar seus planos para os eleitores”, diz a coordenadora do Plano Nordeste Potência, Cristina Amorim. “Revitalizar a bacia hidrográfica é bom para a economia e para a geração de renda, e ainda aumenta a resiliência das comunidades rurais, das cidades e da infraestrutura às mudanças climáticas. Por isso, recuperar é urgente, assim como fazer uma gestão integrada que leve em consideração seus limites e seus vários usos", explica Cristina.

O rio São Francisco tem sido palco da exploração de suas águas para fins diversos há séculos. Hoje acumula oito hidrelétricas e um extenso passivo ambiental: há pelo menos 3,3 milhões de hectares a ser recuperado com vegetação nativa na bacia hidrográfica. 

Vozes locais

A caravana está passando por três estados atravessados pelo rio São Francisco. O grupo partiu de Penedo, em Alagoas, e vai navegar pelo Velho Chico até Sobradinho, na Bahia. No roteiro, estão previstas passagens pelos Cânions do Xingó, em Piranhas (AL), uma visita a Tacaratu (PE) para gravar o Museu Solar e uma parada em Petrolina (PE) para conhecer o Projeto Escola Verde, entre outras atividades.

No percurso rio adentro, a caravana vai captar histórias, vivências e se aprofundar nas realidades locais. A ideia é espalhar a mensagem do Plano Nordeste Potência e estimular que um modelo de energia renovável justo e inclusivo seja pauta da discussão política. 

Com 24 páginas, o plano é resultado de uma coalizão de quatro organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima (CBC), Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e Instituto ClimaInfo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Ele foi lançado em julho e, na ocasião, entregue ao presidente do Consórcio Nordeste, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Segundo o Plano Nordeste Potência, dois milhões de empregos podem ser criados com o avanço da geração de energia solar e eólica na região. O plantio para a recomposição vegetal é ainda outra fonte potencial de geração de empregos adicionais. 
Acesse o Plano Nordeste Potência: bit.ly/PlanoNordestePotência

Percurso da Caravana 

30/08 – Percurso de barco em Penedo para captação de imagens com a influenciadora Luiza Allan. Entrevista pescador(a) e Professor Emerson Luiz, da UFAL

31/08 – Casa do Velho Chico - Antônio Jackson e Jacira Lima

01/09 – Grupo Indígena Tingui-Botó, em Feira Grande (AL).

02/09 – Cânions do Xingó e Piranhas (AL)

03/09 – Visita à primeira hidrelétrica de Paulo Afonso (BA)

04/09 – Visita ao Museu Solar, em Tacaratu (PE)
04/09 – Visita à primeira cooperativa de créditos de carbono, em Delmiro Gouveia (AL)
05/09 - Chegada em Petrolina

06/09 – Visita ao Armazém da Caatinga, Juazeiro (BA)
06/09 – Projeto Escola Verde, Petrolina (PE)

07/09 – Barragem de Sobradinho (BA)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Aníbal Alves Nunes

08/09/2022 - 14:42:49

Tomara que não fique somente no papel nem vire lero-lero como outros que por aqui passaram. Os governantes só pensam em dinheiro. Ainda não resolveram a poluição do Tietê nem o caso de Brumadinho, imagine o nosso "Velho Chico" que fica no Nordeste. Acorda, gente! Oxe... Isso é balela. Conversa pra bode dormir.


Marcos Antônio Lima

08/09/2022 - 14:29:37

Aos defensores dos velho Chico, assim feito eu, desejo os mais efusivos votos de êxito nessa árdua empreitada.


MANUEL B REIS

08/09/2022 - 14:23:38

Sugiro o grupo buscarem propostas de melhorias e compromissos com os pretensos governadores desses Estados, Bahia, Alagoas e Pernambuco, onde acontecerá as visitações.Manuel ReisPresidente da Associação dos ex alunos do colégio Paulo Afonso, COLEPA.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!