Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Especiais

Tributo a ABEL BARBOSA, o inventor de Paulo Afonso

26 de Abril - um ano sem Abel

Publicada em 28/04/19 às 21:19h - 1380 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a notícia Tributo a ABEL BARBOSA, o inventor de Paulo Afonso  Compartilhar a notícia Tributo a ABEL BARBOSA, o inventor de Paulo Afonso  Compartilhar a notícia Tributo a ABEL BARBOSA, o inventor de Paulo Afonso

Link da Notícia:

Tributo a ABEL BARBOSA, o inventor de Paulo Afonso
 (Foto: Antônio Galdino e Arq. Folha Sertaneja)

Tributo a ABEL BARBOSA, o inventor de Paulo Afonso

Dia 26 de Abril de 2019 fez exatamente um ano que o Chefe Abel nos deixou. Estava quase completando 90 anos, o que aconteceria no dia 3 de junho.

Ele chegou a Paulo Afonso em 3 de Setembro de 1950. Viveu nestas terras baianas por quase 70 anos e trabalhou muito em benefício deste município, que nasceu por causa de sua luta intensa.

E começou esse trabalho ainda muito cedo. Ele tinha apenas 24 anos quando foi eleito vereador do Distrito de Paulo Afonso na Câmara Municipal de Glória. Ali, foram muitos anos de muita luta para a emancipação política da Vila Poty. A sua Indicação para essa emancipação foi aprovada, na agitada Sessão da Câmara de Glória no dia 11 de Outubro de 1956, depois de muita e habilidosa negociação até com vereadores que faziam oposição a essa ideia.

A luta agora continuou em outro front: a Assembleia Legislativa da Bahia. Ali, a sua Indicação foi transformada em Projeto de Lei, de autoria do Deputado Clemens Sampaio, seu correligionário do PTB. Mas a documentação sumiu, estranhamente, da Assembleia, gerando nova e intensa correria para se conseguir cópias desses documentos. Abel conseguiu. E em 28 de Julho de 1958, o Governador Antônio Balbino de Carvalho sancionou a Lei Estadual 1.012 criando o Município de Paulo Afonso, desmembrando o seu território do Município de Glória.

Só esse grande feito já era suficiente para que o nome de Abel Barbosa fosse festejado intensamente neste município de pessoas esquecidas e ingratas.

Mas ele também foi vereador por cerca de 20 anos e foi prefeito de Paulo Afonso por duas vezes, totalizando quase 8 anos.

E foi também o criador do Grupo de Escoteiros Rui Barbosa, do Centro Educacional Rui Barbosa e travou uma grande luta para a criação e construção do Colégio Quitéria Maria de Jesus, o primeiro do Estado a Bahia no Bairro Tancredo Neves, o seu sempre Mulungu.

Deu vida à antiga pista de aviação da Chesf transformando-a na Avenida Apolônio Sales, fez pelo turismo em Paulo Afonso o que nenhuma gestão fez até agora, tendo, para isso, liberado áreas nobres para a construção de hotéis como o Palace e o Belvedere, criou o Centro de Informações Turísticas e a Feira de Cultura e Artesanato na Avenida Getúlio Vargas, que outras gestões destruíram.

Liberou toda a área ao lado do muro da Chesf para a criação de uma rua comercial e o Calçadão da Avenida Getúlio Vargas, acabando, de certa forma com o muro.

Viveu os últimos anos de sua vida frustrado com as atitudes mesquinhas de alguns políticos e com a falta de reconhecimento e respeito à sua história.

Parece que só alguns membros da ALPA, de que ele foi fundador e homenageado, lembram de suas ações e reconhecem a sua importância como o maior político que passou pela história de Paulo Afonso. E parece que só a ALPA, internamente, se lembrou que no dia 26 de Abril de 2018, com 89 anos.

Quando de sua morte, a Diretoria da ALPA esteve com o prefeito municipal e lhe fez o pedido que se construísse o Memorial Abel Barbosa. Ali funcionaria a Academia de Letras de Paulo Afonso, a Biblioteca Abel Barbosa e seria espaço para pesquisa e palestras. Nunca houve resposta. A ALPA está conversando com alguns vereadores e com deputado federal buscando a realização justa dessa homenagem póstuma ao inventor de Paulo Afonso.

Vários membros da ALPA e poetas da cidade escreveram sobre Abel Barbosa. Há um livro em construção, ainda esperando apoios, que deverá ser lançado em Junho de 2019.

O que alguns disseram sobre Abel Barbosa (Do livro ABEL BARBOSA, o inventor de Paulo Afonso, de Antônio Galdino)

“Contar a história do cidadão pernambucano de nascimento e pauloafonsino de coração, Abel Barbosa e Silva, o inventor de Paulo Afonso é a um só tempo uma grande honra e um imenso desafio” (Antônio Galdino)

“De astúcia vulpina, o personagem, ainda sem nome, foi se chegando como professor. Carismático e habilidoso, moldou o espaço para o escotismo de Baden Pawell, o que lhe rendeu o nome de Chefe Abel. Estava gerado o líder político Abel Barbosa e Silva, anos depois prefeito emérito da cidade que emancipara.” (Sebastião Leandro de Morais) 

“Dia 31 de julho de 1965, aos 12 anos, eu me formei em datilografia, no Centro Educativo RuyBarbosa, do Chefe Abel Barbosa e Silva. Eu tenho essas lembranças, este carinho, esta recordação, este sentimento, estas lágrimas. E minhas lágrimas não são amargas, são doces. Elas vêm do coração.” (Edson Mendes)

“Agora é História mesmo. Abel Barbosa morreu no dia 26 de Abril. Se herói existe, foi o nosso herói. As coisas, nos primórdios de Paulo Afonso, poderiam ter se encaixado de outra maneira. Mas o mérito foi indiscutivelmente de Abel Barbosa e Silva”. (Francisco Nery Júnior) 

“Abel Barbosa era um ser humano rico, não de tesouros terrenos; era rico em sua essência de luta, por sua longeva carreira entre confrontos e conflitos traçados em defesa dos menos favorecidos. Sempre foi para o povo a voz mais estridente, aquela voz que nada consegue calar e nunca calaram, não conseguiram jamais”. (João de Sousa Lima)

Chefe Abel guerreiro nato / Da historia do sertão

Preparou uma juventude / De escoteiros para a ação

Respeito, trabalho e honra/ Em defesa da nação. (Socorro Mendonça)

 

Abancou-se na Bahia. Veio de Pernambuco. Virou história.

Boato? Não! O registro é forte. Exala paixão. Pura energia.

Envolveu-se com o município de Santo Antônio da Glória.

Lutou por espaço. Mudou a Bahia, a sua história e a sua geografia. (Fernando Mota)

 

O poeta assim falou; / E aqui me manifesto.

Abel mora em casa simples,/ Reside em bairro modesto.

E um ex-prefeito pobre/ É prova que foi honesto. (Eduardo Viana)


Seu nome ficou na História / Quando Abel Barbosa partiu

Todo pauloafonsino sentiu / Que ele merece a glória

Abel Barbosa é o Homem / De muita fibra e de raça

Guardo seu nome na memoria / Em cada dia que passa. (Antônio Romão - Poeta de Cristo)


De fato, foi muito triste / Ver o Chefe Abel partir

A saudade é muito grande / Mas temos que resistir

E vamos relembrar sempre / O que ele fez por aqui

 

Segue com Deus, mestre Abel, / Cumpriste tua missão

A vida é uma passagem / Passaste sem omissão

Paulo Afonso te agradece / De todo coração. (Murilo Brito)

VEJA TAMBÉM vídeos sobre Abel Barbosa neste site, em MEMÓRIA VIVA.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Pauloafonsino

01/05/2019 - 11:19:08

Parabéns pelas fotos muito bem selecionadas, senhor redator. São efetivamente tocantes. Abel mereceu essas flores. São esses exemplos que temos que passar para os nossos jovens. As bobagens ficam para os canais abertos de televisão e para os sites de "chat".


F. Nery Jr.

30/04/2019 - 10:52:49

Feliz Prof. Galdino, presidente da ALPA (Academia de Letras de Paulo Afonso), quando nomeou Abel Barbosa inventor de Paulo Afonso. Lamento ter estado viajando quando essa visita ao Chefe Abel foi realizada. Se temos um herói, esse é Abel Barbosa e Silva, notando que sua luta foi contra as circunstâncias do [seu] momento; nunca contra a Chesf que vemos todos como parceira importante.


João Cezar Lopes Mascarenhas

29/04/2019 - 09:43:06

Parabéns, Galdino pela homenagem justíssima que fazes ao cidadão Abel Barbosa.A sua história é linda e emocionante! Nós do bairro Tancredo,querido Mulungu somos gratos eternamente pêlo empenho na criação do Colégio Quitéria.O amor de Abel por Paulo Afonso era imensurável.Saudades do nosso"Chefe Abel".


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!