noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Especiais/Rio São Francisco

No ARRAIAL DA APOSCHESF em Paulo Afonso, Prefeito e vereadores são homenageados.

Por eles, o prédio da Aposchesf Paulo Afonso foi considerado Patrimônio Histórico Municipal

Publicada em 12/06/19 às 22:48h - 1816 visualizações

Antônio Galdino - Ascom/Aposchesf-PA


Compartilhe
Compartilhar a noticia No ARRAIAL DA APOSCHESF em Paulo Afonso, Prefeito e vereadores são homenageados.  Compartilhar a noticia No ARRAIAL DA APOSCHESF em Paulo Afonso, Prefeito e vereadores são homenageados.  Compartilhar a noticia No ARRAIAL DA APOSCHESF em Paulo Afonso, Prefeito e vereadores são homenageados.

Link da Notícia:

No ARRAIAL DA APOSCHESF em Paulo Afonso, Prefeito e vereadores são homenageados.
Vereador Marcondes Francisco, Prefeito Luiz de Deus, Presidente da CMPA, Vereador Pedro Macário e Antônio Mendonça, Diretor Social da Aposcshesf  (Foto: Francisco Imagens)

Na segunda-feira, dia 10 de Junho, aconteceu o tradicional Arraial dos Aposentados da Chesf e da Fachesf, realizado todo mês de Junho no Clube Paulo Afonso, como a festa de confraternização junina dos aposentados e suas famílias.

Este ano, o encontro de centenas de aposentados foi também a oportunidade da diretoria e associados da Aposchesf agradecerem publicamente ao Prefeito Luiz Barbosa de Deus e aos vereadores Pedro Macário Neto, Presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso e Marcondes Francisco dos Santos pela iniciativa de buscarem a preservação do patrimônio onde todos se reúnem diariamente há mais de 30 anos.

A sede onde funciona a Aposchesf de Paulo Afonso ocupa parte de um dos muitos pavilhões que a Chesf construiu no início das suas obras, em 1948 para ali funcionarem seus escritórios e depósitos de materiais.

A Associação dos Aposentados da Chesf e da Fachesf se instalou nesse prédio, de propriedade da Chesf, em 18 de setembro de 1985. Posteriormente, a Prefeitura construiu nas imediações desse prédio a Praça das Mangueiras e uma extensão dela, ao lado do prédio da Aposchesf foi adaptada com mesinhas para jogos e passou a ser a Praça dos Aposentados da Chesf.

A festa da inauguração da sede da Aposchesf foi prestigiada pela presença do presidente da Chesf na época, José Carlos Aleluia e do Diretor de Suprimento, Luiz Fernando Motta Nascimento, além de diretores da Aposchesf do Recife. Na ocasião houve a celebração de uma missa pelo então padre Mário Zanneta que, três anos depois, viria a ser consagrado como o terceiro bispo da Diocese de Paulo Afonso.

Recentemente, um diretor da Chesf solicitou a devolução desse prédio para a empresa com o objetivo de vende-lo, como a Chesf tem feito com outros prédios e terrenos do antigo Acampamento de Paulo Afonso.

Em razão disso e, atendendo a pedido dos aposentados que estavam na iminência de perderem o seu espaço de lazer e de encontro para palestras e confraternização daqueles que trabalharam por mais de 30 anos na hidrelétrica do São Francisco, o vereador Marcondes Francisco apresentou um Projeto de Lei Nº 20/2019 tornando esse prédio como Patrimônio Histórico Municipal.

O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pelos 15 vereadores de Paulo Afonso e no dia 23 de Abril foi sancionado pelo Prefeito Luiz de Deus como Lei Municipal Nº1.405/2019.

Para concluir o processo, a Prefeitura está encaminhando documento à presidência da Chesf solicitando a transferência desse imóvel para a Prefeitura quando será repassado definitivamente para a Associação dos Aposentados da Chesf e da Fachesf, a Aposchesf.

No Arraíá dos Aposentados da Chesf e da Fachesf, a diretoria desta Associação e os aposentados homenagearam o Prefeito Luiz de Deus, o Presidente da Câmara, Vereador Pedro Macário Neto e o Vereador Marcondes Francisco com uma placa Moção de Gratidão, assinada pelo Diretor Regional da Aposchesf em Paulo Afonso, Leônidas Marinho dos Santos, “pelo reconhecimento da sede desta Associação em Paulo Afonso, como Patrimônio Histórico Municipal, sendo esse Projeto de Lei aprovado pela unanimidade dos vereadores deste município na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paulo Afonso do dia 08/04/2019, e sancionado como Lei Municipal Nº 1.405/2019, pelo Prefeito Luiz Barbosa de Deus, contribuindo assim, de forma significativa para o bem estar dos aposentados e empregados da Chesf  e da Fachesf que podem continuar com suas atividades sociais de forma tranquila e saudável”.

Estavam presentes, além dos homenageados, Antônio Mendonça, Diretor Social da Aposchesf, representando a Diretoria Executiva que é presidida por Manoel Morais, Raimundo Jorge, que é Diretor de Benefícios da Fachesf e suplente do Conselho Deliberativo da Aposchesf, Leônidas Marinho dos Santos, Diretor Regional da Aposchesf em Paulo Afonso, Antão Siqueira, membro efetivo do Conselho Deliberativo da Aposchesf e os assessores da diretoria regional de Paulo Afonso, Antônio Bartolomeu (Professor Bastos), assessor administrativo e financeiro, José Fernandes Neto, assessor jurídico e Antônio Galdino da Silva, assessor de comunicação.

Em seus discursos, os homenageados lembraram dos seus tempos de chesfianos ativos ou de filhos de chesfianos, como é o caso do Vereador Marcondes Francisco.

“Foi com muito orgulho e alegria que tive a felicidade de propor aos nossos pares na Câmara o tombamento desse prédio e o fiz também em homenagem a cada um dos pioneiros chesfianos, entre eles meu pai, José Francisco, que trabalhou por mais de 35 anos no Restaurante da Chesf, que infelizmente derrubaram e hoje, aos 87 anos, com Alzheimer, nem tem mais condições de estar aqui, como os senhores e as senhoras, alguns até seus colegas de trabalho, nessa confraternização. Recebo essa homenagem com grande emoção e alegria. É, para mim, uma grande honra receber essa homenagem. Muito obrigado, de coração, a cada um”, concluiu o Vereador Marcondes Francisco.

Pedro Macário Neto, lembrou dos também mais de 30 anos em que trabalhou na Chesf e “das muitas atividades realizadas na Chesf e no município com os conhecimentos que adquiri em mais de 30 anos de serviços na Chesf. Além dos muitos anos trabalhados na Gerência de Operação, tive a oportunidade de conviver com muitos aposentados quando exerci o cargo de presidente do CPA e da Liga Desportiva de Paulo Afonso. O meu reconhecimento ao trabalho destes criadores da Chesf é imenso e ao receber da Aposchesf e de seus associados esse retorno do reconhecimento pelo que fiz com os demais colegas vereadores é realmente muito gratificante para mim e para todos os vereadores. O que fizemos foi apenas um ato de justiça. Muito obrigado a cada um e um grande e fraternal abraço”, disse Pedro Macário.

O Prefeito Luiz de Deus, lembrou Leônidas, é dos pioneiros associados da Aposchesf tendo sido recebido ali, como sócio, há mais de 30 anos. Luiz de Deus lembrou de seu tempo de médico no Hospital da Chesf durante dezenas de anos, dos quais, mais de 10 anos como diretor deste Hospital.

“Ainda lembro como hoje das muitas noites de intenso trabalho assegurando a manutenção da vida de colegas chesfianos e de seus familiares. Tive, como médico cirurgião a oportunidade de auxiliar no parto de muitas mães, funcionárias e dependentes de funcionários da Chesf. Vi nascer muitos dos filhos de vocês. E podem ter certeza que eu nunca senti uma emoção tão forte como quando sancionei esta Lei que transforma a sede da Aposchesf em Patrimônio Histórico do nosso município e iremos continuar buscando junto à Chesf a total liberação desse imóvel para que ele passe, em definitivo para a Prefeitura e assim que isso acontecer nós o transferiremos para a Aposchesf para que esse local continue a ser o ponto de encontro de todos os aposentados e chesfianos da ativa. Podem contar comigo”, falou o prefeito Luiz de Deus, muito aplaudido pelas centenas de pessoas presentes.

Também falaram o Diretor de Benefícios da Fachesf e suplente do CD da Aposchesf, Raimundo Jorge, o Diretor Social da Aposchesf, Antônio Mendonça, o Assessor da Aposchesf Paulo Afonso, Antônio Bartolomeu e o diretor Regional da Aposchesf Paulo Afonso, Leônidas Marinho dos Santos.

Após as homenagens houve o sorteio do balaio junino. O ganhador foi João Varjão, Matrícula 071471.

Houve ainda apresentação de animada quadrilha junina formada por grupo de pessoas da Ginástica da Aposchesf e a festa junina continuou muito animada com a banda Luanderson e Banda colocando todo mundo para dançar.

A organização do evento coube a Antônio Bartolomeu, o Professor Bastos e a incansável secretaria da Aposchesf, Marleide Nunes, com o apoio do diretor Leônidas, seus assessores e grande equipe, que agradecem também o apoio e a ornamentação organizada pelo Clube Paulo Afonso, através de sua diretoria presidida por Francisco Araújo Filho.

Ficou a saudade e a expectativa de muitos para o Arraiá da Aposchesf em 2.020.

(Antônio Galdino - Ascom/Aposchesf-PA. Fotos de Antônio Francisco)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

5 comentários


Valter Ferreira Belém

13/06/2019 - 18:34:24

Tudo como manda o figurino, todos estão de parabéns.


Adroaldo Luiz Gonzaga

13/06/2019 - 13:51:18

Fico feliz em ver os aposentados comemorando todo tipo de festas em Paulo Afonso, e ficaria mas se os diretores inclusive Raimundo Jorge fizesse em Salvador porque aqui também tem aposento e ativo.


Leônidas Marinho

13/06/2019 - 13:48:04

Galdino,Parabéns, excelente matéria e que Deus possa abençoá-lo sempre.A nossa regional se sente honrada em ter você como Assessor de Comunicação. Um fraternal abraço.


Antão Neto

13/06/2019 - 13:22:36

Parabéns a Regional da Aposchesf em PA e todos os sócios da Aposchesf, que abrilhantaram com muita alegria essa festa junina com o som de Luan e sua banda.


Japiassu

13/06/2019 - 12:47:30

Agradeço o comparecimento dos sócios, que com carinho e animação prestigiou nossa festinha do São João 2019'... Parabéns a toda a diretoria.Carlos A.Japiassu, Assessor da Diretoria executiva.no. Âmbito Jurídico ,aos processos com Dr.Joao Leandro.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!