Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

ELEIÇÕES 2022 - BAHIA

Começam a ser definidos pelas convenções partidárias os candidatos de Paulo Afonso nas eleições de 2 de outubro

Publicada em 01/08/22 às 22:42h - 628 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Começam a ser definidos pelas convenções partidárias os candidatos de Paulo Afonso nas eleições de 2 de outubro  Compartilhar a noticia Começam a ser definidos pelas convenções partidárias os candidatos de Paulo Afonso nas eleições de 2 de outubro  Compartilhar a noticia Começam a ser definidos pelas convenções partidárias os candidatos de Paulo Afonso nas eleições de 2 de outubro

Link da Notícia:

Começam a ser definidos pelas convenções partidárias os candidatos de Paulo Afonso nas eleições de 2 de outubro
 (Foto: divulgação dos candidatos ou das redes sociais)

Nos últimos dias de julho e até 5 de agosto realizam-se as convenções dos partidos e a confirmação oficial dos nomes dos pré-candidatos que seguirão como candidatos em busca de uma vaga nos vários cargos em disputa.

Em Paulo Afonso muitos pré-candidatos se apresentaram nos últimos meses buscando uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Em princípio, eram cinco os nomes para Deputado Estadual mas agora, a esses, soma-se mais um nome o do deputado que apoia a candidata a Deputada Federal pelo Solidaridade, a vereadora Evinha Oliveira, que apoia o deputado do seu partido, Luciano Araújo.

Evinha Oliveira, cujo nome para Deputada Federal foi dos últimos a aparecer no cenário político de Paulo Afonso teve o seu nome confirmado na convenção do Partido Solidariedade realizada ainda no dia 25 de julho em Salvador.

Dos candidatos a Deputado Estadual por Paulo Afonso, a maioria já teve o seu nome homologado pelo partido escolhido e já sai em campanha aberta para as eleições de 2 de outubro.

Foi o caso de Deputado Estadual Paulo Rangel (PT), que concorre ao seu 6º mandato consecutivo. Segundo a assessoria parlamentar do petista, ele, como tem feito em outras eleições, faz dobradinha com vários candidatos a deputados federal, no Estado, “aqui em Paulo Afonso e região: Josias Gomes, Otto Filho, Daniel Almeida, Ricardo Maia...”

Outro que também já está oficialmente no páreo é o vereador de Paulo Afonso, Marconi Daniel. No dia 29 de julho de 2022 foi realizada, em Salvador, a Convenção Estadual do Partido Verde (PV), onde teve sua candidatura a Deputado Estadual oficializada, juntamente como os demais candidatos, dentre eles o Dep. Federal Bacelar que concorre à reeleição e de quem Marconi terá o seu apoio na campanha.

O MDB realizou a sua convenção no sábado, 30 de julho e confirmou o nome de Ana Clara, como candidata a Deputada Estadual nas eleições de 2 de outubro. Alagoana de Penedo e moradora de Paulo Afonso desde os anos de 1980 é esposa do médico Anilton Bastos que foi prefeito de Paulo Afonso em três mandatos. Ana Clara é Assistente Social e foi Secretária de Desenvolvimento Social deste município por 10 anos.

Os outros dois pré-candidatos a Deputado Estadual residentes em Paulo Afonso, Luíza de Deus (PP) e Mário Galinho (PSDB) esperam apenas a realização das convenções dos seus partidos que será na próxima sexta-feira, 5 de agosto, o último dia no calendário da Justiça Eleitoral para esse evento.

Os dois pré-candidatos mantém-se seguros e confiantes na aprovação dos seus nomes. Luíza de Deus, advogada segue com o apoio do Deputado Federal Mário Jr (PP), que também busca a sua reeleição e Mário Galinho (PSDB) conta com a dobradinha do também Deputado Federal Adolfo Viana (PSDB) que está em campanha para reeleição no próximo 2 de outubro.

Como se pode ver os pouco mais de 82 mil eleitores de Paulo Afonso dos quais, historicamente cerca de 20% deixam de comparecer às urnas em todas as eleições do município, o que reduz esses votos válidos para pouco mais de 60 mil votos vão ser muito poucos para tantos candidatos.

Os candidatos a Deputado Estadual moradores ou nascidos, com raízes no município de Paulo Afonso são cinco.

Ana Clara (MDB) – Assistente Social que exerceu o cargo de Secretária de Desenvolvimento Social no município de Paulo Afonso por 10 anos, esposa do médico Anilton Bastos que foi prefeito de Paulo Afonso por 3 mandatos (12 anos).

Paulo Rangel (PT) - Pauloafonsino, já foi Administrador da Chesf em Paulo Afonso e dirigente sindical do Sinergia quando foi eleito Deputado Estadual. Está na ALBA há 20 anos (5 mandatos) e busca o seu 6º mandato consecutivo.

 

Marconi Daniel (PV) – vereador no seu terceiro mandato, confiante por ter sido o vereador mais votado nas eleições de Paulo Afonso, chegando até a mais de 3 mil votos em uma delas e no trabalho de oposição à gestão municipal que tem feito no plenário da Câmara Municipal.

 

Luíza de Deus (PP)– Advogada que, desde ainda estudante participava ativamente dos comícios do grupo político liderado pelo avô, prefeito Luiz de Deus que cumpre o seu terceiro mandato na prefeitura de Paulo Afonso depois de ter sido Deputado Estadual por 4 mandatos consecutivos e Deputado Federal por 2 anos porque era suplente de ACM Neto que assumiu a Prefeitura de Salvador.

Mário Galinho (PSDB) ex-vereador (pelo Solidariedade) que foi contundente opositor da gestão municipal durante o seu mandato e está confiante na fidelidade dos mais de 22 mil eleitores que o levaram ao segundo lugar na eleição para prefeito em 2020.

 

Para se juntar a estes representantes pauloafonsinos chega também o Deputado Estadual Luciano Araújo, presidente do Solidariedade na Bahia e companheiro de caminhada rumo às urnas ao lado de Evinha Oliveira (Solidariedade), candidata pauloafonsina a Deputada Federal.

Há ainda a divisão de votos com outros candidatos apoiados por vereadores da Câmara Municipal de Paulo Afonso como um candidato a deputado estadual da região de Irecê, que está sendo apoiado por três vereadores da base do Prefeito Luiz de Deus e ainda o vice-prefeito como tem sido noticiado pelos sites do município, o que tem causado estranheza nos corredores políticos. E há outros, dos 15 vereadores de Paulo Afonso, que têm seus próprios candidatos.

Há quem assegure, pela experiência de dezenas de anos acompanhando a política local que há dois fatores especiais em jogo nessas eleições de 2022.

“O primeiro fato, diz o analista político, é que de todos os candidatos a deputado estadual que se apresentam como filhos ou moradores de Paulo Afonso, talvez só Paulo Rangel seja eleito, no caso reeleito para o 6º mandato, tendo em vista essa solidez montada por ele nas eleições anteriores e o fato de contar com o apoio de vários deputados federais, tendo assim votos em várias regiões da Bahia. Ou seja, em resumo, Paulo Rangel não depende tanto dos votos de Paulo Afonso que, na verdade, nunca foram muitos para ele. Claro que um voto a mais é sempre mais um voto.”

“O segundo elemento que pesa nessas eleições, diz o observador político, é o fato de que diríamos que todos os candidatos de Paulo Afonso, exceto o já citado Paulo Rangel, estão mesmo com um olho na Assembleia Legislativa e outro nas eleições municipais em Paulo Afonso, em 2024, com o foco na cadeira do prefeito do município”.

Certamente que todos os candidatos – e nisso parece até terem combinado – estarão negando isso e assegurando aos seus eleitores que esta corrida é, sim, pra valer, com o foco na ALBA.

No domingo, dia 2 de outubro de 2022, abertas as urnas em todo o Estado, começaremos a ter as primeiras respostas e, tempos à frente, os seus desdobramentos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!